Avançar para o conteúdo principal

Dia Europeu Sem Carros traz principais marcas de veículos eléctricos a Viana do Castelo

Carros, bicicletas, scooters, segways, quadriciclos, bicicletas, e skates eléctricos das principais marcas estão, entre hoje 22 de Setembro e 25 de Setembro em Viana do Castelo para assinalar o Dia Europeu Sem Carros. Trata-se de uma iniciativa da Câmara Municipal no âmbito da Semana Europeia da Mobilidade e servirá como espaço de apresentação dos principais veículos eléctricos disponíveis em Portugal sob o lema “Mobilidade Alternativa”.
Assim, na Praça 1.º Maio estarão expostos veículos de quatro rodas (automóveis e quadriciclos) eléctricos, enquanto no Largo da Estação, onde existe um ponto de carregamento eléctrico da MOBI-E, estarão automóveis para test drive, nomeadamente um I-Miev (Mitsubishi), um Leaf (Nissan) e um Ion (Peugeot). Na Praça da República, poderão ser vistos e utilizados outro tipo de veículos eléctricos como bicicletas, scooters, scooters de mobilidade, segways e skates eléctricos.
Também a Câmara Municipal se vai associar à iniciativa com uma pequena mostra da sua frota de viaturas eléctricas ao serviço, uma vez que estão ao serviço municipal dois autocarros eléctricos que circulam no centro da cidade desde 2005 e cinco veículos eléctricos.
Esta iniciativa inclui marcas e empresas como a Mitsubishi, Nissan, Peugeot, Soma, Stressoff, Lavarinhas, VianaCycles, Green Target, Ecobalance, Zero Kit, Ecoveículos e Gingabike, que trarão a Viana do Castelo viaturas para test-drives e para exposição, tornando Viana do Castelo uma cidade de veículos eléctricos.
Recorde-se, a propósito, que Viana do Castelo integra o projecto-piloto MOBI-E e possui um Plano Municipal para a Mobilidade Eléctrica, que previa, numa primeira fase, a instalação de dez áreas de carregamento (já disponíveis) e prepara uma segunda fase a implementar até 2015.
As comemorações do Dia Europeu Sem Carros de hoje integram ainda diversas iniciativas como a inauguração do percurso laranja da “Pegada Saudável” na Praça da República, pelas 21h00, com música nos mini-autocarros eléctricos dinamizado pela Escola de Música Amadeus com a participação da tuna feminina Tunice. Decorre ainda um atelier de medição de qualidade de ar/ruído e uma campanha de sensibilização junto dos funcionários da Câmara Municipal de Viana do Castelo “Na cidade sem o meu carro”.

MENSAGENS MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Floreiras? Pilaretes?

Vocês achavam mesmo que me iam impedir de estacionar em cima do passeio? Rua Gago Coutinho  Viana do Castelo  📸 12 março 2026 | @olharvianadocastelo

Já é conhecido o rosto do cartaz da Romaria d'Agonia 2026

Mafalda Brandão, de 21 anos, natural de Areosa, Viana do Castelo, foi a Mordoma escolhida entre as 20 finalistas das 46 participantes no concurso da edição deste ano da Romaria d'Agonia.  Agora que está escolhida a “Mordoma do Cartaz da Romaria d’Agonia 2026”, a VianaFestas convidará três ilustradores a desenvolver propostas para o cartaz oficial, tendo como figura central a jovem selecionada. Entre as propostas apresentadas será escolhida a imagem que irá promover a Romaria de 2026 pelo mundo. A apresentação pública do cartaz oficial da Romaria d’Agonia 2026 está agendada para o dia 30 de maio. A Romaria de Nossa Senhora d’Agonia 2026 realiza-se de 15 a 23 de agosto, em Viana do Castelo.

Há patos no castelo

Imagens de casal de patos no fosso do Castelo de Santiago da Barra, Viana do Castelo. 📸 11 março 2026 | @olharvianadocastelo

Campo de girassóis chama a atenção em Carreço (Viana)

Um extenso campo de girassóis pinta de amarelo a paisagem na Veiga de Carreço (Viana do Castelo), junto à estrada Nacional 13. Para quem passa por ali é difícil ficar indiferente à imensidão de flores que encanta qualquer um. A beleza é tanta que não falta quem pare por alguns minutos para observar os girassóis e aproveite a paisagem como cenário para tirar algumas fotografias.

Viana do Castelo escolhe hoje o rosto da Romaria d’Agonia 2026

O anúncio da Mordoma que ilustrará o cartaz oficial da Romaria de Nossa Senhora d’Agonia 2026 vai ser feito neste sábado, 14 de março, numa cerimónia que vai ter lugar no Teatro Municipal Sá de Miranda, a partir das 21h00. A entrada é livre mediante levantamento de bilhete. Bilheteira aberta 2 horas antes do evento. 📸 arquivo | @olharvianadocastelo