Avançar para o conteúdo principal

“Tipografia Moderna” fundada há mais de 100 anos

Situada na Rua de Santa Clara em Viana do Castelo, a "velha" Tipografia Moderna, com mais de 100 anos de existência, ainda hoje resiste bravamente apesar de ultrapassada pelas novas tecnologias.
Entrar nesta tipografia e observar as igualmente centenárias impressoras e guilhotina a trabalharem, é uma espécie de viagem no tempo.
O Sr. José Lima, que há mais de quatro décadas exerce esta profissão que está a desaparecer gradualmente, diz que as suas “velhas companheiras” (que mais parecem peças de museu) apesar da idade e manterem quase na integra as peças originais, continuam a servir fielmente os propósitos da Tipografia.
Espalhadas pelo estabelecimento, são inúmeras as gavetas de madeira com milhares de caracteres que o Sr. José Lima sabe muito bem quais os tipos que se encontram em cada uma delas. Para executar um trabalho, tem que escolher e montar cada letra manualmente o que requer muita visão e paciência.
 

Impressora Minerva Manual
(Nº 80480 - Karl Krause - Leipzig) 
Guilhotina "Kluge"
Impressora Minerva de Braço
(Fabricante Emil Kahle - Maschinenfabrik - Leipzig - Paunsdorf)

MENSAGENS MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Já há horários das iluminações e espetáculos multimédia em Viana do Castelo

As iluminações de Natal e os espetáculos multimédia são ligadas todos os dias a partir de 8 de novembro de 2025 e vão manter-se até dia 12 de janeiro de 2026, nos seguintes horários: ILUMINAÇÃO DE NATAL Domingo a Quinta das 17h00 às 22h00 Sexta e Sábado das 17h00 às 00h00 ESPETÁCULOS MULTIMÉDIA Avenida dos Combatentes da Grande Guerra Domingo a Quinta às 18h00; 19h00; 20H00; 21h00; 22h00 Sexta e Sábado também às 23h00 e 00h00 Árvore de Natal no anfiteatro da Marina  Domingo a Quinta às 18h30; 19h30; 20H30; 21h30 Sexta e Sábado também às 22h30 e 23h30 📸 7 novembro 2025 | @olharvianadocastelo

Hoje, 6 de janeiro, é dia de…

A igreja de São Domingos acolher a tradicional “Adoração dos Reis Magos”. O evento tem início às 21h30 e contará, além do presépio ao vivo interpretado pelos grupos de teatro da CIRC e À Margem, com um concerto de Natal pelo Coral Polifónico de Viana do Castelo. No final será oferecido vinho quente com maçã assada, canela e mel. 📸 janeiro 2026 | @olharvianadocastelo

Andando pela cidade…

📸 7 janeiro 2026 | @olharvianadocastelo

Adeus, Natal!

Viana do Castelo já começou a retirar as decorações natalícias. O Dia de Reis, celebrado a 6 de janeiro, funciona como data simbólica para “fechar” o período das Festas de Natal. Até para o ano (2026/2027). 📸 7 janeiro 2026 | @olharvianadocastelo

Sem comentários…

Pela Marina de Viana do Castelo  📸 janeiro 2026 | @olharvianadocastelo