“Arte Para Todos” no Museu de Arte e Arqueologia

Um grupo de alunas da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (ESE-IPVC) em parceria com a Íris Inclusiva - Associação de Cegos e Amblíopes e o Museu de Arte e Arqueologia de Viana do Castelo vão desenvolver um projeto curricular intitulado “Arte Para Todos” que se insere na iniciativa “Sentir o Museu: Uma experiência inclusiva”.
Nesse sentido, vai ser levada a cabo no próximo dia 14 de Janeiro, pelas 14H30, no Museu de Arte e Arqueologia de Viana do Castelo, uma exposição interativa que pretende contribuir para melhorar a acessibilidade do museu aos visitantes cegos e com baixa visão.
O tema escolhido para esta exposição foi a cerâmica. Será proporcionada a estas pessoas portadoras de deficiências visuais uma pequena retrospectiva da história da cerâmica (quando e como surgiu, quem a fazia e qual a sua função na vida quotidiana). A atividade acompanhará o “nascimento” de uma peça, desde a matéria-prima até à exposição. Assim, os participantes vão ter a oportunidade de conhecer todos os ingredientes que constituem a pasta cerâmica, bem como algumas peças (antes e depois da cozedura). A atividade contempla ainda uma vertente prática, através da pintura de um objecto.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Os terrenos da antiga SOMARTIS vão voltar a ganhar vida

Sondagem: Socialistas lideram em Viana do Castelo

Da antiga SOMARTIS nem a chaminé escapou à demolição

Viana vai ter uma nova ponte sobre o rio Lima

Dia Internacional de Limpeza Costeira