“Arte Para Todos” no Museu de Arte e Arqueologia

Um grupo de alunas da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (ESE-IPVC) em parceria com a Íris Inclusiva - Associação de Cegos e Amblíopes e o Museu de Arte e Arqueologia de Viana do Castelo vão desenvolver um projeto curricular intitulado “Arte Para Todos” que se insere na iniciativa “Sentir o Museu: Uma experiência inclusiva”.
Nesse sentido, vai ser levada a cabo no próximo dia 14 de Janeiro, pelas 14H30, no Museu de Arte e Arqueologia de Viana do Castelo, uma exposição interativa que pretende contribuir para melhorar a acessibilidade do museu aos visitantes cegos e com baixa visão.
O tema escolhido para esta exposição foi a cerâmica. Será proporcionada a estas pessoas portadoras de deficiências visuais uma pequena retrospectiva da história da cerâmica (quando e como surgiu, quem a fazia e qual a sua função na vida quotidiana). A atividade acompanhará o “nascimento” de uma peça, desde a matéria-prima até à exposição. Assim, os participantes vão ter a oportunidade de conhecer todos os ingredientes que constituem a pasta cerâmica, bem como algumas peças (antes e depois da cozedura). A atividade contempla ainda uma vertente prática, através da pintura de um objecto.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Aconteceu neste dia...

Câmara de Viana vai acionar garantia de obra para reparar troço de ecovia danificado

Mulheres "orgulhosas" com quilos de ouro ao peito