Avançar para o conteúdo principal

Palácio dos Cunhas: Antigo Governo Civil pode vir a ser ocupado pela CIM e pelos Comandos da PSP e GNR

A Comunidade Intermunicipal do Alto Minho poderá, em breve, mudar de instalações. Nesta altura a CIM está a negociar com o Ministério da Administração Interna a possibilidade de, juntamente com os Comandos Distritais da PSP e da GNR, ocupar o Palácio dos Cunhas, que até agora albergou o Governo Civil de Viana do Castelo. Rui Solheiro, o presidente da CIM, revelou à Geice que efectivamente existem negociações nesse sentido, mas que tudo vai depender dos custos envolvidos na operação.
Uma negociação que faz tanto mais sentido numa altura em que a CIM do Alto Minho já se prontificou a integrar um projecto-piloto no que toca ao reforço dos poderes destes organismos, incluindo algumas competências que pertenciam aos extintos Governos Civis. Rui Solheiro sublinha que a CIM do Alto Minho já há muito que vinha assumindo competências em áreas tão distintas como os transportes, a protecção civil ou o ambiente. Daí estar preparada para absorver novas competências. Parece estar tudo encaminhado para que a CIM do Alto Minho sofra um período de mudanças, saindo do Forte de Santiago da Barra e instalando-se no antigo Governo Civil, assumindo também algumas das suas competências. A confirmar-se fica também desde já traçado o futuro deste emblemático edifício de Viana do Castelo. Situado na Rua da Bandeira, o Palácio dos Cunhas foi mandado construído no século XVIII pelo Brigadeiro de Cavalaria Sebastião da Cunha Sotto Mayor. 

Texto: Rádio Geice (15.09.2011)

MENSAGENS MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Há três interessados na concessão das “Docas de Recreio do Porto de Viana do Castelo”

Através de anúncio publicado no Diário da República de 7 de julho de 2025, a APDL - Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo, S.A., lançou um Concurso Público para a outorga de um contrato de concessão de uso privativo das Docas de Recreio do Porto de Viana do Castelo, por um período que poderá ir de 15 a 30 anos. A administração da APDL recebeu três propostas de investidores interessados na concessão que contempla o direito de exploração comercial das denominadas “Docas de Recreio do Porto de Viana do Castelo”. A decisão sobre o vencedor será divulgada brevemente. 📸 Arquivo | @olharvianadocastelo

Andando pela cidade…

📸 4 fevereiro 2026 | @olharvianadocastelo

Cartaz da Romaria da Senhora da Agonia 2010

Já foram apresentados o cartaz e o programa da Romaria da Senhora da Agonia 2010. Segundo a organização, a edição 2010 que vai decorrer de 20 a 22 de Agosto, vai ter um orçamento de 420 mil euros e são esperados um milhão de pessoas para assistirem à Romaria das Romarias de Portugal.

Campo de girassóis chama a atenção em Carreço (Viana)

Um extenso campo de girassóis pinta de amarelo a paisagem na Veiga de Carreço (Viana do Castelo), junto à estrada Nacional 13. Para quem passa por ali é difícil ficar indiferente à imensidão de flores que encanta qualquer um. A beleza é tanta que não falta quem pare por alguns minutos para observar os girassóis e aproveite a paisagem como cenário para tirar algumas fotografias.

A famosa travessia do rio Lima pelos romanos

Nas duas margens do rio Lima (na margem direita está o general Decius Junius Brutus no seu cavalo e na margem esquerda os soldados), em frente à Vila de Ponte de Lima, foi erguido no ano de 2009 um Monumento Evocativo da Lenda do Rio Lethes – o Rio do Esquecimento, que desperta a curiosidade dos milhares de visitantes que acodem a esta vila minhota. O que diz a Lenda de um acontecimento com mais de vinte e um séculos: Comandadas por Decius Junius Brutus, as hostes romanas atingiram a margem esquerda do Lima no ano 135 a.C.. A beleza do lugar as fez julgarem-se perante o lendário Rio Lethes, que apagava todas as lembranças da memória de quem o atravessasse.  Os soldados negaram-se a atravessá-lo. Então, o comandante passou e, da outra margem, chamou a cada soldado pelo seu nome. Assim lhes provou não ser esse o Rio do Esquecimento.