Avançar para o conteúdo principal

Câmara Municipal vai substituir 18 árvores do Jardim Público da cidade

A Câmara Municipal de Viana do Castelo, através do Sector de Jardins, vai proceder à substituição de 18 árvores do Jardim Público da cidade que se encontram em mau estado. Estas serão substituídas por 21 árvores mais jovens, num processo que decorre já a partir da próxima semana.
Esta intervenção tem por objectivo melhorar a fitossanidade das árvores e garantir maior segurança aos utentes deste Jardim (diminuir os riscos de queda ou quebra de árvores ou ramos) e surge de um processo de avaliações sobre a estabilidade biomecânica e fitossanitária das árvores, ou seja, foi usado o método VTA (Visual Tree Assessment) e instrumental de apoio ao diagnóstico, de forma a detectar cavidades não visíveis, recorrendo-se ainda ao resistógrafo, um aparelho electrónico que mede a resistência da madeira à perfuração, indicando a qualidade da madeira ao longo da perfuração e a existência ou não de cavidades, através da interpretação do traçado originado pelo ensaio efectuado, e foram ainda avaliados os parâmetros dendrométricos e dendrológicos, assim como os factores ambientais.
As árvores em causa são, na sua maioria tílias, que definem uma alameda e um tolde sobre o passeio principal do Jardim, sendo conduzidas em porte condicionado, “em talão”, podadas de dois em dois anos, de forma a manter o seu porte ao longo dos tempos. Estas árvores irão ser substituídas por outros 9 exemplares da mesma espécie, mais jovens.
A ladear o Jardim, numa pequena linha a Norte, encontram-se ainda nove choupos brancos que também evidenciam mau estado, pelo que também irão ser abatidos, sendo ser substituídos por outras árvores, sendo instaladas doze sorveiras de passarinhos.
Das 176 árvores existentes no Jardim Público, serão assim retiradas 18 árvores, sendo substituídas por 21 outras mais jovens ainda este mês e, posteriormente, durante o mês de Janeiro, será realizada a poda de todas as árvores deste Jardim com os objectivos de manter a conformação e a estabilidade das árvores, assim como eliminar ramos mortos ou doentes que possam representar perigo de queda.
Recorde-se que já no passado mês de Outubro, após uma primeira avaliação dos técnicos municipais, foram retiradas 2 tílias que evidenciavam muito mau estado fitossanitário.

MENSAGENS MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

“Viana Amor & Folia” junta Carnaval e Dia dos Namorados em Viana

Viana do Castelo vai celebrar o Carnaval e Dia dos Namorados de 13 a 17 de fevereiro, com o evento “Viana Amor & Folia”. Conheça a programação completa 👇

Não parece, mas esta rua em Viana do Castelo é pedonal

Uma das mais importantes ruas da cidade de Viana do Castelo, a rua Manuel Espregueira, há muitos anos que foi transformada numa artéria pedonal. Era muito raro ver uma viatura a circular nela. Nos últimos tempos, tornou-se habitual ver um grande número de viaturas estacionadas e a circular, havendo dias que mais parece uma rua de trânsito automóvel normal. 📸 27 janeiro 2026 | @olharvianadocastelo

Esta capela do século XVII celebra Nossa Senhora das Candeias com três dias de festa

Construída no ano de 1621, a Capela da Nossa Senhora das Candeias, situada no largo Maestro José Pedro, em Viana do Castelo vai estar em festa nos dias 31 de janeiro, 1 e 2 de fevereiro. As celebrações incluem procissão de velas, arraial, leilão de oferendas e missa cantada. PROGRAMA Dia 31 de janeiro (SÁBADO) 21h00 - Procissão de Velas (Sairá da Igreja de São Domingos, para a Capela de NOSSA SENHORA DAS CANDEIAS, percorrendo o seguinte itinerário: Rua Góis Pinto, Rua Monsenhor Daniel Machado, Rua dos Poveiros, Rua do Loureiro, Largo Amadeu Costa e Largo Maestro José Pedro). Dia 1 de fevereiro (DOMINGO) 15h00 - Arraial, Leilão de Oferendas e Sessão Musical, pelos elementos da ZÉ PEDRO Associação Musical. Dia 2 de fevereiro (SEGUNDA-FEIRA) 11h00 - Benção das Velas seguida de Missa Cantada em honra de Nossa Senhora das Candeias.

Campo de girassóis chama a atenção em Carreço (Viana)

Um extenso campo de girassóis pinta de amarelo a paisagem na Veiga de Carreço (Viana do Castelo), junto à estrada Nacional 13. Para quem passa por ali é difícil ficar indiferente à imensidão de flores que encanta qualquer um. A beleza é tanta que não falta quem pare por alguns minutos para observar os girassóis e aproveite a paisagem como cenário para tirar algumas fotografias.

O Castelo que deu o nome à cidade

Foi a 20 de Janeiro de 1848 que a Vila de Viana do Minho foi elevada a cidade com a denominação de Viana do Castelo. Esta distinção foi concedida pela Rainha D. Maria II. Reza a história que este gesto da Rainha se deveu ao reconhecimento da heróica resistência e lealdade do comandante do Castelo de Santiago da Barra, aquando da guerra civil da Patuleia. (Extrato da carta datada de 20 de Janeiro de 1848, que a Rainha D. Maria II enviou à Câmara de Viana)  “...Hei por bem e me praz, que a Vila de Viana do Minho fique erecta em cidade com a denominação de Cidade de Viana do Castelo, e que nesta qualidade goze de todas as prerrogativas que direitamente lhe pertencem...”