Avançar para o conteúdo principal

“A Dama das Camélias” no Teatro Sá de Miranda

Numa produção da “PARNASSUS - Oficina de Teatro” com adaptação e encenação de Sílvia Lima, a partir da obra de Alexandre Dumas e da ópera de Verdi, vai subir ao palco do Teatro Municipal Sá de Miranda - Viana do Castelo, a peça de Teatro “A Dama das Camélias”. Este espectáculo que mistura a dança, o canto e o teatro, vai ter sessões nos dias 09 e 10 de Setembro, pelas 21H30.

Sinopse da peça: “Dama das Camélias” retrata a vida da mais famosa e cobiçada cortesã parisiense, Margarida Gautier. Mesmo sofrendo de tuberculose, ela vive no luxo e é sustentada pelo Conde de Giray, homem rico da burguesia que ostentava orgulhosamente a sua amante. Quer o destino que Margarida se apaixone por Armando Duval, um jovem aristocrata com um futuro promissor mas não suficientemente rico para responder às necessidades de luxúria da cortesã. Apesar das barreiras sociais e económicas, Margarida abandona o luxo para poder viver unicamente do amor do jovem Armando. O pai deste não poupa esforços para separar o casal, apelando até mesmo para uma postura melodramática, quando procura Margarida e insiste para que ela abandone seu filho, em nome do bem da família e de seu amado. Ela, por sua vez, apaixonada, deixa o amante e volta à sua vida de cortesã. Voltam a juntar-se uma última vez mas, depois de ficar gravemente ofendida pela atitude de Armando, que vem acompanhado por Olímpia (outra cortesã) no baile das máscaras, acabam por se separar definitivamente. Quando Armando já se encontra em viagem, recebe uma carta dizendo que a sua amada está a morrer. Mas, ao regressar para junto dela, já é demasiado tarde.

Mais visualizadas nos últimos 7 dias

Viana do Castelo ilumina-se para o Natal neste sábado

As iluminações de Natal de Viana do Castelo arrancam este sábado, dia 18, às 18h00. As luzes espalhadas em cerca de 30 arruamentos, largos, praças e entradas da cidade estarão ligadas até ao dia 10 de janeiro de 2024. Os espetáculos multimédia com iluminação sincronizada que diariamente terão lugar na Av. dos Combatentes da Grande Guerra e na árvore de Natal instalada no anfiteatro do jardim da marina, vão decorrer até 10 de janeiro do próximo ano nos seguintes horários: AV. COMBATENTES DA GRANDE GUERRA 18h00 | 19h00 | 20h00 | 21h00 | 22h00 | 23h00* | 24h00* ÁRVORE DE NATAL DA MARINA 18h30 | 19h30 | 20h30 | 21h30 | 22h30 | 23h30* * apenas sexta-feira, sábado e domingo  

VIANA, Coração do Natal

No âmbito do programa “VIANA Coração do Natal 2023”, a magia e o espírito de Natal invadem Viana do Castelo de 8 de dezembro de 2023 até 7 de janeiro de 2024, com a realização de diversas atividades que vão animar 𝐚 cidade. Praça Natal, pista de gelo, minicomboio, carrossel ecológico, Mercado de Natal, animação de rua e animação circense, concertos, atividades infantis, presépios e exposições integram uma programação diversificada com 88 eventos que pretendem dinamizar vários espaços da cidade.  PROGRAMAÇÃO :

Iluminação de Natal chega às ruas de Viana a partir de 18 de novembro

A decoração e iluminação festiva, dinamizada pela Associação Empresarial de Viana do Castelo com o apoio da Câmara Municipal, vai espalhar magia pelas ruas da cidade entre os dias 18 de novembro de 2023 e 10 de janeiro de 2024.  Serão cerca de 30 os arruamentos, largos, praças e entradas da cidade que vão receber ornamentações e iluminações natalícias. Além disso, à semelhança de anos anteriores, haverá espetáculos multimédia com iluminação sincronizada com música, na Avenida Combatentes da Grande Guerra. O Jardim da Marina vai contar com uma árvore de Natal 3D com cerca de 27 metros de altura. Neste espaço haverá igualmente espetáculos multimédia.

As luzes de Natal em Viana

Passear pelas ruas da cidade nesta altura do ano tem outro encanto.

Em Viana ainda se vendem os tradicionais presépios em barro

Nos últimos anos, nesta quadra, há uma banca que é montada junto ao Jardim Público, onde ainda é possível comprar pequenas peças coloridas em barro, meio toscas, para montar um presépio tradicional português. São muitas dezenas de peças com origem na região de Barcelos, que retratam o Menino Jesus, Nossa Senhora, São José, manjedoura, burro, vaca, reis magos sobre camelos, moleiro e o seu moinho, rebanhos, fanfarras, o castelo, o casario, a igreja, o padre, entre muitas outras personagens. Um costume que parece um pouco afastado das casas dos portugueses, mas que alguns ainda mantêm o encanto de o montar à moda antiga.