Avançar para o conteúdo principal

A REGIONAL | Taberna à antiga portuguesa

Em Viana do Castelo, há umas décadas atrás, havia-as às dezenas, actualmente contam-se meia dúzia de resistentes e poucas são as que mantêm a decoração antiga.
Situada no centro histórico de Viana do Castelo, no Largo Amadeu Costa, a velhinha taberna “A Regional” ainda mantém os traços típicos das antigas tabernas, parece que o tempo não passou por ali.
Diz-se que é a taberna mais antiga de Viana do Castelo. A sua actual proprietária a D. Olívia, com 83 anos de idade, já está à frente deste estabelecimento há 56 anos, altura em que casou, sendo que o seu marido já era dono deste estabelecimento anteriormente.
A D. Olívia diz que, apesar dos clientes serem cada vez menos, vai continuar a fazer os seus petiscos e a manter as portas abertas até quando a sua saúde o permitir.
Nesta taberna, entre dois dedos de conversa, os vianenses podem contar com a amabilidade da D. Olívia, com as suas pataniscas e com uma malguinha de vinho, servidos a qualquer hora do dia.





MENSAGENS MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Campo de girassóis chama a atenção em Carreço (Viana)

Um extenso campo de girassóis pinta de amarelo a paisagem na Veiga de Carreço (Viana do Castelo), junto à estrada Nacional 13. Para quem passa por ali é difícil ficar indiferente à imensidão de flores que encanta qualquer um. A beleza é tanta que não falta quem pare por alguns minutos para observar os girassóis e aproveite a paisagem como cenário para tirar algumas fotografias.

Já há programação oficial para o LER EM VIANA - Festa do Livro e das Artes!

Iniciativa da Câmara Municipal de Viana do Castelo e organizado e programado pela Biblioteca Municipal, o LER EM VIANA - Festa do Livro e das Artes decorre entre 18 e 26 de abril reunindo um conjunto de propostas em torno do universo da leitura, das artes e da criatividade. O Centro Cultural de Viana do Castelo, será novamente o palco da edição deste ano. Feira do Livro, encontros com escritores, apresentação de livros, horas do conto para crianças e famílias, música e dança compõem a programação da 5ª edição do LER EM VIANA. Entrada gratuita todos os dias das 14h30 às 23h30.

Reabilitação em vez da demolição

A opção de reabilitar em vez de demolir, preserva a história e o charme arquitetónico original desta habitação antiga em pleno centro histórico da cidade de Viana do Castelo. Esteve vários anos devoluta e degradada. Ainda está em obra, mas já dá para imaginar como vai ficar. 📸 março 2026 | @olharvianadocastelom 📸 abril 2021 | @olharvianadocastelo  📸 janeiro 2010 | @olharvianadocastelo

Viana do Castelo promove Páscoa Doce de 27 de março a 6 de abril

Para assinalar a Páscoa, a Câmara Municipal de Viana do Castelo, a Associação Empresarial do Distrito de Viana do Castelo e a Diocese de Viana do Castelo, realizam uma série de iniciativas inseridas no evento Páscoa Doce, que vão decorrer no centro histórico da cidade de 27 de março a 6 de abril. 📸 arquivo | @olharvianadocastelo Consulte o programa completo👇

A Páscoa Doce está a chegar a Viana

A Praça da República a preparar-se para receber iniciativas do evento Páscoa Doce, que vai decorrer de 27 de março a 6 de abril, na cidade de Viana do Castelo. 📸 25 março 2026 | @olharvianadocastelo