Avançar para o conteúdo principal

Russos interessados nos Estaleiros de Viana do Castelo

O presidente da Câmara de Viana do Castelo admitiu hoje o interesse de investidores russos nos Estaleiros Navais de Viana do Castelo, os quais já reuniram com a administração daquela empresa pública. Segundo José Maria Costa, este contacto foi feito através do município por uma empresa de consultadoria internacional que representará investidores russos na área das energias. "Fizemos chegar essa informação [do interesse] aos estaleiros e na passada sexta-feira houve um contacto da empresa russa junto da administração. Eu próprio recebi essa delegação na Câmara Municipal, antes da reunião", explicou o autarca. José Maria Costa acrescentou que esta movimentação poderá estender-se a outras propostas, no âmbito da economia do mar, apresentadas pelo município que mereceram "grande interesse dos investidores". Sobre as propostas em cima da mesa, a administração dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC) nada adianta, mas José Maria Costa, que igualmente na sexta-feira reuniu com o novo presidente do conselho de administração, Jorge Camões, diz-se agora mais sereno. "Fiquei bem impressionado com o interesse e a motivação do novo presidente e parece que de facto está a ser estudada uma solução de viabilidade para os estaleiros, o que nos deixa mais sossegados", apontou José Maria Costa. O Ministério da Defesa decidiu esperar até Outubro por uma proposta para a viabilização dos ENVC, a propor pela administração. Em Junho, a anterior administração, liderada por Carlos Veiga Anjos, chegou a anunciar um plano de reestruturação prevendo a saída de 380 dos 720 trabalhadores, como forma de diminuir os custos fixos, tendo em conta o prejuízo acumulado de 240 milhões de euros. O plano foi entretanto suspenso, e segundo informação da Empordef, 'holding' pública para as indústrias da Defesa, surgiram agora várias propostas de parcerias e outras soluções de negócio para os ENVC. "Só ficaremos totalmente sossegados quando tivermos em cima da mesa uma proposta que vá de encontro às aspirações da cidade e dos trabalhadores, em que não se percam empregos numa situação tão difícil como a que o País está a atravessar", afirmou hoje o autarca socialista de Viana do Castelo.

Texto: DN online (19.09.2011)

Mais visualizadas nos últimos 7 dias

Mercado dos Descobrimentos, o novo formato da Feira Medieval, vai realizar-se em junho

A cidade de Viana do Castelo vai recuar 500 anos de 15 a 18 de junho, até ao período dos descobrimentos portugueses, o novo formato da Feira Medieval para aproximar ainda mais a população e os visitantes da história de “Vianna da Foz do Lima”. O primeiro Mercado dos Descobrimentos a realizar-se em Viana do Castelo, pretende ser um espaço de animação e convívio, criado com o objetivo de dar a conhecer ao público residente e visitante, hábitos e costumes característicos da Época dos Descobrimentos. Deste modo, é intenção da VianaFestas recriar um ambiente que nos irá transportar para a Vianna da Foz do Lima, numa época em que o porto desta villa assumiu um papel importante com trocas comerciais, explorando assim a diversidade cultural e gastronómica. Num novo cenário, e continuando-se a fazer uma ligação com o centro histórico desta cidade, o Mercado dos Descobrimentos será realizado no Forte S. Tiago da Barra e na área envolvente. Pretende-se assim, com este evento atingir objetivos lúd

Romaria d’Agonia 2023, de 14 a 22 de agosto

A Romaria d’Agonia vai realizar-se em 2023, pela primeira vez, em nove dias de festa, de 14 a 22 de agosto, face à cada vez maior afluência, distribuindo os vários quadros já emblemáticos, e como forma de potenciar a atração turística de Viana do Castelo. “A festa já se tornou tão grande que justifica mais dias, para podermos dedicar mais atenção aos quadros principais e evitar dias de concentração de vários eventos e até de sobreposição. Espaçando esses quadros será possível dar-lhes mais visibilidade e ao mesmo tempo permitir a quem nos visita poder também usufruir de Viana do Castelo”, explica António Cruz, presidente da Comissão de Festas da Romaria da Senhora d’Agonia. O arranque da festa em 2023 será dado a 05 de agosto, sábado, pelas 16h00, com a abertura da XXI edição da Exposição/Feira de Artesanato da Romaria d’Agonia. O programa oficial de nove dias começa a 14 de agosto, segunda-feira, com a Praça da Música, na Praça da Liberdade, pelas 22h00. Nos dias 15 e 16 de agosto os

Está escolhido o “cartaz oficial” da Romaria d’Agonia 2023

Já é conhecido o vencedor do concurso “cartaz oficial” da Romaria de Nossa Senhora d’Agonia 2023, que se vai realizar de 14 a 22 de agosto.  O júri premiou o projeto elaborado por Hugo Sousa, técnico de informática de 41 anos, e Sónia Moreira, assistente de bordo de 35 anos, ambos com experiência profissional em design gráfico e fotografia. A mordoma é Ana Rita Passos, consultora forense na área económica, de 27 anos. A jovem mordoma enverga um Traje à Vianesa de lenço amarelo ao peito transmitindo o orgulho na história e tradição que se difunde de geração em geração. O vencedor vai receber um prémio pecuniário no valor de 1.500 euros.  Foram recebidos 135 trabalhos de 86 concorrentes.

Trajes tradicionais do concelho de Viana

O Traje de Lavradeira, o Traje de Mordoma, o Traje de Noiva, o Traje de Meia Senhora, Traje de Dó, Traje de Domingar, Traje de Feirar, Traje de Trabalho… são principalmente usados nas diversas festas e romarias que se realizam ao longo do ano, por todo o concelho. É o momento escolhido para se trazer o passado ao presente, vestindo um destes trajes tradicionais.  É durante a realização da Romaria da Senhora d’Agonia que se concentra um maior número de trajes, nomeadamente no Desfile da Mordomia, Cortejo Etnográfico e na Festa do Traje, ocasião para se admirar a beleza e riqueza de todos os detalhes dos tradicionais e coloridos trajes das diferentes freguesias do concelho de Viana do Castelo.  Estes são alguns dos trajes que tive oportunidade de contemplar, durante o Cortejo Histórico-Etnográfico e Desfile de Mordomia das Festas de Viana do Castelo deste ano.

ANTES e AGORA: tirar fotos do presente para comparar com o passado

O Elevador de Santa Luzia, em Viana do Castelo, completou no passado dia 2 de junho, 100 anos. As carruagens apresentaram-se com uma nova imagem. O amarelo vivo, cor da cidade, que até aqui coloria as carruagens, passou a dourado e branco.