Avançar para o conteúdo principal

O leilão dos terrenos do parque da cidade fechou deserto, por falta de interessados

Parque da cidade, Viana do Castelo
A sessão, que teve início esta quarta-feira às 11 da manhã no salão nobre da Câmara de Viana não chegou a demorar 10 minutos.
A VianaPolis não prestou declarações à comunicação social. A sociedade reúne esta quarta-feira em sessão ordinária. Irá ainda informar os accionistas do resultado da tentativa para a venda a retalho dos 63 mil metros quadrados de terreno no Parque da Cidade.
O presidente da Câmara de Viana já tinha afirmado que se o leilão fechasse deserto iria solicitar à ministra do Ambiente, a renegociação dos empréstimos da VianaPolis à banca estimados em cerca de 19 milhões de euros.
José Maria Costa invocou a conjuntura económica do país para justificar a ausência de interessados na compra dos terrenos.
A semana passada, a segunda hasta pública lançada nos últimos cinco anos também falhou bem como a venda por licitação de parcelas de terrenos. A venda dos terrenos poderá prolongar-se para 2012.
A avaliação inicial dos terrenos era de 21,6 milhões de euros. Fruto da crise financeira e das repercussões no mercado da construção, a avaliação desceu cerca de 11 milhões de euros. Uma redução decidida pela Direcção-Geral de Tesouro e Finanças.
Face a este cenário o autarca José Maria Costa admite que os accionistas da VianaPolis deverão ser chamados a cobrir um défice de cerca de seis milhões de euros aquando do encerramento da actividade daquela sociedade, previsto para 31 de Dezembro de 2012.

Texto: Rádio Alto Minho (30.11.2011)

MENSAGENS MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

A fúria do mar…

Agitação marítima, com ondas de grande intensidade, arrancam paralelos junto à foz do rio Lima, em Viana do Castelo.  📸 fevereiro 2026 | @olharvianadocastelo

O “Viana Amor & Folia” está a chegar

Já se começa a preparar o “Viana Amor & Folia”. 📸 11 fevereiro 2026 | @olharvianadocastelo

Alunos de Viana andam em terra e água sem sair do mesmo veículo

Estão a decorrer em Viana do Castelo, desde ontem, prolongando-se por todo o dia de hoje, as iniciativas “Alista-te por um dia” e “Cidadania e Forças Armadas” que pretendem dar a conhecer as Forças Armadas e ajudar a cativar as gerações mais novas para a vida militar. Ao todo, cerca de 300 alunos de Agrupamentos de Escolas do concelho de Viana do Castelo participaram em diversas atividades, nomeadamente numa viagem bem fora do comum, diferente e divertida, que mistura terra e água sem sair do mesmo veículo. Um passeio num veículo anfíbio dos Fuzileiros da Marinha Portuguesa que entusiasmou todos os participantes.

Campo de girassóis chama a atenção em Carreço (Viana)

Um extenso campo de girassóis pinta de amarelo a paisagem na Veiga de Carreço (Viana do Castelo), junto à estrada Nacional 13. Para quem passa por ali é difícil ficar indiferente à imensidão de flores que encanta qualquer um. A beleza é tanta que não falta quem pare por alguns minutos para observar os girassóis e aproveite a paisagem como cenário para tirar algumas fotografias.

Viana volta a celebrar o Carnaval no domingo

O Carnaval está a chegar. Este ano, a terça-feira de Carnaval acontece a 5 de março. Devido ao facto deste dia não ser considerado feriado obrigatório, o Município de Viana do Castelo vai realizar, no domingo, 3 de março, o tradicional Corso de Carnaval. As principais ruas da cidade de Viana do Castelo vão ser palco de muita folia e brincadeira a partir das 16h00. O cortejo da festa onde reina a fantasia, irá contar com 8 carros, 26 grupos e 800 figurantes e tem início na Alameda João Alves Cerqueira (em frente ao Largo Maestro José Pedro), segue pela Av. dos Combatentes da Grande Guerra, Av. Conde da Carreira, Passeio das Mordomas da Romaria, Rua Nova de Santana e termina na Praça 1.º de Maio.