Avançar para o conteúdo principal

Politécnico de Viana do Castelo receberá o IV FIRMA

Criado com o objectivo de analisar o estado dos recursos marinhos vivos em diferentes países ibero-americanos, o Fórum deste ano pretende promover a ideia de uma exploração sustentada e eficiente das pescas e da produção aquícola.
Nos próximos dias 27, 28 e 29 de Outubro, o Instituto Politécnico de Viana do Castelo [IPVC] acolherá o IV Fórum Ibero-americano dos Recursos Marinhos e da Aquacultura [FIRMA], criado com o principal propósito de analisar em diferentes países ibero-americanos o estado dos recursos marinhos vivos, para além de realçar o debate acerca de uma exploração sustentada e eficiente das pescas e da produção aquícola. Numa organização conjunta com o Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental [CIIMAR], o certame será realizado no Auditório Principal da Escola Superior de Tecnologia e Gestão [ESTG] do IPVC.
Manuela Vaz Velho, Directora da ESTG-IPVC e Presidente da Organização do IV FIRMA, ao analisar a importância da realização deste evento na instituição, lembra que este fórum não pretende ser apenas mais um evento na área das ciências marinhas e aquacultura, ou um congresso científico que cubra os circuitos habituais da investigação académica. “O FIRMA pretende fazer algo diferente. Pretende ser um espaço em que os agentes envolvidos (empresas do sector, investigadores, universidades, instituições governamentais, e outros agentes de desenvolvimento regional, nacional e internacional), possam facilmente compreender, divulgar e interagir em prol do desenvolvimento do sector, com o objectivo de optimizar a gestão dos recursos marinhos e o desenvolvimento da aquacultura no espaço ibero-americano”, conclui Manuela Vaz Velho.
Com um vasto programa de conferências, ainda associado ao IV FIRMA, no dia 26 de Outubro, realizam-se vários mini-cursos, sobre diversas temáticas, com formadores nacionais e estrangeiros. As inscrições, no valor de 150€, devem ser submetidas on-line. Estudantes de licenciatura ou mestrado, oriundos de quaisquer instituições de ensino, pagarão um preço simbólico de 50€, tendo direito a informações, assistência e convites para actividades do Fórum, para além de senhas que darão direito a almoço no refeitório do IPVC.
Ainda no âmbito do IV FIRMA, Viana do Castelo receberá o navio Santa Maria Manuela, onde terão lugar os jantares e, no último dia do Fórum, um passeio em alto-mar.

Fonte: IPVC

MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Da fama à decadência

Há alguns anos atrás, a zona do Cabedelo, em Viana do Castelo, tinha dois equipamentos que atraiam e cativavam muitos dos que lá se deslocavam. Eram eles o complexo turístico “Luziamar” e o Bar “Raio Verde”. O brilho de outrora desses dois espaços foram progressivamente desaparecendo apresentando, presentemente, o aspecto desolador que as imagens em baixo mostram. O complexo Turístico do Luziamar abriu ao público no ano de 1974. Entre os vários serviços, contava com bar, restaurante, discoteca, piscinas e campos de ténis. O que mais distinguiu este empreendimento foi a sua discoteca, que chegou a constituir-se como uma das principais referências na região norte. Mas, na década de 90, a discoteca fechou portas e a partir daí todo o empreendimento caiu no abandono. As instalações foram progressivamente vandalizadas apresentando hoje um estado de completa degradação, que dão um péssimo aspecto àquela zona. A sociedade que detém o Luziamar tem anunciado nos últimos anos, po

Romaria d’Agonia já tem cartaz para 2021

A Comissão de Festas apresentou hoje, 24 de junho, o cartaz vencedor que vai divulgar a Romaria de Nossa Senhora d’ Agonia a nível Nacional e Internacional. O cartaz da Romaria de Nossa Senhora d’Agonia de 2021, mostra um Traje à Vianesa da Ribeira Lima, popularmente apelidado de “à moda” de Santa Marta de Portuzelo. Assim, num ano em que afirmamos o nosso sentimento de pertença – “Somos Todos Romaria”, a jovem mordoma, Renata de Castro Guisantes enverga este traje de festa vermelho, oriundo da freguesia de Perre. Tal como os trajes executados entre finais da década de 30 e o início da década de 40 do século passado, este Traje à Vianesa possui diversas características comuns a este período: avental de motivos florais, saia de riscas com uma barra bordada a linha de algodão branco, assim como uma camisa de linho bordada, com motivos florais a linha azulão. Neste traje usado pela mordoma destacam-se ainda algumas peças de Ourivesaria Popular Portuguesa.   O cartaz da romaria deste ano,

Dia de chuva em Viana do Castelo!

“Um dia de chuva é tão belo como um dia de sol. Ambos existem, cada um como é“ (Alberto Caeiro) 📸 1 out 2024 | Olhar Viana do Castelo

Porque hoje é Dia Mundial do Animal...

Um olhar pela “Marina Rosa”, situada em Darque, Viana do Castelo, local onde se pratica a criação do Cavalo Lusitano. 📸 out 2024 | Olhar Viana do Castelo

Campo de girassóis chama a atenção em Carreço (Viana)

Um extenso campo de girassóis pinta de amarelo a paisagem na Veiga de Carreço (Viana do Castelo), junto à estrada Nacional 13. Para quem passa por ali é difícil ficar indiferente à imensidão de flores que encanta qualquer um. A beleza é tanta que não falta quem pare por alguns minutos para observar os girassóis e aproveite a paisagem como cenário para tirar algumas fotografias.