Avançar para o conteúdo principal

Empresa cria ''cemitério virtual'' para aceder pela Internet

Uma empresa de Viana do Castelo lançou esta semana um serviço de Necrologia para participar o falecimento de familiares, anunciar missas de sétimo dia ou escrever mensagens de condolências online através de um "cemitério virtual".
O projecto, explicou à Agência Lusa o promotor, surgiu pela "tomada de consciência das dificuldades por vezes associadas à divulgação de um falecimento" pelo qual "qualquer pessoa já passou".
"Queremos prestar um serviço inovador em Portugal", explicou Paulo Gigante, um empresário da área da Gestão e da Informática de Viana do Castelo.
"A minha área não tem de facto nada a ver, mas isto surge para tentar ajudar quem por exemplo só percebeu que perdeu aquele amigo de infância no próprio dia do funeral. E hoje em dia tudo se pode fazer a partir da internet", diz o fundador do site www.janeladasaudade.pt. Através deste portal, que levou dois anos a passar da ideia à prática, é possível participar o falecimento de familiares ou anunciar as habituais missas de sétimo e trigésimo dia online. Até mesmo assinar o livro de condolências, pela internet.

"É um serviço a pensar na comunidade de emigrantes e imigrantes. Há muita gente deslocalizada da terra natal, dentro e fora do país e essa é uma dificuldade do dia a dia", sublinha Paulo Gigante.
Em qualquer parte do mundo passa a ser possível escrever uma mensagem de despedida, mesmo que a distância seja um motivo impeditivo da presença física nas cerimónias fúnebres. "Hoje em dia as pessoas não têm tempo para nada e por isso esta ferramenta pretende ser uma forma fácil, cómoda e rápida de obter informação. De receber aquelas notícias menos positivas da nossa terra", sublinha ainda o mentor do projeto.
Este verdadeiro "cemitério virtual" está disponível, por freguesia, concelho e distrito e abrange todo o país, permitindo ainda a localização dos velórios, horários, identificação das igrejas e coordenadas de GPS dos locais.
A gestão do serviço, que arrancou no início de setembro, será feita em articulação com as agências funerárias, para evitar "brincadeiras de mau gosto" e custará às famílias 50 euros, a incluir na conta do serviço fúnebre.
"A sociedade é que vai ditar o sucesso e se precisa deste serviço ou não. Da nossa parte estamos a seguir o nosso objetivo porque no fundo é daquelas coisas que todos nós vamos precisar, mais dia menos dia", rematou Paulo Gigante.

Fonte: Diário de Notícias online (03.09.2011)

Mais visualizadas nos últimos 7 dias

Viana do Castelo ilumina-se para o Natal neste sábado

As iluminações de Natal de Viana do Castelo arrancam este sábado, dia 18, às 18h00. As luzes espalhadas em cerca de 30 arruamentos, largos, praças e entradas da cidade estarão ligadas até ao dia 10 de janeiro de 2024. Os espetáculos multimédia com iluminação sincronizada que diariamente terão lugar na Av. dos Combatentes da Grande Guerra e na árvore de Natal instalada no anfiteatro do jardim da marina, vão decorrer até 10 de janeiro do próximo ano nos seguintes horários: AV. COMBATENTES DA GRANDE GUERRA 18h00 | 19h00 | 20h00 | 21h00 | 22h00 | 23h00* | 24h00* ÁRVORE DE NATAL DA MARINA 18h30 | 19h30 | 20h30 | 21h30 | 22h30 | 23h30* * apenas sexta-feira, sábado e domingo  

VIANA, Coração do Natal

No âmbito do programa “VIANA Coração do Natal 2023”, a magia e o espírito de Natal invadem Viana do Castelo de 8 de dezembro de 2023 até 7 de janeiro de 2024, com a realização de diversas atividades que vão animar 𝐚 cidade. Praça Natal, pista de gelo, minicomboio, carrossel ecológico, Mercado de Natal, animação de rua e animação circense, concertos, atividades infantis, presépios e exposições integram uma programação diversificada com 88 eventos que pretendem dinamizar vários espaços da cidade.  PROGRAMAÇÃO :

Iluminação de Natal chega às ruas de Viana a partir de 18 de novembro

A decoração e iluminação festiva, dinamizada pela Associação Empresarial de Viana do Castelo com o apoio da Câmara Municipal, vai espalhar magia pelas ruas da cidade entre os dias 18 de novembro de 2023 e 10 de janeiro de 2024.  Serão cerca de 30 os arruamentos, largos, praças e entradas da cidade que vão receber ornamentações e iluminações natalícias. Além disso, à semelhança de anos anteriores, haverá espetáculos multimédia com iluminação sincronizada com música, na Avenida Combatentes da Grande Guerra. O Jardim da Marina vai contar com uma árvore de Natal 3D com cerca de 27 metros de altura. Neste espaço haverá igualmente espetáculos multimédia.

As luzes de Natal em Viana

Passear pelas ruas da cidade nesta altura do ano tem outro encanto.

Em Viana ainda se vendem os tradicionais presépios em barro

Nos últimos anos, nesta quadra, há uma banca que é montada junto ao Jardim Público, onde ainda é possível comprar pequenas peças coloridas em barro, meio toscas, para montar um presépio tradicional português. São muitas dezenas de peças com origem na região de Barcelos, que retratam o Menino Jesus, Nossa Senhora, São José, manjedoura, burro, vaca, reis magos sobre camelos, moleiro e o seu moinho, rebanhos, fanfarras, o castelo, o casario, a igreja, o padre, entre muitas outras personagens. Um costume que parece um pouco afastado das casas dos portugueses, mas que alguns ainda mantêm o encanto de o montar à moda antiga.