Avançar para o conteúdo principal

Viana do Castelo recebe uma etapa da 73ª edição da Volta a Portugal em Bicicleta

A 73ª edição da Volta a Portugal em Bicicleta vai realizar-se entre 4 e 15 de Agosto de 2011, com um total de 10 etapas mais o prólogo, em onze dias de competição.
Viana do Castelo, pelo segundo ano consecutivo, vai receber uma etapa da Volta a Portugal. Será a partida da 3ª etapa, a 07 de Agosto, que terá o seu início às 13:30 e chegada a Mondim de Basto às 17:22, numa distância de 151 kms. Esta etapa é considerada umas das mais difíceis e decisivas da Volta, pois o pelotão terá que subir a mítica Sr.ª da Graça.
Serão 14 as Equipas Participantes na 73ª Volta a Portugal:
Tavira – Prio (Portugal); Barbot - Efapel (Portugal); Onda – Boavista (Portugal);LA Alumínios – Antarte (Portugal); Equipa Nacional de Portugal; Lampre – ISD (ltália); Farnese Vini – NERI (ltália); Acqua & Sapone (ltália); Caja Rural (Espanha); Andalucia - Caja Granada (Espanha); Katusha Continental (Rússia); La Pomme de la Marseille (França mas inscrita na Letónia); Chipotle – Garmin Development Team (Estados Unidos América) e Konya Torku - Vivelo (Turquia).

MENSAGENS MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

As tasquinhas e os carros da Rampa

Rampa de Santa Luzia  Viana do Castelo  📸 26 setembro 2026 | @olharvianadocastelo

Um ano de TUViana. O balanço em números

O TUViana é o sistema de transportes urbanos de Viana do Castelo, que entrou em funcionamento no dia 23 de setembro de 2025.  No balanço de um ano de operação, o Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, fez um balanço “extremamente positivo”, considerando que foi “a decisão mais acertada e assertiva que o Município tomou nos últimos anos”. > Tansportou neste período, mais de 750 mil passageiros; > A média diária de passageiros, nos dias úteis, ascende a 3.000 pessoas; > Neste momento, o TUViana conta com 5.600 passes entregues; > Foi o primeiro município, a nível nacional, a ter um serviço público de transportes com uma frota exclusivamente elétrica e sustentável; > Face aos custos em crescendo dos combustíveis, a poupança estimada com o serviço TUViana pode ascender a 700 mil euros ou 1 milhão de euros por ano; > A Linha 7 (Santa Marta via Samonde) é a linha com variação média de passageiros mais elevada, transportando cerca de 450 pessoas ...

Amanhã há música no Coreto

O Coreto do Jardim D. Fernando, segundo espaço verde mais antigo da cidade, datado de 1888, vai receber amanhã sexta-feira, 25 de setembro, mais uma edição da  “À Sexta no Coreto”.  A iniciativa “À Sexta no Coreto” realiza-se na última sexta-feira de cada mês, das 18h00 às 20h00, tendo como palco o coreto do Jardim D. Fernando. Amanhã, o momento musical será assegurado pela banda vianense COISA MANSA. A organização desta atividade está a cargo da União das Freguesias de Viana do Castelo (Santa Maria Maior e Monserrate) e Meadela, em parceria com a Associação Oficina com Pinta. A entrada é livre. 📸 setembro 2026 | @olharvianadocastelo

Viana do Castelo de Outros Tempos

Uma compilação de fotografias de várias zonas da cidade, da década de 60 do século XX. 📸 Espólio Severino Costa | Arquivo Municipal de Viana do Castelo

"VIANA À MESA: 1920-1970". Exposição nos Antigos Paços do Concelho

Uma exposição que nos leva numa viagem pela mesa dos vianenses entre 1920 e 1970. Uma oportunidade para ver como comíamos, onde comíamos, onde nos abastecíamos, em Viana do Castelo durante aquele período, numa iniciativa do Núcleo de Viana do Castelo do Arquivo EPHEMERA. A inauguração da exposição terá lugar no dia 2 de outubro de 2026, às 18h00, nos Antigos Paços do Concelho (Praça da República), e contará com a presença de José Pacheco Pereira. Pode ser visitada de 2 a 31 de outubro. Nos dias 3 e 17 de outubro, às 11 horas, há visitas guiadas. Uma exposição a não perder. A entrada é livre!