Avançar para o conteúdo principal

Convento de Cabanas, em Afife, à venda


O Convento de São João de Cabanas, em Afife, está à venda na internet. Depois da morte do escritor e poeta Pedro Homem de Mello, já é a segunda vez que o imóvel vai à praça. Da primeira vez o preço rondava os 25 mil contos, em dinheiro antigo. Hoje, e depois de ter falecido o seu último proprietário, o Cônsul de Espanha no Porto, não há valor oficialmente apontado, mas fala-se em meio milhão de euros. Francisco Sampaio, que foi presidente da extinta Região de Turismo do Alto Minho, diz que seria bom que a região ficasse com este património que serviu não só de residência mas também de fonte de inspiração a Pedro Homem de Mello.
Pedro Homem de Mello, viveu grande parte da sua vida em Afife na sua residência no Convento de Cabanas, que era o seu refúgio e lugar de inspiração para a escrita. Situado numa encosta junto à margem direita do rio Afife, este convento integra-se na Quinta de Cabanas e é composto por uma igreja com torre sineira, capela-mor e dependências conventuais. O convento terá sido edificado em 570, por S. Martinho de Dume e em 746 destruído pelos árabes, sendo mais tarde reedificado. Este monumento foi classificado pelo IPPAR, em 1997, como Imóvel de Interesse Público.

Texto: Rádio Geice
Mais »


MENSAGENS MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Dia de pescar por Carreço (Viana do Castelo). Praia de Paçô

Local muito procurado por pescadores lúdicos para usufruírem de momentos de lazer, relaxamento, convívio e contemplação. Passam horas na praia à espera que um qualquer peixe possa “picar”.

Campo de girassóis chama a atenção em Carreço (Viana)

Um extenso campo de girassóis pinta de amarelo a paisagem na Veiga de Carreço (Viana do Castelo), junto à estrada Nacional 13. Para quem passa por ali é difícil ficar indiferente à imensidão de flores que encanta qualquer um. A beleza é tanta que não falta quem pare por alguns minutos para observar os girassóis e aproveite a paisagem como cenário para tirar algumas fotografias.

VIANA | Hotel geriátrico instala-se em casa do século XVIII

Uma casa do século XVIII, em pleno centro histórico de Viana do Castelo, abriu portas como hotel geriátrico de 5 estrelas, o primeiro no Alto Minho, num investimento de seis milhões de euros.  Com capacidade para acolher 45 hóspedes, o equipamento, licenciado como ERPI (Estrutura Residencial para Idosos) tem, "neste momento, uma taxa de ocupação de cerca de 40%, a maior parte de Viana do Castelo".  "Além do mercado local, onde a taxa de ocupação inicial está dentro das expectativas, pretendemos, rapidamente, alargar a nossa oferta ao mercado nacional e, sobretudo, ao mercado internacional, em especial aos países nórdicos. Através do estabelecimento de parcerias e desenvolvimento do nosso conceito enquanto produto turístico inovador e diferenciado", afirma Andreia Ferreira directora da nova unidade hoteleira.  A abertura do hotel  - HG Residences - criou "18 postos de trabalho directos e cerca de quatro indirectos", número que "será ajustado à e...

Viana do Castelo prepara-se para receber o Festival de Folclore Internacional Alto Minho

Entre os dias 13 e 19 de julho, Viana do Castelo irá receber grupos oriundos da Argentina, Brasil, Chile, Espanha, México, Países Baixos e Portugal, que durante vários dias encherão as ruas e palcos de música, dança, cor e alegria. O programa do XXVIII Festival de Folclore Internacional Alto Minho, contempla grandes galas na Praça da República e no Casino Afifense, atuações em instituições de solidariedade social, desfile pelas ruas da cidade, tasquinhas e momentos de convívio. Amanhã, 10 de Julho, sexta-feira, a partir das 18h00, nos Antigos Paços do Concelho (Praça da República), terá lugar a Abertura da Exposição "Cartazes com História". As Galas da Praça da República de Viana do Castelo : 14 de Julho | Terça-feira 21h30 - Gala de Boas-Vindas 17 de Julho | Sexta-feira 21h30 - Gala do Encontro de Culturas 18 de Julho | Sábado 21h30 - Gala da Despedida 📸 9 julho | @olharvianadocastelo  Consulte o programa completo👇

Começa hoje o MARGINAL - FESTA NO JARDIM

De 3 a 13 de julho, o Jardim Público e o Jardim Marginal de Viana do Castelo, enchem-se de atividades com o MARGINAL - FESTA NO JARDIM . Qual o momento que não irá mesmo perder? Toda a programação AQUI . 📸 3 julho 2025 | Olhar Viana do Castelo