Avançar para o conteúdo principal

Politécnico de Viana do Castelo receberá o IV FIRMA

Criado com o objectivo de analisar o estado dos recursos marinhos vivos em diferentes países ibero-americanos, o Fórum deste ano pretende promover a ideia de uma exploração sustentada e eficiente das pescas e da produção aquícola.
Nos próximos dias 27, 28 e 29 de Outubro, o Instituto Politécnico de Viana do Castelo [IPVC] acolherá o IV Fórum Ibero-americano dos Recursos Marinhos e da Aquacultura [FIRMA], criado com o principal propósito de analisar em diferentes países ibero-americanos o estado dos recursos marinhos vivos, para além de realçar o debate acerca de uma exploração sustentada e eficiente das pescas e da produção aquícola. Numa organização conjunta com o Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental [CIIMAR], o certame será realizado no Auditório Principal da Escola Superior de Tecnologia e Gestão [ESTG] do IPVC.
Manuela Vaz Velho, Directora da ESTG-IPVC e Presidente da Organização do IV FIRMA, ao analisar a importância da realização deste evento na instituição, lembra que este fórum não pretende ser apenas mais um evento na área das ciências marinhas e aquacultura, ou um congresso científico que cubra os circuitos habituais da investigação académica. “O FIRMA pretende fazer algo diferente. Pretende ser um espaço em que os agentes envolvidos (empresas do sector, investigadores, universidades, instituições governamentais, e outros agentes de desenvolvimento regional, nacional e internacional), possam facilmente compreender, divulgar e interagir em prol do desenvolvimento do sector, com o objectivo de optimizar a gestão dos recursos marinhos e o desenvolvimento da aquacultura no espaço ibero-americano”, conclui Manuela Vaz Velho.
Com um vasto programa de conferências, ainda associado ao IV FIRMA, no dia 26 de Outubro, realizam-se vários mini-cursos, sobre diversas temáticas, com formadores nacionais e estrangeiros. As inscrições, no valor de 150€, devem ser submetidas on-line. Estudantes de licenciatura ou mestrado, oriundos de quaisquer instituições de ensino, pagarão um preço simbólico de 50€, tendo direito a informações, assistência e convites para actividades do Fórum, para além de senhas que darão direito a almoço no refeitório do IPVC.
Ainda no âmbito do IV FIRMA, Viana do Castelo receberá o navio Santa Maria Manuela, onde terão lugar os jantares e, no último dia do Fórum, um passeio em alto-mar.

Fonte: IPVC

MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

O Festival de Folclore Internacional Alto Minho está quase a chegar!

Tem início amanhã, 15 de julho e prolonga-se até 21 de julho. Em 2024, na 26ª edição, o evento contará com a presença de vários grupos folclóricos do concelho vianense e a participação internacional de grupos da Espanha, França, Hungria, Paraguai e Ucrânia. Devido à intervenção de conservação e restauro que ainda está a decorrer no Chafariz da Praça da República, as galas da edição deste ano do Festival de Folclore Internacional do Alto Minho vão ter como palco o Centro Cultural, em vez da Praça da República como era habitual. Conheça AQUI toda a programação ao pormenor.

O crochet está de volta às ruas de Vila Nova de Cerveira

A 6ª edição do “O Crochet sai à Rua… em Cerveira” volta a espalhar pelo centro histórico desta vila minhota a arte do crochet, recriando o património mais emblemático de cada freguesia, algumas tradições e ainda muitos outros apontamentos criativos em crochet. Para ver até ao final de setembro de 2023.

Campo de girassóis chama a atenção em Carreço (Viana)

Um extenso campo de girassóis pinta de amarelo a paisagem na Veiga de Carreço (Viana do Castelo), junto à estrada Nacional 13. Para quem passa por ali é difícil ficar indiferente à imensidão de flores que encanta qualquer um. A beleza é tanta que não falta quem pare por alguns minutos para observar os girassóis e aproveite a paisagem como cenário para tirar algumas fotografias.

Viana do Castelo em dia de feira semanal

Esta velha e tradicional atividade realiza-se semanalmente, às sextas-feiras, no Campo d’Agonia/Campo do Castelo. Neste grande espaço de venda ao ar livre, encontra-se uma diversidade de produtos, nomeadamente louças, tecidos, roupas, calçado, atoalhados, móveis, vasilhame, ferramentas, cobres entre muitos outros. Horário de funcionamento | Verão das 07h00-20h00 / Inverno das 07h00-18h00. Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25)

Mordoma do cartaz da Romaria d’Agonia 2024 escolhida por concurso

Pela primeira vez na história da Romaria d’Agonia a mordoma do cartaz que leva a maior festa popular portuguesa a todo o mundo será selecionada por um júri entre 20 finalistas, todas elas escolhidas entre as concorrentes, abrindo assim espaço para mulheres com idades entre os 18 e os 35 anos participarem. “Qualquer mulher que sinta a nossa Romaria pode concorrer e pode aspirar a ser a mordoma da festa. É uma inovação que introduzimos este ano, pensando em todas as jovens mulheres que alimentam este sonho”, explicou Manuel Vitorino, presidente da VianaFestas, a entidade organizadora das festas da cidade. O novo regulamento para escolha do cartaz da Romaria de Nossa Senhora d’Agonia vai ser implementado este ano e substitui o modelo anterior, de concurso promovido, que estava em vigor desde 2011, e que implicava escolher o conjunto do autor, do cartaz e da mordoma. No formato para a definição do cartaz da Romaria a estrear este ano, o mesmo passa a contemplar três fases, com qualquer mul