Avançar para o conteúdo principal

VIANAPOLIS: Terrenos que há cinco anos valiam 21,6 milhões vão a hasta pública por 12 milhões de euros


A VianaPolis vai vender em hasta pública, até final do ano, 26 lotes de terreno que há cinco anos estavam avaliados em 21,6 milhões de euros, mas cuja base de licitação será agora de 12 milhões.
A redução do valor ficou a dever-se, explicou à Lusa o presidente da Câmara, que detém 40 por cento do capital social da VianaPolis, à recente reavaliação realizada pela Direção-Geral do Tesouro e Finanças, estabelecendo um valor de 12 milhões de euros pelos 63 mil metros quadrados.
A crise financeira e na construção são fatores que determinaram a revisão em baixa. Esta hasta pública chegou a ser anunciada por José Maria Costa para o mês de setembro, no entanto o autarca prefere, agora, definir a sua realização "até final do ano". Ainda assim garante que nada tem a ver com a anunciada extinção da Parque Expo, parceiro técnico em todas as operações da VianaPolis.

"Essa extinção em nada vai afetar esta hasta pública porque a medida já tinha sido aprovada pelos acionistas, em que o Estado detém a maioria das ações", garantiu o autarca de Viana do Castelo.
Em causa estão terrenos do Parque da Cidade, junto ao rio Lima, prevendo a construção de habitação e um equipamento social ou educativo. Para tornar o projeto "ainda mais aliciante", a autarquia admite incluir "novas valências", com destaque para a componente náutica e de turismo.
José Maria Costa reconhece que um grupo interessado questionou o município sobre a possibilidade de complementar o projeto com um acesso através de barco, com um pequeno ancoradouro no rio, junto ao futuro complexo de habitações.
A venda destes terrenos, considerados como o maior ativo da VianaPolis, sociedade que realizou 90 milhões de euros de investimento na requalificação urbana e ambiental na cidade, arrancou em abril de 2006.
Depois de várias fases sem interessados, a venda chegou ser promovida em feiras internacionais de imobiliário, através de negociação direta, mas sem sucesso. Próximos de equipamentos de apoio como o centro de ténis, clubes náuticos e a marina de recreio, os terrenos integram-se no Parque da Cidade, num total de 50 hectares, dos quais 23 hectares de área verde.

Texto: RTP online (05.09.2011)

MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Trajes tradicionais do concelho de Viana

O Traje de Lavradeira, o Traje de Mordoma, o Traje de Noiva, o Traje de Meia Senhora, Traje de Dó, Traje de Domingar, Traje de Feirar, Traje de Trabalho… são principalmente usados nas diversas festas e romarias que se realizam ao longo do ano, por todo o concelho. É o momento escolhido para se trazer o passado ao presente, vestindo um destes trajes tradicionais.  É durante a realização da Romaria da Senhora d’Agonia que se concentra um maior número de trajes, nomeadamente no Desfile da Mordomia, Cortejo Etnográfico e na Festa do Traje, ocasião para se admirar a beleza e riqueza de todos os detalhes dos tradicionais e coloridos trajes das diferentes freguesias do concelho de Viana do Castelo.  Estes são alguns dos trajes que tive oportunidade de contemplar, durante o Cortejo Histórico-Etnográfico e Desfile de Mordomia das Festas de Viana do Castelo deste ano.

Maior Romaria de Portugal já tem programa

A maior romaria portuguesa apresenta esta quarta-feira o programa oficial de 2024, com nove dias de festa dedicada à Senhora d’Agonia. A edição deste ano da Romaria da Senhora d’Agonia realiza-se de 14 a 22 de agosto, tendo como novidades do programa, a realização do tradicional Desfile da Mordomia, que em 2023 juntou mais de 900 mulheres pelas ruas de Viana do Castelo, no dia 15 de agosto, feriado. Este é um dos quadros mais procurados, na participação e no público para assistir. Pode consultar o programa oficial AQUI .

Pela avenida do Cabedelo, Darque

A avenida do Cabedelo, em Darque, Viana do Castelo, com 628 metros de comprimento é ladeada por duas fileiras com cerca de 140 plátanos de grande porte, cujas copas formam um túnel de verdura encantador. Encontra-se a ser requalificada (melhoria das condições gerais de conforto e de utilização dos peões, a valorização da imagem urbana local, a melhoria das condições de escoamento das águas pluviais, bem como a beneficiação, marcação/sinalização rodoviária da via) num investimento de 615 mil euros.

Bom Caminho

São vários os caminhos que vão dar a Santiago de Compostela, na Espanha, sendo um deles, o Caminho Português da Costa. Viana do Castelo é um ponto de passagem obrigatório para milhares de peregrinos que, cada ano, escolhem rumar a Santiago de Compostela pelo litoral português.

Bom domingo!

Convite a sentar. O calor convida à praia, mas também a… outras tarefas. Parque Ecológico Urbano de Viana do Castelo. De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), para este domingo está prevista uma temperatura máxima de 25° em Viana do Castelo.