Avançar para o conteúdo principal

Palácio dos Cunhas: Antigo Governo Civil pode vir a ser ocupado pela CIM e pelos Comandos da PSP e GNR

A Comunidade Intermunicipal do Alto Minho poderá, em breve, mudar de instalações. Nesta altura a CIM está a negociar com o Ministério da Administração Interna a possibilidade de, juntamente com os Comandos Distritais da PSP e da GNR, ocupar o Palácio dos Cunhas, que até agora albergou o Governo Civil de Viana do Castelo. Rui Solheiro, o presidente da CIM, revelou à Geice que efectivamente existem negociações nesse sentido, mas que tudo vai depender dos custos envolvidos na operação.
Uma negociação que faz tanto mais sentido numa altura em que a CIM do Alto Minho já se prontificou a integrar um projecto-piloto no que toca ao reforço dos poderes destes organismos, incluindo algumas competências que pertenciam aos extintos Governos Civis. Rui Solheiro sublinha que a CIM do Alto Minho já há muito que vinha assumindo competências em áreas tão distintas como os transportes, a protecção civil ou o ambiente. Daí estar preparada para absorver novas competências. Parece estar tudo encaminhado para que a CIM do Alto Minho sofra um período de mudanças, saindo do Forte de Santiago da Barra e instalando-se no antigo Governo Civil, assumindo também algumas das suas competências. A confirmar-se fica também desde já traçado o futuro deste emblemático edifício de Viana do Castelo. Situado na Rua da Bandeira, o Palácio dos Cunhas foi mandado construído no século XVIII pelo Brigadeiro de Cavalaria Sebastião da Cunha Sotto Mayor. 

Texto: Rádio Geice (15.09.2011)

MENSAGENS MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Sabe o que vai acontecer de 3 a 13 de julho?

Em contagem decrescente para o MARGINAL - FESTA NO JARDIM . De 3 a 13 de julho! No Jardim Público e no Jardim Marginal de Viana do Castelo. Animação itinerante, arte, atividades infantis, concertos, DJs, espetáculos de rua, teatro, marionetas, dança, circo contemporâneo, gastronomia, instalações artísticas, percursos interpretativos, ‘silent party’, Viana Beer Fest – Festival de cerveja artesanal (3 a 6 de julho, no Anfiteatro da Marina) e Viana STARTS integram a programação. 📸 Arquivo | Olhar Viana do Castelo Toda a programação em 👇  

A Arte do Crochet na Vila das Artes

O Crochet já saiu à Rua… em Vila Nova de Cerveira. Este ano sob o tema “Explosão de Cores / Yarn Colour”. Pode ser visto entre julho e setembro de 2025. 📸 5 julho 2025 | Olhar Viana do Castelo

Conhecido programa completo da Romaria d’Agonia 2025

Já é conhecido o programa completo da Romaria d’Agonia, em Viana do Castelo, que, este ano, vai decorrer, entre 12 e 20 agosto! A maior Romaria de Portugal! Qual o momento que não irá mesmo perder? Toda a programação AQUI .

O crochet está de volta às ruas de Vila Nova de Cerveira

A 6ª edição do “O Crochet sai à Rua… em Cerveira” volta a espalhar pelo centro histórico desta vila minhota a arte do crochet, recriando o património mais emblemático de cada freguesia, algumas tradições e ainda muitos outros apontamentos criativos em crochet. Para ver até ao final de setembro de 2023.

Viana do Castelo em dia de feira semanal

Esta velha e tradicional atividade realiza-se semanalmente, às sextas-feiras, no Campo d’Agonia/Campo do Castelo. Neste grande espaço de venda ao ar livre, encontra-se uma diversidade de produtos, nomeadamente louças, tecidos, roupas, calçado, atoalhados, móveis, vasilhame, ferramentas, cobres entre muitos outros. Horário de funcionamento | Verão das 07h00-20h00 / Inverno das 07h00-18h00. Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25)