Avançar para o conteúdo principal

Sr. Armando, há mais de 60 anos a exercer a profissão de funileiro

O Senhor Armando, hoje com 80 anos de idade, exerce a profissão de funileiro há mais de 60 e ainda trabalha na sua oficina de funilaria que abriu já lá vão 58 anos (antes trabalhou por conta de outrem), situada no Largo de Santa Catarina, em Viana do Castelo.
Funileiro é uma arte em vias de extinção, situação que valoriza ainda mais o trabalho deste profissional que presentemente é o único em actividade na cidade.
Foi sempre com muita dedicação que o Sr. Armando produziu ou consertou baús, baldes, regadores, tabuleiros, funis… utensílios em alumínio, chapa zincada ou folha flandres.
Hoje, com avançada idade e pouca saúde, limita-se a fazer pequenos serviços para passar o tempo. Como actualmente a procura dos utensílios que produz é muito diminuta, fica a maior parte do tempo sentado a ver quem passa ou a conversar com fregueses e amigos.
Na sua oficina ainda podemos encontrar baús (outrora muito procurados pela classe piscatória da Ribeira de Viana do Castelo), regadores, baldes… todos produzidos artesanalmente, mas pouco procurados nos tempos actuais.







MENSAGENS MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Campo de girassóis chama a atenção em Carreço (Viana)

Um extenso campo de girassóis pinta de amarelo a paisagem na Veiga de Carreço (Viana do Castelo), junto à estrada Nacional 13. Para quem passa por ali é difícil ficar indiferente à imensidão de flores que encanta qualquer um. A beleza é tanta que não falta quem pare por alguns minutos para observar os girassóis e aproveite a paisagem como cenário para tirar algumas fotografias.

Já há programação oficial para o LER EM VIANA - Festa do Livro e das Artes!

Iniciativa da Câmara Municipal de Viana do Castelo e organizado e programado pela Biblioteca Municipal, o LER EM VIANA - Festa do Livro e das Artes decorre entre 18 e 26 de abril reunindo um conjunto de propostas em torno do universo da leitura, das artes e da criatividade. O Centro Cultural de Viana do Castelo, será novamente o palco da edição deste ano. Feira do Livro, encontros com escritores, apresentação de livros, horas do conto para crianças e famílias, música e dança compõem a programação da 5ª edição do LER EM VIANA. Entrada gratuita todos os dias das 14h30 às 23h30.

Reabilitação em vez da demolição

A opção de reabilitar em vez de demolir, preserva a história e o charme arquitetónico original desta habitação antiga em pleno centro histórico da cidade de Viana do Castelo. Esteve vários anos devoluta e degradada. Ainda está em obra, mas já dá para imaginar como vai ficar. 📸 março 2026 | @olharvianadocastelom 📸 abril 2021 | @olharvianadocastelo  📸 janeiro 2010 | @olharvianadocastelo

A Páscoa Doce está a chegar a Viana

A Praça da República a preparar-se para receber iniciativas do evento Páscoa Doce, que vai decorrer de 27 de março a 6 de abril, na cidade de Viana do Castelo. 📸 25 março 2026 | @olharvianadocastelo

Viana do Castelo promove Páscoa Doce de 27 de março a 6 de abril

Para assinalar a Páscoa, a Câmara Municipal de Viana do Castelo, a Associação Empresarial do Distrito de Viana do Castelo e a Diocese de Viana do Castelo, realizam uma série de iniciativas inseridas no evento Páscoa Doce, que vão decorrer no centro histórico da cidade de 27 de março a 6 de abril. 📸 arquivo | @olharvianadocastelo Consulte o programa completo👇