Avançar para o conteúdo principal

Dia Europeu Sem Carros traz principais marcas de veículos eléctricos a Viana do Castelo

Carros, bicicletas, scooters, segways, quadriciclos, bicicletas, e skates eléctricos das principais marcas estão, entre hoje 22 de Setembro e 25 de Setembro em Viana do Castelo para assinalar o Dia Europeu Sem Carros. Trata-se de uma iniciativa da Câmara Municipal no âmbito da Semana Europeia da Mobilidade e servirá como espaço de apresentação dos principais veículos eléctricos disponíveis em Portugal sob o lema “Mobilidade Alternativa”.
Assim, na Praça 1.º Maio estarão expostos veículos de quatro rodas (automóveis e quadriciclos) eléctricos, enquanto no Largo da Estação, onde existe um ponto de carregamento eléctrico da MOBI-E, estarão automóveis para test drive, nomeadamente um I-Miev (Mitsubishi), um Leaf (Nissan) e um Ion (Peugeot). Na Praça da República, poderão ser vistos e utilizados outro tipo de veículos eléctricos como bicicletas, scooters, scooters de mobilidade, segways e skates eléctricos.
Também a Câmara Municipal se vai associar à iniciativa com uma pequena mostra da sua frota de viaturas eléctricas ao serviço, uma vez que estão ao serviço municipal dois autocarros eléctricos que circulam no centro da cidade desde 2005 e cinco veículos eléctricos.
Esta iniciativa inclui marcas e empresas como a Mitsubishi, Nissan, Peugeot, Soma, Stressoff, Lavarinhas, VianaCycles, Green Target, Ecobalance, Zero Kit, Ecoveículos e Gingabike, que trarão a Viana do Castelo viaturas para test-drives e para exposição, tornando Viana do Castelo uma cidade de veículos eléctricos.
Recorde-se, a propósito, que Viana do Castelo integra o projecto-piloto MOBI-E e possui um Plano Municipal para a Mobilidade Eléctrica, que previa, numa primeira fase, a instalação de dez áreas de carregamento (já disponíveis) e prepara uma segunda fase a implementar até 2015.
As comemorações do Dia Europeu Sem Carros de hoje integram ainda diversas iniciativas como a inauguração do percurso laranja da “Pegada Saudável” na Praça da República, pelas 21h00, com música nos mini-autocarros eléctricos dinamizado pela Escola de Música Amadeus com a participação da tuna feminina Tunice. Decorre ainda um atelier de medição de qualidade de ar/ruído e uma campanha de sensibilização junto dos funcionários da Câmara Municipal de Viana do Castelo “Na cidade sem o meu carro”.

MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Vila Praia em Flor arranca amanhã!

A partir de amanhã, quarta-feira (30 de abril) e até ao próximo dia 11 de maio, Vila Praia de Âncora, no concelho de Caminha, vai transformar-se num autêntico jardim, para mais uma edição do Vila Praia em Flor. 📸 29 abril 2025 | Olhar Viana do Castelo

VIANA FLORIDA prestes a começar

Viana do Castelo vai receber mais uma edição da iniciativa VIANA FLORIDA. De 1 a 31 de maio de 2025 diversas iniciativas vão ter lugar na cidade e nas freguesias onde a tradição da flor está enraizada. Feira das Flores e Jardinagem, Festival de Flores, Exposição e Festas Floridas fazem parte da programação. O destaque da iniciativa é de 01 a 04 de maio, com propostas que acontecem no Jardim Público com o tradicional Arco Florido de Vila Mou e a feira de flores e jardinagem, mas também na Praça da República, Praça da Liberdade, Largo Maestro José Pedro e Largo de S. Domingos, onde serão instalados arranjos de média dimensão. Qual o momento que não irá mesmo perder? Toda a programação na imagem abaixo. 📸 Arquivo | Olhar Viana do Castelo

Conhecido programa completo da Romaria d’Agonia 2025

Já é conhecido o programa completo da Romaria d’Agonia, em Viana do Castelo, que, este ano, vai decorrer, entre 12 e 20 agosto! A maior Romaria de Portugal! Qual o momento que não irá mesmo perder? Toda a programação AQUI .

Feira de Flores e Jardinagem traz cores e aromas ao Jardim Público

Em simultâneo com a Feira de Flores e Jardinagem, há igualmente um Feirão e o Encontro das Festas Floridas. Tudo isto acontece no jardim público marginal de Viana do Castelo no âmbito da iniciativa VIANA FLORIDA. Hoje, sábado, 3 de maio das 9h00 - 22h00, e amanhã, domingo, 4 de maio das 9h00 - 18h00. Conheça a programação completa AQUI . 📸 3 maio 2025 | Olhar Viana do Castelo

Campo de girassóis chama a atenção em Carreço (Viana)

Um extenso campo de girassóis pinta de amarelo a paisagem na Veiga de Carreço (Viana do Castelo), junto à estrada Nacional 13. Para quem passa por ali é difícil ficar indiferente à imensidão de flores que encanta qualquer um. A beleza é tanta que não falta quem pare por alguns minutos para observar os girassóis e aproveite a paisagem como cenário para tirar algumas fotografias.