Avançar para o conteúdo principal

“A Dama das Camélias” no Teatro Sá de Miranda

Numa produção da “PARNASSUS - Oficina de Teatro” com adaptação e encenação de Sílvia Lima, a partir da obra de Alexandre Dumas e da ópera de Verdi, vai subir ao palco do Teatro Municipal Sá de Miranda - Viana do Castelo, a peça de Teatro “A Dama das Camélias”. Este espectáculo que mistura a dança, o canto e o teatro, vai ter sessões nos dias 09 e 10 de Setembro, pelas 21H30.

Sinopse da peça: “Dama das Camélias” retrata a vida da mais famosa e cobiçada cortesã parisiense, Margarida Gautier. Mesmo sofrendo de tuberculose, ela vive no luxo e é sustentada pelo Conde de Giray, homem rico da burguesia que ostentava orgulhosamente a sua amante. Quer o destino que Margarida se apaixone por Armando Duval, um jovem aristocrata com um futuro promissor mas não suficientemente rico para responder às necessidades de luxúria da cortesã. Apesar das barreiras sociais e económicas, Margarida abandona o luxo para poder viver unicamente do amor do jovem Armando. O pai deste não poupa esforços para separar o casal, apelando até mesmo para uma postura melodramática, quando procura Margarida e insiste para que ela abandone seu filho, em nome do bem da família e de seu amado. Ela, por sua vez, apaixonada, deixa o amante e volta à sua vida de cortesã. Voltam a juntar-se uma última vez mas, depois de ficar gravemente ofendida pela atitude de Armando, que vem acompanhado por Olímpia (outra cortesã) no baile das máscaras, acabam por se separar definitivamente. Quando Armando já se encontra em viagem, recebe uma carta dizendo que a sua amada está a morrer. Mas, ao regressar para junto dela, já é demasiado tarde.

MENSAGENS MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Não parece, mas esta rua em Viana do Castelo é pedonal

Uma das mais importantes ruas da cidade de Viana do Castelo, a rua Manuel Espregueira, há muitos anos que foi transformada numa artéria pedonal. Era muito raro ver uma viatura a circular nela. Nos últimos tempos, tornou-se habitual ver um grande número de viaturas estacionadas e a circular, havendo dias que mais parece uma rua de trânsito automóvel normal. 📸 27 janeiro 2026 | @olharvianadocastelo

Dia de chuva em Viana do Castelo

Pelas ruas da cidade. 📸 23 janeiro 2026 | @olharvianadocastelo

Campo de girassóis chama a atenção em Carreço (Viana)

Um extenso campo de girassóis pinta de amarelo a paisagem na Veiga de Carreço (Viana do Castelo), junto à estrada Nacional 13. Para quem passa por ali é difícil ficar indiferente à imensidão de flores que encanta qualquer um. A beleza é tanta que não falta quem pare por alguns minutos para observar os girassóis e aproveite a paisagem como cenário para tirar algumas fotografias.

O Castelo que deu o nome à cidade

Foi a 20 de Janeiro de 1848 que a Vila de Viana do Minho foi elevada a cidade com a denominação de Viana do Castelo. Esta distinção foi concedida pela Rainha D. Maria II. Reza a história que este gesto da Rainha se deveu ao reconhecimento da heróica resistência e lealdade do comandante do Castelo de Santiago da Barra, aquando da guerra civil da Patuleia. (Extrato da carta datada de 20 de Janeiro de 1848, que a Rainha D. Maria II enviou à Câmara de Viana)  “...Hei por bem e me praz, que a Vila de Viana do Minho fique erecta em cidade com a denominação de Cidade de Viana do Castelo, e que nesta qualidade goze de todas as prerrogativas que direitamente lhe pertencem...”

Um “manto” de espuma cobre areal da praia do Canto Marinho

Devido à agitação marítima, assim estava ontem, sábado (24), coberto de espuma, criando um cenário semelhante a neve, o areal da praia do Canto Marinho, em Carreço, Viana do Castelo. 📸 24 janeiro 2026 | @olharvianadocastelo