Avançar para o conteúdo principal

Palácio dos Cunhas: Antigo Governo Civil pode vir a ser ocupado pela CIM e pelos Comandos da PSP e GNR

A Comunidade Intermunicipal do Alto Minho poderá, em breve, mudar de instalações. Nesta altura a CIM está a negociar com o Ministério da Administração Interna a possibilidade de, juntamente com os Comandos Distritais da PSP e da GNR, ocupar o Palácio dos Cunhas, que até agora albergou o Governo Civil de Viana do Castelo. Rui Solheiro, o presidente da CIM, revelou à Geice que efectivamente existem negociações nesse sentido, mas que tudo vai depender dos custos envolvidos na operação.
Uma negociação que faz tanto mais sentido numa altura em que a CIM do Alto Minho já se prontificou a integrar um projecto-piloto no que toca ao reforço dos poderes destes organismos, incluindo algumas competências que pertenciam aos extintos Governos Civis. Rui Solheiro sublinha que a CIM do Alto Minho já há muito que vinha assumindo competências em áreas tão distintas como os transportes, a protecção civil ou o ambiente. Daí estar preparada para absorver novas competências. Parece estar tudo encaminhado para que a CIM do Alto Minho sofra um período de mudanças, saindo do Forte de Santiago da Barra e instalando-se no antigo Governo Civil, assumindo também algumas das suas competências. A confirmar-se fica também desde já traçado o futuro deste emblemático edifício de Viana do Castelo. Situado na Rua da Bandeira, o Palácio dos Cunhas foi mandado construído no século XVIII pelo Brigadeiro de Cavalaria Sebastião da Cunha Sotto Mayor. 

Texto: Rádio Geice (15.09.2011)

MENSAGENS MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Parque de estacionamento Gil Eannes encontra-se "completamente às escuras"

Esta fotografia foi tirada há instantes no parque de estacionamento gratuito Gil Eannes, em Viana do Castelo. Encontram-se estacionadas dezenas de viaturas. Zero iluminação. Não há um poste de iluminação pública ligado. 📸 2 fevereiro 2026 | @olharvianadocastelo

Andando pela cidade…

📸 4 fevereiro 2026 | @olharvianadocastelo

Há três interessados na concessão das “Docas de Recreio do Porto de Viana do Castelo”

Através de anúncio publicado no Diário da República de 7 de julho de 2025, a APDL - Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo, S.A., lançou um Concurso Público para a outorga de um contrato de concessão de uso privativo das Docas de Recreio do Porto de Viana do Castelo, por um período que poderá ir de 15 a 30 anos. A administração da APDL recebeu três propostas de investidores interessados na concessão que contempla o direito de exploração comercial das denominadas “Docas de Recreio do Porto de Viana do Castelo”. A decisão sobre o vencedor será divulgada brevemente. 📸 Arquivo | @olharvianadocastelo

Esta capela do século XVII celebra Nossa Senhora das Candeias com três dias de festa

Construída no ano de 1621, a Capela da Nossa Senhora das Candeias, situada no largo Maestro José Pedro, em Viana do Castelo vai estar em festa nos dias 31 de janeiro, 1 e 2 de fevereiro. As celebrações incluem procissão de velas, arraial, leilão de oferendas e missa cantada. PROGRAMA Dia 31 de janeiro (SÁBADO) 21h00 - Procissão de Velas (Sairá da Igreja de São Domingos, para a Capela de NOSSA SENHORA DAS CANDEIAS, percorrendo o seguinte itinerário: Rua Góis Pinto, Rua Monsenhor Daniel Machado, Rua dos Poveiros, Rua do Loureiro, Largo Amadeu Costa e Largo Maestro José Pedro). Dia 1 de fevereiro (DOMINGO) 15h00 - Arraial, Leilão de Oferendas e Sessão Musical, pelos elementos da ZÉ PEDRO Associação Musical. Dia 2 de fevereiro (SEGUNDA-FEIRA) 11h00 - Benção das Velas seguida de Missa Cantada em honra de Nossa Senhora das Candeias.

Cartaz da Romaria da Senhora da Agonia 2010

Já foram apresentados o cartaz e o programa da Romaria da Senhora da Agonia 2010. Segundo a organização, a edição 2010 que vai decorrer de 20 a 22 de Agosto, vai ter um orçamento de 420 mil euros e são esperados um milhão de pessoas para assistirem à Romaria das Romarias de Portugal.