Avançar para o conteúdo principal

História da Capela de Santa Catarina

A actual Capela de Santa Catarina fica situada em plena zona da Ribeira de Viana do Castelo. Foi erguida neste local em troca da primitiva com o mesmo nome, erigida junto à Torre da Roqueta mas que, com a ampliação da fortaleza, ficou no seu interior, não permitindo o acesso a este habitual local de culto dos pescadores de Viana.
Como na altura Portugal era governado por Castela, o rei ordenou que a Capela no interior da Fortaleza ficasse sob a invocação de Santiago.

Primitiva Capela de Santa Catarina no interior do Castelo de Santiago da Barra
Actual Capela de Santa Catarina na Zona da Ribeira de Viana do Castelo

MENSAGENS MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Bem-vinda, primavera!

A primavera, a estação mais colorida e florida do ano, começa esta sexta-feira, 20 de março. Começa com céu encoberto e alguns chuviscos em Viana do Castelo. Mas há boas notícias, está prevista uma melhoria do estado do tempo já a partir de amanhã. É durante esta estação do ano que jardins e espaços verdes da cidade ganham um colorido especial. 📸 20 março 2026 | @olharvianadocastelo

Farol de Montedor faz hoje 116 anos

Localizado no lugar de Montedor, na freguesia de Carreço, concelho de Viana do Castelo, é composto por uma torre de 28 metros de altura e a sua luz tem um alcance luminoso de 22 milhas náuticas, aproximadamente 40 quilómetros. Está situado a uma altitude de 103 metros acima do nível médio das águas do mar. Entrou em funcionamento no dia 20 de março de 1910. Parabéns ao Farol de Montedor que guarda mais de um século de história e que todos os dias ilumina o caminho de quem anda no Mar. 📸 março 2026 | @olharvianadocastelo

Campo de girassóis chama a atenção em Carreço (Viana)

Um extenso campo de girassóis pinta de amarelo a paisagem na Veiga de Carreço (Viana do Castelo), junto à estrada Nacional 13. Para quem passa por ali é difícil ficar indiferente à imensidão de flores que encanta qualquer um. A beleza é tanta que não falta quem pare por alguns minutos para observar os girassóis e aproveite a paisagem como cenário para tirar algumas fotografias.

Fim do dia à beira-mar

Praia Norte Viana do Castelo  📸 18 março 2026 | @olharvianadocastelo

Já é conhecido o rosto do cartaz da Romaria d'Agonia 2026

Mafalda Brandão, de 21 anos, natural de Areosa, Viana do Castelo, foi a Mordoma escolhida entre as 20 finalistas das 46 participantes no concurso da edição deste ano da Romaria d'Agonia.  Agora que está escolhida a “Mordoma do Cartaz da Romaria d’Agonia 2026”, a VianaFestas convidará três ilustradores a desenvolver propostas para o cartaz oficial, tendo como figura central a jovem selecionada. Entre as propostas apresentadas será escolhida a imagem que irá promover a Romaria de 2026 pelo mundo. A apresentação pública do cartaz oficial da Romaria d’Agonia 2026 está agendada para o dia 30 de maio. A Romaria de Nossa Senhora d’Agonia 2026 realiza-se de 15 a 23 de agosto, em Viana do Castelo.