Avançar para o conteúdo principal

Tanque comunitário usado por gerações de mulheres para lavar a roupa vai ser museu


Um tanque comunitário usado há cerca de um século para lavar roupa por gerações de mulheres da ribeira de Viana do Castelo vai ser musealizado no âmbito de uma intervenção de beneficiação, anunciou o presidente da Câmara. “É uma operação de valorização daquele espaço, que desde tempos muito idos é usado para lavar roupa. Basta dizer que a fotografia que temos nos nossos serviços, onde se vêem as mulheres a lavar, já tem 75 anos, mas a sua utilização já terá cerca de um século”, explicou José Maria Costa.
A intervenção, já em fase de preparação de candidatura, será feita em 2012, ao abrigo do programa Polis do Litoral Norte, nomeadamente na valorização da envolvente do Forte de Santiago da Barra, na freguesia ribeirinha de Monserrate. Segundo o autarca de Viana do Castelo, a intervenção naquele espaço consistirá na reabilitação do tanque, ainda hoje utilizado pela população, com a colocação de uma estrutura metálica de cobertura, em "forma de vela". “Será recuperado todo o tanque, valorizada a envolvente e ainda vai receber painéis informativos com a história daquele espaço”, explicou José Maria Costa.
Estima-se que a construção do tanque actual tenha sido concretizada no início do século XX e o tanque recorria, então, à água de uma nascente que ali jorrava. Hoje, duas torneiras dos serviços municipalizados fornecem a água para as mulheres que ainda lavam a roupa no local, sobretudo grandes peças, como tapetes e cortinas, perpetuando uma actividade de várias gerações. “Pretendemos valorizar um aspecto importante da história da cidade, por onde passaram gerações de mulheres da terra”, sublinhou José Maria Costa.

Texto: Rádio Geice (17.09.2011)

MENSAGENS MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Conhecido programa completo da Romaria d’Agonia 2025

Já é conhecido o programa completo da Romaria d’Agonia, em Viana do Castelo, que, este ano, vai decorrer, entre 12 e 20 agosto! A maior Romaria de Portugal! Qual o momento que não irá mesmo perder? Toda a programação AQUI .

A Arte do Crochet na Vila das Artes

O Crochet já saiu à Rua… em Vila Nova de Cerveira. Este ano sob o tema “Explosão de Cores / Yarn Colour”. Pode ser visto entre julho e setembro de 2025. 📸 5 julho 2025 | Olhar Viana do Castelo

O palco está montado. Amanhã há Gala na Praça

Do XXVII FESTIVAL DE FOLCLORE INTERNACIONAL ALTO MINHO , que se realiza este ano de 14 a 20 de julho, em Viana do Castelo, constam três Galas que se vão realizar na Praça da República: Terça-feira | 15 de julho 21h30 | GALA DE BOAS-VINDAS Sexta-feira | 18 de julho 21h30 | GALA ABRAÇO DE CULTURAS Sábado | 19 de julho 21h30 | GALA DA DESPEDIDA Países participantes : ESLOVÉNIA, FRANÇA, LITUÂNIA, MÉXICO, POLÓNIA, PORTUGAL, VENEZUELA Para além destas Galas na Praça da República, há muito mais para ver e participar. Consulte o programa completo aqui 👇 📸 14 julho 2025 | Olhar Viana do Castelo

O crochet está de volta às ruas de Vila Nova de Cerveira

A 6ª edição do “O Crochet sai à Rua… em Cerveira” volta a espalhar pelo centro histórico desta vila minhota a arte do crochet, recriando o património mais emblemático de cada freguesia, algumas tradições e ainda muitos outros apontamentos criativos em crochet. Para ver até ao final de setembro de 2023.

Sabe o que vai acontecer de 3 a 13 de julho?

Em contagem decrescente para o MARGINAL - FESTA NO JARDIM . De 3 a 13 de julho! No Jardim Público e no Jardim Marginal de Viana do Castelo. Animação itinerante, arte, atividades infantis, concertos, DJs, espetáculos de rua, teatro, marionetas, dança, circo contemporâneo, gastronomia, instalações artísticas, percursos interpretativos, ‘silent party’, Viana Beer Fest – Festival de cerveja artesanal (3 a 6 de julho, no Anfiteatro da Marina) e Viana STARTS integram a programação. 📸 Arquivo | Olhar Viana do Castelo Toda a programação em 👇