Avançar para o conteúdo principal

Vigias de outrora

No sentido de vigiar e defender, na altura, as populações de possíveis ataques vindos por mar, foram construidas ao longo da costa de Viana do Castelo diversas fortificações.
Faziam parte desse conjunto defensivo, a Torre da Roqueta, Castelo de Santiago da Barra, Forte da Vinha (Areosa) e Forte de Paçô (Carreço).

Torre da Roqueta - Construída nos princípios do século XVI

Torre da Roqueta - Construída nos princípios do século XVI

Castelo de Santiago da Barra - Formado por construções de várias épocas (século XVI e século XVIII)

Castelo de Santiago da Barra - Pormenor na Porta de Armas

Forte da Vinha (Castelo Velho) - Construído em 1701

Forte da Vinha (Castelo Velho) - Interior

Forte de Paçô - Construído em 1703

Para saber mais sobre:
Castelo Santiago da Barra e Torre da Roqueta, clique aqui.
Forte da Vinha (Castelo Velho), aqui.
Forte de Paçô, aqui.

MENSAGENS MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Sabe o que vai acontecer de 3 a 13 de julho?

Em contagem decrescente para o MARGINAL - FESTA NO JARDIM . De 3 a 13 de julho! No Jardim Público e no Jardim Marginal de Viana do Castelo. Animação itinerante, arte, atividades infantis, concertos, DJs, espetáculos de rua, teatro, marionetas, dança, circo contemporâneo, gastronomia, instalações artísticas, percursos interpretativos, ‘silent party’, Viana Beer Fest – Festival de cerveja artesanal (3 a 6 de julho, no Anfiteatro da Marina) e Viana STARTS integram a programação. 📸 Arquivo | Olhar Viana do Castelo Toda a programação em 👇  

Conhecido programa completo da Romaria d’Agonia 2025

Já é conhecido o programa completo da Romaria d’Agonia, em Viana do Castelo, que, este ano, vai decorrer, entre 12 e 20 agosto! A maior Romaria de Portugal! Qual o momento que não irá mesmo perder? Toda a programação AQUI .

O crochet está de volta às ruas de Vila Nova de Cerveira

A 6ª edição do “O Crochet sai à Rua… em Cerveira” volta a espalhar pelo centro histórico desta vila minhota a arte do crochet, recriando o património mais emblemático de cada freguesia, algumas tradições e ainda muitos outros apontamentos criativos em crochet. Para ver até ao final de setembro de 2023.

Viana do Castelo em dia de feira semanal

Esta velha e tradicional atividade realiza-se semanalmente, às sextas-feiras, no Campo d’Agonia/Campo do Castelo. Neste grande espaço de venda ao ar livre, encontra-se uma diversidade de produtos, nomeadamente louças, tecidos, roupas, calçado, atoalhados, móveis, vasilhame, ferramentas, cobres entre muitos outros. Horário de funcionamento | Verão das 07h00-20h00 / Inverno das 07h00-18h00. Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25)

A Arte do Crochet na Vila das Artes

O Crochet já saiu à Rua… em Vila Nova de Cerveira. Este ano sob o tema “Explosão de Cores / Yarn Colour”. Pode ser visto entre julho e setembro de 2025. 📸 5 julho 2025 | Olhar Viana do Castelo