O mais antigo museu de Viana do Castelo, inaugurado no atual espaço em 1923, vai conhecer a sua terceira denominação, passando a "Museu de Artes Decorativas" face à sua "vocação", explicou o autarca local.
A proposta foi aprovada esta semana em reunião do executivo municipal e visa "atualizar" a designação, instituída em 2008, de Museu de Arte e Arqueologia, que entretanto "deixou de corresponder às funções", admitiu José Maria Costa.
"Com a designação de Museu de Artes Decorativas, serão refletidas com maior exatidão as principais coleções que tem e que são dignas de registo. Aliás, têm sido emprestadas para muitas coleções europeias e exposições internacionais", justificou o presidente da câmara de Viana do Castelo.
O Museu Municipal de Viana do Castelo foi formalmente criado em 1888, mas só em 1923 é que passou a funcionar no espaço atual, com a aquisição do Palacete dos Barbosa Maciel pela autarquia de então.
O espaço, que foi o primeiro museu do concelho, reconstitui parte do ambiente do palacete do século 18, com sala de visitas, sala de estar, quarto, capela e sala de jantar, apresentando nos restantes espaços coleções que vão desde o mobiliário indo-português ao mobiliário português, dos séculos 18 e 19.
Integra ainda "valiosas" coleções de faianças, como de louça de Viana dos séculos 18 e 19, proveniente da fábrica de Darque, em Viana do Castelo, e outras provenientes das olarias Lisboa e Coimbra ou ainda louça do período pós-pombalino, produzidas nas fábricas do Porto e Vila Nova de Gaia.
Texto: DN online (24.01.2012)