Avançar para o conteúdo principal

Palácio dos Cunhas: Antigo Governo Civil pode vir a ser ocupado pela CIM e pelos Comandos da PSP e GNR

A Comunidade Intermunicipal do Alto Minho poderá, em breve, mudar de instalações. Nesta altura a CIM está a negociar com o Ministério da Administração Interna a possibilidade de, juntamente com os Comandos Distritais da PSP e da GNR, ocupar o Palácio dos Cunhas, que até agora albergou o Governo Civil de Viana do Castelo. Rui Solheiro, o presidente da CIM, revelou à Geice que efectivamente existem negociações nesse sentido, mas que tudo vai depender dos custos envolvidos na operação.
Uma negociação que faz tanto mais sentido numa altura em que a CIM do Alto Minho já se prontificou a integrar um projecto-piloto no que toca ao reforço dos poderes destes organismos, incluindo algumas competências que pertenciam aos extintos Governos Civis. Rui Solheiro sublinha que a CIM do Alto Minho já há muito que vinha assumindo competências em áreas tão distintas como os transportes, a protecção civil ou o ambiente. Daí estar preparada para absorver novas competências. Parece estar tudo encaminhado para que a CIM do Alto Minho sofra um período de mudanças, saindo do Forte de Santiago da Barra e instalando-se no antigo Governo Civil, assumindo também algumas das suas competências. A confirmar-se fica também desde já traçado o futuro deste emblemático edifício de Viana do Castelo. Situado na Rua da Bandeira, o Palácio dos Cunhas foi mandado construído no século XVIII pelo Brigadeiro de Cavalaria Sebastião da Cunha Sotto Mayor. 

Texto: Rádio Geice (15.09.2011)

MENSAGENS MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Empreitada do novo mercado de Viana parada sem data para recomeçar

As obras de construção do novo mercado tinham sido iniciadas em setembro de 2025, mas foram entretanto interrompidas por, segundo informação do presidente da Câmara de Viana do Castelo “terem aumentado a área de escavações depois de descobertos achados arqueológicos”. O retomar da obra vai depender do que for encontrado durante as escavações arqueológicas. 📸 Arquivo | @olharvianadocastelo

Trajes tradicionais do concelho de Viana

O Traje de Lavradeira, o Traje de Mordoma, o Traje de Noiva, o Traje de Meia Senhora, Traje de Dó, Traje de Domingar, Traje de Feirar, Traje de Trabalho… são principalmente usados nas diversas festas e romarias que se realizam ao longo do ano, por todo o concelho. É o momento escolhido para se trazer o passado ao presente, vestindo um destes trajes tradicionais.  É durante a realização da Romaria da Senhora d’Agonia que se concentra um maior número de trajes, nomeadamente no Desfile da Mordomia, Cortejo Etnográfico e na Festa do Traje, ocasião para se admirar a beleza e riqueza de todos os detalhes dos tradicionais e coloridos trajes das diferentes freguesias do concelho de Viana do Castelo.  Estes são alguns dos trajes que tive oportunidade de contemplar, durante o Cortejo Histórico-Etnográfico e Desfile de Mordomia das Festas de Viana do Castelo deste ano.

Dia de chuva em Viana do Castelo

Pelas ruas da cidade. 📸 23 janeiro 2026 | @olharvianadocastelo

O Castelo que deu o nome à cidade

Foi a 20 de Janeiro de 1848 que a Vila de Viana do Minho foi elevada a cidade com a denominação de Viana do Castelo. Esta distinção foi concedida pela Rainha D. Maria II. Reza a história que este gesto da Rainha se deveu ao reconhecimento da heróica resistência e lealdade do comandante do Castelo de Santiago da Barra, aquando da guerra civil da Patuleia. (Extrato da carta datada de 20 de Janeiro de 1848, que a Rainha D. Maria II enviou à Câmara de Viana)  “...Hei por bem e me praz, que a Vila de Viana do Minho fique erecta em cidade com a denominação de Cidade de Viana do Castelo, e que nesta qualidade goze de todas as prerrogativas que direitamente lhe pertencem...”

Um “manto” de espuma cobre areal da praia do Canto Marinho

Devido à agitação marítima, assim estava ontem, sábado (24), coberto de espuma, criando um cenário semelhante a neve, o areal da praia do Canto Marinho, em Carreço, Viana do Castelo. 📸 24 janeiro 2026 | @olharvianadocastelo