Avançar para o conteúdo principal

VIANA | Monumento a D. Afonso III

Construído com 24 blocos de mármore de Estremoz, este monumento foi inaugurado em 29 de Outubro de 2004 em homenagem a D. Afonso III, rei fundador de Viana.
A obra, do escultor Paulo Neves, implantada na Praça D. Afonso III faz alusão aos diversos aspectos da vida e acção do rei fundador. Assim, um escudo no lado esquerdo representa o carácter de guerreiro, uma asa no lado direito assinala as características de protector do reino, as linhas rectilíneas da cabeça representam a coroa do Rei, enquanto a parte posterior da escultura, disposta em espiral, evoca o crescimento e a construção do Reino, do qual foi derradeiro conquistador.
Fundador de Viana da Foz do Lima, D. Afonso III foi uma das personagens marcantes da História nacional. Filho mais novo de D. Afonso II, adivinhou a vocação marítima da foz do Lima, outorgando-lhe foral a 18 de Junho de 1258, ao “…fazer uma Póvoa, no lugar chamado Átrio, na foz do Lima, à qual de novo imponho o nome de Viana. (…).”




MENSAGENS MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Já há horários das iluminações e espetáculos multimédia em Viana do Castelo

As iluminações de Natal e os espetáculos multimédia são ligadas todos os dias a partir de 8 de novembro de 2025 e vão manter-se até dia 12 de janeiro de 2026, nos seguintes horários: ILUMINAÇÃO DE NATAL Domingo a Quinta das 17h00 às 22h00 Sexta e Sábado das 17h00 às 00h00 ESPETÁCULOS MULTIMÉDIA Avenida dos Combatentes da Grande Guerra Domingo a Quinta às 18h00; 19h00; 20H00; 21h00; 22h00 Sexta e Sábado também às 23h00 e 00h00 Árvore de Natal no anfiteatro da Marina  Domingo a Quinta às 18h30; 19h30; 20H30; 21h30 Sexta e Sábado também às 22h30 e 23h30 📸 7 novembro 2025 | @olharvianadocastelo

Hoje, 6 de janeiro, é dia de…

A igreja de São Domingos acolher a tradicional “Adoração dos Reis Magos”. O evento tem início às 21h30 e contará, além do presépio ao vivo interpretado pelos grupos de teatro da CIRC e À Margem, com um concerto de Natal pelo Coral Polifónico de Viana do Castelo. No final será oferecido vinho quente com maçã assada, canela e mel. 📸 janeiro 2026 | @olharvianadocastelo

Andando pela cidade…

📸 7 janeiro 2026 | @olharvianadocastelo

Adeus, Natal!

Viana do Castelo já começou a retirar as decorações natalícias. O Dia de Reis, celebrado a 6 de janeiro, funciona como data simbólica para “fechar” o período das Festas de Natal. Até para o ano (2026/2027). 📸 7 janeiro 2026 | @olharvianadocastelo

Sem comentários…

Pela Marina de Viana do Castelo  📸 janeiro 2026 | @olharvianadocastelo