Avançar para o conteúdo principal

A VianaPolis vai lançar a 23 de Novembro a segunda hasta pública para a venda da totalidade dos 26 lotes de terrenos do Parque da cidade

Parque da cidade, Viana do Castelo

A venda destes terrenos está prevista há cinco anos e a avaliação inicial foi 21,6 milhões de euros pelos 63 mil metros quadrados de terrenos.
Contudo, fruto da crise financeira e das repercussões no mercado da construção, nunca apareceu qualquer interessado no negócio.
Daí a decisão da sociedade que gere o programa de requalificação urbana e ambiental da cidade de adequar os preços à nova realidade do mercado imobiliário, como adianta o autarca José Maria Costa.
José Maria Costa considera uma «prioridade» a venda, em hasta pública, por 10 milhões de euros, dos terrenos do parque da cidade”. Será uma operação importante para tentar resolver a situação financeira da VianaPolis que é «preocupante», com uma dívida à banca de 19 milhões de euros.
Esta venda será feita por um preço base de nove milhões de euros, relativamente a 26 lotes de terreno, e mais cerca de um milhão de euros pelo terreno previsto para dois equipamentos, entre os quais um hotel. O autarca de Viana está convencido que esta segunda tentativa vai ter sucesso.
Ao fim de cinco anos sem aparecerem compradores interessados nos 26 lotes da futura urbanização do Parque da Cidade, a sociedade VianaPolis vai lançar, em Novembro, uma nova hasta pública para a venda dos terrenos, mas desta vez a preço de saldo. É que dos 20 milhões de euros pedidos até agora, o valor desce para metade, 10 milhões.
A sociedade, que integra os ministérios do Ambiente e das Finanças (60 por cento) e a Câmara (40 por cento), mantém-se em funções com o objectivo único de demolir o Edifício Jardim, operação que continua a esbarrar nos processos judiciais movidos pelos moradores.

Texto: Rádio Alto Minho (10.10.2011)

MENSAGENS MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Já há horários das iluminações e espetáculos multimédia em Viana do Castelo

As iluminações de Natal e os espetáculos multimédia são ligadas todos os dias a partir de 8 de novembro de 2025 e vão manter-se até dia 12 de janeiro de 2026, nos seguintes horários: ILUMINAÇÃO DE NATAL Domingo a Quinta das 17h00 às 22h00 Sexta e Sábado das 17h00 às 00h00 ESPETÁCULOS MULTIMÉDIA Avenida dos Combatentes da Grande Guerra Domingo a Quinta às 18h00; 19h00; 20H00; 21h00; 22h00 Sexta e Sábado também às 23h00 e 00h00 Árvore de Natal no anfiteatro da Marina  Domingo a Quinta às 18h30; 19h30; 20H30; 21h30 Sexta e Sábado também às 22h30 e 23h30 📸 7 novembro 2025 | @olharvianadocastelo

Hoje, 6 de janeiro, é dia de…

A igreja de São Domingos acolher a tradicional “Adoração dos Reis Magos”. O evento tem início às 21h30 e contará, além do presépio ao vivo interpretado pelos grupos de teatro da CIRC e À Margem, com um concerto de Natal pelo Coral Polifónico de Viana do Castelo. No final será oferecido vinho quente com maçã assada, canela e mel. 📸 janeiro 2026 | @olharvianadocastelo

Andando pela cidade…

📸 7 janeiro 2026 | @olharvianadocastelo

Adeus, Natal!

Viana do Castelo já começou a retirar as decorações natalícias. O Dia de Reis, celebrado a 6 de janeiro, funciona como data simbólica para “fechar” o período das Festas de Natal. Até para o ano (2026/2027). 📸 7 janeiro 2026 | @olharvianadocastelo

O Castelo que deu o nome à cidade

Foi a 20 de Janeiro de 1848 que a Vila de Viana do Minho foi elevada a cidade com a denominação de Viana do Castelo. Esta distinção foi concedida pela Rainha D. Maria II. Reza a história que este gesto da Rainha se deveu ao reconhecimento da heróica resistência e lealdade do comandante do Castelo de Santiago da Barra, aquando da guerra civil da Patuleia. (Extrato da carta datada de 20 de Janeiro de 1848, que a Rainha D. Maria II enviou à Câmara de Viana)  “...Hei por bem e me praz, que a Vila de Viana do Minho fique erecta em cidade com a denominação de Cidade de Viana do Castelo, e que nesta qualidade goze de todas as prerrogativas que direitamente lhe pertencem...”