Avançar para o conteúdo principal

“CAFÉ SPORT”, o café mais antigo de Viana do Castelo


Para encontrar o café mais antigo de Viana do Castelo em actividade até hoje, é preciso ir ao “Café Sport”, que já no ano de 1879 era referido (com o nome de Café Restaurante Europa) como sendo o mais antigo.
O Café Sport fica situado na Rua dos Manjovos, no coração de Viana do Castelo. Com mais de 100 anos, para se ter mantido aberto ao longo destes anos todos, é por que certamente tem oferecido à sua clientela, um ambiente acolhedor, um bom atendimento e com certeza boa comida.

Saiba um pouco da história do “Café Sport”, lendo o extracto de texto retirado do livro “Acontecimentos que Viana Sentiu” da autoria de António de Carvalho.

"...Este histórico estabelecimento que no longínquo ano de 1879, já era considerado o café mais antigo de Viana, tinha à frente António Cardielos que o apelidou de Café Restaurante Europa. Foi ali que aquele homem de negócios prosperou e ganhou dinheiro para mandar construir de raiz o Hotel Europa, no gaveto das ruas da Picota e Manuel Espregueira, em funcionamento a partir de 1885, até à segunda década do século, substituído depois pelo edifício do Banco de Portugal, a servir actualmente de Museu do Trajo.
Mais tarde, aquele café pioneiro pertenceu a João Bento Correia de Almeida, até que foi tomado por José Gonçalves de Carvalho e então ficou a ser conhecido pela designação de ”Café do Zé”. Tinha bons bilhares. Era tido como ponto de reunião de democratas e ai pontificaram durante anos, personalidades como Salvato Feijó.
Por 1949, depois de ter passado por várias gerências, ficou na posse do respeitado e empreendedor empresário de panificação Joaquim Alves que, introduzindo-lhe grandes obras de remodelação passou a denominá-lo Café Sport.
Finalmente, em 8 de Abril de 1955, foi adquirido por uma conceituada figura que Viana bem conhece e já muito deve, não só pelo seu dinamismo empresarial, como também por se ter evidenciado, primeiro como desportista, depois como empenhado dirigente associativo e posteriormente, como apaixonado e benemérito promotor dos clubes desportivos mais representativos da cidade - Zé Natário".

MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Vila Praia em Flor arranca amanhã!

A partir de amanhã, quarta-feira (30 de abril) e até ao próximo dia 11 de maio, Vila Praia de Âncora, no concelho de Caminha, vai transformar-se num autêntico jardim, para mais uma edição do Vila Praia em Flor. 📸 29 abril 2025 | Olhar Viana do Castelo

A tradição das “Maias”

Hoje, dia 1 de maio, cumpriu-se uma tradição que ainda se mantém bem viva na cidade de Viana do Castelo, é as varandas dos edifícios da Praça da República aparecerem enfeitadas com as tradicionais “Maias”, ou coroas de flores. A exposição é promovida pela Câmara Municipal e hoje, como em todos os anos, lá estão as “Maias” a embelezar aquela que é considerada a “sala de visitas” de Viana do Castelo. Transcrevo um texto retirado do site da RTAM, que explica o porquê desta tradição das "Maias".  A Maia, chamada, também, "Rainha do Maio", ou "Rosa do Maio", era uma boneca de palha de centeio, em torno da qual havia descantes toda a noite (1.º de Maio); outras vezes, uma menina coroada com flores, que se enfeitava com o vestido branco, jóias, etc., sendo colocada num trono florido, e venerada todo o dia com danças e cantares.  Esta festa, sem dúvida com reminiscências pagãs (celtas-romanas), foi proibida várias vezes (caso de Lisboa onde em 1402, p...

VIANA FLORIDA prestes a começar

Viana do Castelo vai receber mais uma edição da iniciativa VIANA FLORIDA. De 1 a 31 de maio de 2025 diversas iniciativas vão ter lugar na cidade e nas freguesias onde a tradição da flor está enraizada. Feira das Flores e Jardinagem, Festival de Flores, Exposição e Festas Floridas fazem parte da programação. O destaque da iniciativa é de 01 a 04 de maio, com propostas que acontecem no Jardim Público com o tradicional Arco Florido de Vila Mou e a feira de flores e jardinagem, mas também na Praça da República, Praça da Liberdade, Largo Maestro José Pedro e Largo de S. Domingos, onde serão instalados arranjos de média dimensão. Qual o momento que não irá mesmo perder? Toda a programação na imagem abaixo. 📸 Arquivo | Olhar Viana do Castelo

Coroas de maio

Exposição das coroas de maio nas varandas dos edifícios da Praça da República de Viana do Castelo. Tradição das Maias e do ritual de enfeite de varandas de edifícios elaboradas pelas freguesias do concelho.

VIANA | Tradição das Maias voltou a florir a Praça

Na noite de 30 de abril para 1 de maio, na Praça da República, em Viana do Castelo, cumpriu-se com o ritual de se enfeitarem as varandas dos edifícios da “sala de visitas” da cidade, com Maias (coroas com flores e giestas amarelas). Esta tradição, cujas origens se perdem no tempo, de colocar ramos de giestas ou Maias (coroas) nas portas, janelas ou varandas das casas, revela aspetos diferentes nas várias regiões do país. Para uns, esta tradição encontra-se ligada a ritos de fertilidade, do início da Primavera e do novo ano agrícola ou que afasta o mau-olhado e as bruxas de casa. No Alto Minho, a lenda que se conta, e a mais habitual, é a seguinte: Herodes soube que a Sagrada Família na fuga para o Egipto pernoitaria numa certa aldeia. E estava já disposto a mandar matar todas as crianças do sexo masculino. Perante tal morticínio, um outro Judas, informa-o de que tal não valeria a pena. Também, não lhe dizia onde estava o Menino Jesus, mas colocaria um ramo de giesta florida na cas...