Avançar para o conteúdo principal

Vigias de outrora

No sentido de vigiar e defender, na altura, as populações de possíveis ataques vindos por mar, foram construidas ao longo da costa de Viana do Castelo diversas fortificações.
Faziam parte desse conjunto defensivo, a Torre da Roqueta, Castelo de Santiago da Barra, Forte da Vinha (Areosa) e Forte de Paçô (Carreço).

Torre da Roqueta - Construída nos princípios do século XVI

Torre da Roqueta - Construída nos princípios do século XVI

Castelo de Santiago da Barra - Formado por construções de várias épocas (século XVI e século XVIII)

Castelo de Santiago da Barra - Pormenor na Porta de Armas

Forte da Vinha (Castelo Velho) - Construído em 1701

Forte da Vinha (Castelo Velho) - Interior

Forte de Paçô - Construído em 1703

Para saber mais sobre:
Castelo Santiago da Barra e Torre da Roqueta, clique aqui.
Forte da Vinha (Castelo Velho), aqui.
Forte de Paçô, aqui.

MENSAGENS MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Já há horários das iluminações e espetáculos multimédia em Viana do Castelo

As iluminações de Natal e os espetáculos multimédia são ligadas todos os dias a partir de 8 de novembro de 2025 e vão manter-se até dia 12 de janeiro de 2026, nos seguintes horários: ILUMINAÇÃO DE NATAL Domingo a Quinta das 17h00 às 22h00 Sexta e Sábado das 17h00 às 00h00 ESPETÁCULOS MULTIMÉDIA Avenida dos Combatentes da Grande Guerra Domingo a Quinta às 18h00; 19h00; 20H00; 21h00; 22h00 Sexta e Sábado também às 23h00 e 00h00 Árvore de Natal no anfiteatro da Marina  Domingo a Quinta às 18h30; 19h30; 20H30; 21h30 Sexta e Sábado também às 22h30 e 23h30 📸 7 novembro 2025 | @olharvianadocastelo

Viana do Castelo de Outros Tempos

Ainda existia sinaleiro ao fundo da avenida dos Combatentes da Grande Guerra. 

Hoje, 6 de janeiro, é dia de…

A igreja de São Domingos acolher a tradicional “Adoração dos Reis Magos”. O evento tem início às 21h30 e contará, além do presépio ao vivo interpretado pelos grupos de teatro da CIRC e À Margem, com um concerto de Natal pelo Coral Polifónico de Viana do Castelo. No final será oferecido vinho quente com maçã assada, canela e mel. 📸 janeiro 2026 | @olharvianadocastelo

Rosáceas do Templo de Santa Luzia

O Templo do Sagrado Coração de Jesus (mais conhecido por Templo de Santa Luzia) situa-se no alto do Monte de Santa Luzia, em Viana do Castelo, de onde se observa um dos «mais belos panoramas do mundo», assim definido pela National Geographic Magazine. O projecto (1898) do Templo é da autoria do arquitecto Ventura Terra. Foi aberto ao culto em 22 de Agosto de 1926, sendo apenas concluído em 1943. Todo em granito, há que destacar pela beleza dos seus vitrais, três grandes rosáceas que permitem a entrada de luz natural no seu interior. + informação

O Castelo que deu o nome à cidade

Foi a 20 de Janeiro de 1848 que a Vila de Viana do Minho foi elevada a cidade com a denominação de Viana do Castelo. Esta distinção foi concedida pela Rainha D. Maria II. Reza a história que este gesto da Rainha se deveu ao reconhecimento da heróica resistência e lealdade do comandante do Castelo de Santiago da Barra, aquando da guerra civil da Patuleia. (Extrato da carta datada de 20 de Janeiro de 1848, que a Rainha D. Maria II enviou à Câmara de Viana)  “...Hei por bem e me praz, que a Vila de Viana do Minho fique erecta em cidade com a denominação de Cidade de Viana do Castelo, e que nesta qualidade goze de todas as prerrogativas que direitamente lhe pertencem...”