Avançar para o conteúdo principal

Russos interessados nos Estaleiros de Viana do Castelo

O presidente da Câmara de Viana do Castelo admitiu hoje o interesse de investidores russos nos Estaleiros Navais de Viana do Castelo, os quais já reuniram com a administração daquela empresa pública. Segundo José Maria Costa, este contacto foi feito através do município por uma empresa de consultadoria internacional que representará investidores russos na área das energias. "Fizemos chegar essa informação [do interesse] aos estaleiros e na passada sexta-feira houve um contacto da empresa russa junto da administração. Eu próprio recebi essa delegação na Câmara Municipal, antes da reunião", explicou o autarca. José Maria Costa acrescentou que esta movimentação poderá estender-se a outras propostas, no âmbito da economia do mar, apresentadas pelo município que mereceram "grande interesse dos investidores". Sobre as propostas em cima da mesa, a administração dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC) nada adianta, mas José Maria Costa, que igualmente na sexta-feira reuniu com o novo presidente do conselho de administração, Jorge Camões, diz-se agora mais sereno. "Fiquei bem impressionado com o interesse e a motivação do novo presidente e parece que de facto está a ser estudada uma solução de viabilidade para os estaleiros, o que nos deixa mais sossegados", apontou José Maria Costa. O Ministério da Defesa decidiu esperar até Outubro por uma proposta para a viabilização dos ENVC, a propor pela administração. Em Junho, a anterior administração, liderada por Carlos Veiga Anjos, chegou a anunciar um plano de reestruturação prevendo a saída de 380 dos 720 trabalhadores, como forma de diminuir os custos fixos, tendo em conta o prejuízo acumulado de 240 milhões de euros. O plano foi entretanto suspenso, e segundo informação da Empordef, 'holding' pública para as indústrias da Defesa, surgiram agora várias propostas de parcerias e outras soluções de negócio para os ENVC. "Só ficaremos totalmente sossegados quando tivermos em cima da mesa uma proposta que vá de encontro às aspirações da cidade e dos trabalhadores, em que não se percam empregos numa situação tão difícil como a que o País está a atravessar", afirmou hoje o autarca socialista de Viana do Castelo.

Texto: DN online (19.09.2011)

MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Mordoma do cartaz da Romaria d’Agonia 2024 escolhida por concurso

Pela primeira vez na história da Romaria d’Agonia a mordoma do cartaz que leva a maior festa popular portuguesa a todo o mundo será selecionada por um júri entre 20 finalistas, todas elas escolhidas entre as concorrentes, abrindo assim espaço para mulheres com idades entre os 18 e os 35 anos participarem. “Qualquer mulher que sinta a nossa Romaria pode concorrer e pode aspirar a ser a mordoma da festa. É uma inovação que introduzimos este ano, pensando em todas as jovens mulheres que alimentam este sonho”, explicou Manuel Vitorino, presidente da VianaFestas, a entidade organizadora das festas da cidade. O novo regulamento para escolha do cartaz da Romaria de Nossa Senhora d’Agonia vai ser implementado este ano e substitui o modelo anterior, de concurso promovido, que estava em vigor desde 2011, e que implicava escolher o conjunto do autor, do cartaz e da mordoma. No formato para a definição do cartaz da Romaria a estrear este ano, o mesmo passa a contemplar três fases, com qualquer mul

Sabe o que vai acontecer de 4 a 14 de julho?

Os jardins Público e da Marina vão encher-se de atividades com o “MARGINAL - festa no jardim”. Esta 3ª edição inclui concertos, espetáculos de dança, teatro, showcookings, venda de produtos diversos e propostas gastronómicas, Praça Kids, o Viana Beer Fest – Festival de cerveja artesanal (4 a 7 de julho), entre muito mais, sempre de acesso livre.  E porque já estamos em contagem decrescente para a Festa no Jardim, vamos recordar o programa da Festa?

Campo de girassóis chama a atenção em Carreço (Viana)

Um extenso campo de girassóis pinta de amarelo a paisagem na Veiga de Carreço (Viana do Castelo), junto à estrada Nacional 13. Para quem passa por ali é difícil ficar indiferente à imensidão de flores que encanta qualquer um. A beleza é tanta que não falta quem pare por alguns minutos para observar os girassóis e aproveite a paisagem como cenário para tirar algumas fotografias.

“Marginal - Festa no Jardim” arranca a 14 de julho com experiências para toda a família

De 14 a 24 de julho, vai realizar-se no Jardim Público e no Jardim da Marina um evento cheio de experiências diurnas e noturnas para toda a família. Concertos, dança, jogos, showcookings, ateliers, conversas… vão animar a marginal de Viana do Castelo durante 11 dias. Clique na imagem e conheça a programação completa.

Ecrã gigante para ver o Europeu

De 10 de junho a 10 de julho, o Jardim da Marina, em Viana do Castelo, passa a chamar-se “Praça do Euro”, já que é ali que os vianenses vão poder ver em direto, ao ar livre, e gratuitamente, todos os jogos do Euro 2016 a disputar em França.  Se não pode ir a França e gosta de ver futebol rodeado de muitos adeptos, o ecrã gigante que vai estar instalado no Jardim da Marina é a melhor forma de seguir as emoções do campeonato.  O primeiro jogo de Portugal no Euro será contra a seleção da Islândia no próximo dia 14 de junho, às 20H00.  CONFIRA O CALENDÁRIO DOS JOGOS DE PORTUGAL (Fase de Grupos)  (hora de Portugal continental)
 14 de junho (20H00): PORTUGAL - ISLÂNDIA  18 de junho (20H00): PORTUGAL - ÁUSTRIA  22 de junho (17H00): PORTUGAL - HUNGRIA  CONFIRA O CALENDÁRIO COMPLETO DOS JOGOS (Fase de Grupos)  (hora de Portugal continental)
 Sexta-feira, 10 de Junho, 20h00: França - Roménia – Grupo A Sábado, 11 de Junho, 14h00: Albânia - Suíça – Grupo A Sábado, 11 de Junho,