Avançar para o conteúdo principal

Tribunal de Viana «em casa definitiva» 17 anos depois

Espaço já custou 648 mil euros de aluguer desde 2008.
O Tribunal de Trabalho de Viana do Castelo começou nesta quarta-feira a funcionar nas novas instalações, pelas quais o ministério da Justiça paga aluguer há quatro anos, depois 17 anos «provisoriamente» instalado num edifício degradado.


A informação foi confirmada esta manhã à agência Lusa por funcionários e magistrados do tribunal, que já hoje começaram a atender os utentes nas novas instalações sendo que a transferência de mobiliário e do arquivo deverá ficar concluído durante o dia de hoje.


«Em horário de expediente já tratamos de qualquer assunto, mas obviamente que ainda estamos muito condicionados, tendo em conta que nos estamos a instalar. Mas a primeira diligência já está marcada para segunda-feira, nestas instalações», explicou um dos funcionários judiciais.


«É um alívio enorme vir para aqui, finalmente. Vivíamos literalmente com o medo que nos caísse tudo em cima. Até ratos, diariamente, tínhamos naquele edifício», confessou um dos funcionários, enquanto colocava a sua secretária no novo espaço.


Fonte do ministério da Justiça (MJ) reconheceu à Lusa ter gasto mais de 648 mil euros pelo aluguer das novas instalações do Tribunal de Trabalho, que só agora começará a utilizar, no âmbito de um acordo celebrado com a câmara, que construiu o edifício.


Desenhado pelo arquiteto Fernando Távora, o edifício foi arrendado em Fevereiro de 2008 pelo MJ, por 14.500 euros mensais e, além do Tribunal do Trabalho, vai acolher a nova valência do Tribunal de Família e Menores de Viana do Castelo, mas esta só avançará depois de definido o novo mapa judiciário.


O tribunal conta com 11 funcionários judiciais e dois magistrados, sendo único em todo o distrito de Viana do Castelo.

Texto: TVI24 online (25.01.2012)

MENSAGENS MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Antigo Picadeiro está a ganhar nova vida em Viana

Antigo Picadeiro do Exército vai dar lugar a um Centro de Apoio para pessoas sem-abrigo. As obras já arrancaram no espaço que em tempos abrigou um Picadeiro do Exército (Artilharia 5) e um Pavilhão Desportivo (Batalhão Caçadores 9). O novo Centro fica situado junto aos Estaleiros Navais da WestSea, na freguesia de Monserrate, Viana do Castelo. 📸 setembro 2026 | @olharvianadocastelo

O "tira e põe" das floreiras na rua Gago Coutinho

O estacionamento abusivo na rua Gago Coutinho, nomeadamente em cima dos passeios, levou a Câmara de Viana do Castelo a avançar, em  agosto de 2023, com a colocação de floreiras para travar comportamentos ilegais. De facto, após a colocação das floreiras pelo município, e durante muito tempo, esta medida melhorou bastante a situação. De há algum tempo a esta parte, tem-se registado com muita frequência o deslocar das floreiras para beneficiar o estacionamento indevido de viaturas.  Perante a falta de respeito e bom senso dos automobilistas, pede-se mais fiscalização por parte das autoridades competentes. 📸 setembro 2026 | @olharvianadocastelo

Viana do Castelo em dia de feira semanal

Esta velha e tradicional atividade realiza-se semanalmente, às sextas-feiras, no Campo d’Agonia/Campo do Castelo. Neste grande espaço de venda ao ar livre, encontra-se uma diversidade de produtos, nomeadamente louças, tecidos, roupas, calçado, atoalhados, móveis, vasilhame, ferramentas, cobres entre muitos outros. Horário de funcionamento | Verão das 07h00-20h00 / Inverno das 07h00-18h00. Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25)

“Fábrica de Louça da Meadela” a fazer história desde 1947

A fábrica de louça de Viana sedeada no Lugar do Cais Novo, na freguesia de Darque, Viana do Castelo, iniciou a sua produção de faiança no ano de 1774, vindo a encerrar em1855.  Só passados noventa e dois anos, em 1947, é que é fundada a Empresa de Cerâmica Regional Vianense, Lda., mais conhecida por Fábrica da Meadela, com o objectivo de retomar a tradição da cerâmica artística vianense.  Produzida em porcelana, distingue-se por ser totalmente pintada à mão e cozida a uma temperatura de 1400º, que lhe dá uma resistência que outras não possuem.  Tendo nos últimos anos adoptado a denominação de “Louça Regional de Viana”, produz peças não só decorativas mas também utilitárias e funcionais que podem ser utlizadas no dia a dia.  A louça regional utilitária e decorativa que esta fábrica produz baseia-se em três motivos distintos: motivos religiosos, florais e brasões de famílias antigas que tiveram a sua história na cidade de Viana. Produz igualmente reproduções ...

Torneio Internacional de Basquetebol começa hoje, em Viana do Castelo!

O Pavilhão Municipal José Natário, em Viana do Castelo, será palco do IV Torneio Internacional de Basquetebol Cidade de Viana do Castelo, que se realiza este sábado (5) e domingo (6). A competição junta três das melhores equipas seniores portuguesas da modalidade: Sport Lisboa e Benfica, Sporting Clube de Portugal e Futebol Clube do Porto e ainda os espanhóis Oviedo Baloncesto, prometendo um espetáculo desportivo de alto nível para os adeptos da modalidade. O torneio, de entrada livre, é organizado pelo Clube de Basquete de Viana. Segue-se o calendário completo dos encontros: 5 SETEMBRO, sábado   17h00 - FC Porto x Sporting CP 21h00 - SL Benfica x Oviedo 6 SETEMBRO, domingo   15h00 - Vencido jogo 1 x Vencido jogo 2 18h00 - Final  📸 Arquivo | @olharvianadocastelo