Avançar para o conteúdo principal

“CAFÉ SPORT”, o café mais antigo de Viana do Castelo


Para encontrar o café mais antigo de Viana do Castelo em actividade até hoje, é preciso ir ao “Café Sport”, que já no ano de 1879 era referido (com o nome de Café Restaurante Europa) como sendo o mais antigo.
O Café Sport fica situado na Rua dos Manjovos, no coração de Viana do Castelo. Com mais de 100 anos, para se ter mantido aberto ao longo destes anos todos, é por que certamente tem oferecido à sua clientela, um ambiente acolhedor, um bom atendimento e com certeza boa comida.

Saiba um pouco da história do “Café Sport”, lendo o extracto de texto retirado do livro “Acontecimentos que Viana Sentiu” da autoria de António de Carvalho.

"...Este histórico estabelecimento que no longínquo ano de 1879, já era considerado o café mais antigo de Viana, tinha à frente António Cardielos que o apelidou de Café Restaurante Europa. Foi ali que aquele homem de negócios prosperou e ganhou dinheiro para mandar construir de raiz o Hotel Europa, no gaveto das ruas da Picota e Manuel Espregueira, em funcionamento a partir de 1885, até à segunda década do século, substituído depois pelo edifício do Banco de Portugal, a servir actualmente de Museu do Trajo.
Mais tarde, aquele café pioneiro pertenceu a João Bento Correia de Almeida, até que foi tomado por José Gonçalves de Carvalho e então ficou a ser conhecido pela designação de ”Café do Zé”. Tinha bons bilhares. Era tido como ponto de reunião de democratas e ai pontificaram durante anos, personalidades como Salvato Feijó.
Por 1949, depois de ter passado por várias gerências, ficou na posse do respeitado e empreendedor empresário de panificação Joaquim Alves que, introduzindo-lhe grandes obras de remodelação passou a denominá-lo Café Sport.
Finalmente, em 8 de Abril de 1955, foi adquirido por uma conceituada figura que Viana bem conhece e já muito deve, não só pelo seu dinamismo empresarial, como também por se ter evidenciado, primeiro como desportista, depois como empenhado dirigente associativo e posteriormente, como apaixonado e benemérito promotor dos clubes desportivos mais representativos da cidade - Zé Natário".

PUBLICAÇÕES MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Desleixo e falta de civismo no Castelo de Santiago da Barra

A ausência de limpeza nesta guarita do Castelo de Santiago da Barra, deixa uma imagem negativa de Viana do Castelo a quem nos visita. O Castelo de Santiago da Barra foi cedido pelo Estado em 1983 à extinta Região de Turismo do Alto Minho (RTAM), sendo atualmente a sede do organismo que sucedeu à RTAM, a Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte de Portugal (TPNP) que gere a promoção turística de 86 municípios. 📸 outubro 2026 | @olharvianadocastelo

Apaixonados das Harley Davidson convivem em Viana do Castelo

Grupo de “motards” apaixonados pela mítica marca norte-americana de motas Harley Davidson, despertam curiosidade na sua passagem por Viana do Castelo. 📸 24 outubro 2026 | @olharvianadocastelo

Faltam dois meses para o Natal…

Quem resiste à montra desta loja? Alameda 5 de outubro, Viana do Castelo. 📸 outubro 2026 | @olharvianadocastelo

Veleiro HAI entra em estaleiro de Viana do Castelo

Esta sequência de imagens mostram o momento (26.10.2026) em que o veleiro HAI é retirado da água e colocado em seco no cais da MetaloRep - Construção e Reparação Naval (Doca Seca Engº Duarte Pacheco), em Viana do Castelo. Recorde-se, que o HAI, é o veleiro com bandeira alemã, que encalhou no passado dia 11 de outubro, na foz do rio Minho, em Caminha. 📸 26 outubro 2026 | @olharvianadocastelo

Em Viana do Castelo prossegue a montagem das decorações de Natal

Uma das novidades deste ano, a árvore de Natal 3D gigante no Largo de São Domingos, já se encontra instalada. Nesta árvore, haverá espetáculos multimédia com iluminação sincronizada com música. A iluminação de Natal está prevista para o período compreendido entre o dia 7 de novembro de 2026 e o dia 10 de janeiro de 2027. 📸 24 outubro 2026 | @olharvianadocastelo