Avançar para o conteúdo principal

Câmara Municipal vai substituir 18 árvores do Jardim Público da cidade

A Câmara Municipal de Viana do Castelo, através do Sector de Jardins, vai proceder à substituição de 18 árvores do Jardim Público da cidade que se encontram em mau estado. Estas serão substituídas por 21 árvores mais jovens, num processo que decorre já a partir da próxima semana.
Esta intervenção tem por objectivo melhorar a fitossanidade das árvores e garantir maior segurança aos utentes deste Jardim (diminuir os riscos de queda ou quebra de árvores ou ramos) e surge de um processo de avaliações sobre a estabilidade biomecânica e fitossanitária das árvores, ou seja, foi usado o método VTA (Visual Tree Assessment) e instrumental de apoio ao diagnóstico, de forma a detectar cavidades não visíveis, recorrendo-se ainda ao resistógrafo, um aparelho electrónico que mede a resistência da madeira à perfuração, indicando a qualidade da madeira ao longo da perfuração e a existência ou não de cavidades, através da interpretação do traçado originado pelo ensaio efectuado, e foram ainda avaliados os parâmetros dendrométricos e dendrológicos, assim como os factores ambientais.
As árvores em causa são, na sua maioria tílias, que definem uma alameda e um tolde sobre o passeio principal do Jardim, sendo conduzidas em porte condicionado, “em talão”, podadas de dois em dois anos, de forma a manter o seu porte ao longo dos tempos. Estas árvores irão ser substituídas por outros 9 exemplares da mesma espécie, mais jovens.
A ladear o Jardim, numa pequena linha a Norte, encontram-se ainda nove choupos brancos que também evidenciam mau estado, pelo que também irão ser abatidos, sendo ser substituídos por outras árvores, sendo instaladas doze sorveiras de passarinhos.
Das 176 árvores existentes no Jardim Público, serão assim retiradas 18 árvores, sendo substituídas por 21 outras mais jovens ainda este mês e, posteriormente, durante o mês de Janeiro, será realizada a poda de todas as árvores deste Jardim com os objectivos de manter a conformação e a estabilidade das árvores, assim como eliminar ramos mortos ou doentes que possam representar perigo de queda.
Recorde-se que já no passado mês de Outubro, após uma primeira avaliação dos técnicos municipais, foram retiradas 2 tílias que evidenciavam muito mau estado fitossanitário.

MENSAGENS MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Bem-vinda, primavera!

A primavera, a estação mais colorida e florida do ano, começa esta sexta-feira, 20 de março. Começa com céu encoberto e alguns chuviscos em Viana do Castelo. Mas há boas notícias, está prevista uma melhoria do estado do tempo já a partir de amanhã. É durante esta estação do ano que jardins e espaços verdes da cidade ganham um colorido especial. 📸 20 março 2026 | @olharvianadocastelo

Farol de Montedor faz hoje 116 anos

Localizado no lugar de Montedor, na freguesia de Carreço, concelho de Viana do Castelo, é composto por uma torre de 28 metros de altura e a sua luz tem um alcance luminoso de 22 milhas náuticas, aproximadamente 40 quilómetros. Está situado a uma altitude de 103 metros acima do nível médio das águas do mar. Entrou em funcionamento no dia 20 de março de 1910. Parabéns ao Farol de Montedor que guarda mais de um século de história e que todos os dias ilumina o caminho de quem anda no Mar. 📸 março 2026 | @olharvianadocastelo

Campo de girassóis chama a atenção em Carreço (Viana)

Um extenso campo de girassóis pinta de amarelo a paisagem na Veiga de Carreço (Viana do Castelo), junto à estrada Nacional 13. Para quem passa por ali é difícil ficar indiferente à imensidão de flores que encanta qualquer um. A beleza é tanta que não falta quem pare por alguns minutos para observar os girassóis e aproveite a paisagem como cenário para tirar algumas fotografias.

Reabilitação em vez da demolição

A opção de reabilitar em vez de demolir, preserva a história e o charme arquitetónico original desta habitação antiga em pleno centro histórico da cidade de Viana do Castelo. Esteve vários anos devoluta e degradada. Ainda está em obra, mas já dá para imaginar como vai ficar. 📸 março 2026 | @olharvianadocastelom 📸 abril 2021 | @olharvianadocastelo  📸 janeiro 2010 | @olharvianadocastelo

Fim do dia à beira-mar

Praia Norte Viana do Castelo  📸 18 março 2026 | @olharvianadocastelo