Avançar para o conteúdo principal

O leilão dos terrenos do parque da cidade fechou deserto, por falta de interessados

Parque da cidade, Viana do Castelo
A sessão, que teve início esta quarta-feira às 11 da manhã no salão nobre da Câmara de Viana não chegou a demorar 10 minutos.
A VianaPolis não prestou declarações à comunicação social. A sociedade reúne esta quarta-feira em sessão ordinária. Irá ainda informar os accionistas do resultado da tentativa para a venda a retalho dos 63 mil metros quadrados de terreno no Parque da Cidade.
O presidente da Câmara de Viana já tinha afirmado que se o leilão fechasse deserto iria solicitar à ministra do Ambiente, a renegociação dos empréstimos da VianaPolis à banca estimados em cerca de 19 milhões de euros.
José Maria Costa invocou a conjuntura económica do país para justificar a ausência de interessados na compra dos terrenos.
A semana passada, a segunda hasta pública lançada nos últimos cinco anos também falhou bem como a venda por licitação de parcelas de terrenos. A venda dos terrenos poderá prolongar-se para 2012.
A avaliação inicial dos terrenos era de 21,6 milhões de euros. Fruto da crise financeira e das repercussões no mercado da construção, a avaliação desceu cerca de 11 milhões de euros. Uma redução decidida pela Direcção-Geral de Tesouro e Finanças.
Face a este cenário o autarca José Maria Costa admite que os accionistas da VianaPolis deverão ser chamados a cobrir um défice de cerca de seis milhões de euros aquando do encerramento da actividade daquela sociedade, previsto para 31 de Dezembro de 2012.

Texto: Rádio Alto Minho (30.11.2011)

MENSAGENS MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Pela Marina de Viana do Castelo

Há três veleiros atracados na Marina de Viana do Castelo, que atraem o olhar de quem passa. 📸 outubro 2026 | @olharvianadocastelo

Desleixo e falta de civismo no Castelo de Santiago da Barra

A ausência de limpeza nesta guarita do Castelo de Santiago da Barra, deixa uma imagem negativa de Viana do Castelo a quem nos visita. O Castelo de Santiago da Barra foi cedido pelo Estado em 1983 à extinta Região de Turismo do Alto Minho (RTAM), sendo atualmente a sede do organismo que sucedeu à RTAM, a Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte de Portugal (TPNP) que gere a promoção turística de 86 municípios. 📸 outubro 2026 | @olharvianadocastelo

Estacionamento abusivo na envolvente de centenário tanque comunitário

Em 2013, o centenário tanque comunitário usado para lavar roupa por gerações de mulheres da Ribeira de Viana do Castelo, bem como a sua envolvente, foram requalificados. Desde então, ao redor do espaço relvado criado na envolvente do tanque, foram colocados pilaretes em madeira para delimitar e impedir a passagem ou estacionamento de veículos. Acontece que, de vez em quando, alguns desses pilaretes “desaparecem”, oportunidade logo aproveitada por diversos automobilistas para lá estacionarem as suas viaturas. De salientar, que a menos de 100 metros deste local, existe espaço de estacionamento gratuito para dezenas de viaturas. 📸 19 outubro 2026 | @olharvianadocastelo

Apaixonados das Harley Davidson convivem em Viana do Castelo

Grupo de “motards” apaixonados pela mítica marca norte-americana de motas Harley Davidson, despertam curiosidade na sua passagem por Viana do Castelo. 📸 24 outubro 2026 | @olharvianadocastelo

Hospitais de Viana do Castelo

Hospital Velho Situado na Praça da Erva (actual Rua do Hospital Velho) ostenta na sua fachada uma inscrição onde é referido o ano da sua edificação (1468), por João Paes, o Velho. Este Hospital terá tido a sua origem como estrutura de apoio a peregrinos que se encaminhavam a Santiago de Compostela, mas também era usado para cuidar das carências básicas de cuidados de saúde. A designação de “Hospital Velho” foi-lhe atribuída depois da entrada em funcionamento do Hospital da Misericórdia. Hospital da Misericórdia A obra de edificação do hospital levou cerca de uma década a ser terminada, iniciando-se a abertura das fundações em 1585 e estando o complexo concluído em 1594. Funcionou como Hospital até 1983, altura em que entrou em funcionamento o actual Hospital de Santa Luzia. Hospital de Santa Luzia Apesar de construído desde o ano de 1976, os serviços foram abrindo por etapas, iniciando-se com a transferência das consultas externas em 05 de Janeiro de ...