Há 131 anos… na “A Aurora do Lima”


Por mera curiosidade, comecei muito recentemente a folhear aleatoriamente algumas edições dos primeiros anos de existência do jornal mais antigo de Portugal continental, “A Aurora do Lima”, de Viana do Castelo.
A leitura ainda foi muito escassa, mas entretanto escolhi para partilhar o pequeno anúncio publicado numa Quarta-Feira, 18 de Agosto de 1880, que me despertou a atenção pelas seguintes razões:
O Novo Hotel ocupar o antigo Palacete do General Luís do Rego, hoje sede do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (nunca tinha ouvido falar da existência de qualquer hotel neste edifício);
No Hotel existir um restaurante onde se podia encontrar comida a toda e qualquer hora e fornecia jantares para fora (curioso o facto de se encontrar comida a qualquer hora);
Os jantares de mesa redonda começavam às 3 horas da tarde (não faço a mínima ideia do que seja os jantares de mesa redonda e mais estranho ainda começarem às 3 horas da tarde).
Este centenário jornal é uma verdadeira testemunha de acontecimentos de várias épocas da história de Viana do Castelo que, com certeza me vai servir de fonte para futuros posts.

Comentários

  1. Achei também interessante a utilização de "competência" no sentido de concorrência, que se mantem no Espanhol e desapareceu no português.

    ResponderEliminar

Publicar um comentário

Mensagens populares deste blogue

CASA VALENÇA | Estabelecimento comercial fundado em 1839

Câmara de Viana vai acionar garantia de obra para reparar troço de ecovia danificado

Elevador de Santa Luzia a subir e descer o Monte há 98 anos

Aconteceu neste dia...