Avançar para o conteúdo principal

Viana do Castelo, cidade há 164 anos


Foi há 164 anos que, por Carta Régia, a antiga vila de Viana do Minho, anteriormente também conhecida por Viana da Foz do Lima e Viana de Caminha, foi elevada a cidade. Esse título foi concedido por D. Maria II, em 20 de Janeiro de 1848. 
Foi a partir desta data, que a antiga Viana, criada vila em 1258 por D. Afonso III, passou a chamar-se Viana do Castelo.


Carta Régia de 20 de Janeiro de 1848
Atendendo a que a Vila de Viana do Minho possui os elementos e recursos necessários para bem sustentar a categoria de cidade, derivados da sua extensão e vantajosa posição topográfica, da sua riqueza e importância comercial, e da qualidade dos edifícios de que é composta; e tomando igualmente em consideração os importantes serviços prestados ao Estado pelos seus habitantes, e os sentimentos de lealdade e constante adesão ao Trono e à Carta Constitucional da Monarquia, que eles em diferentes épocas, têm manifestado por actos de acrisolada devoção cívica e heroicos feitos de valor: - Por estes respeitos e deferindo à súplica da Câmara Municipal da mencionada Vila, em vista da informação do Governador Civil de Viana e da resposta fiscal do Procurador Geral da Coroa, com a qual me conformo: Hei por bem e me apraz que a Vila de Viana do Minho fique erecta em cidade, com a denominação de Cidade de Viana do Castelo, e que, nesta qualidade, goze todas as prerrogativas que direitamente lhe pertencerem; e mando que pela Secretaria de Estado dos Negócios do Reino se passe Carta à Câmara Municipal daquele Concelho em dois diferentes exemplares, um deles para seu título e outro para se remeter ao Real Arquivo da Torre do Tombo. 
O Ministro e Secretário de Estado dos Negócios do Reino assim o tenha entendido e faça executar. 
Paço das Necessidades, em vinte de Janeiro de mil oitocentos e quarenta e oito (1848).

MENSAGENS MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Já é conhecido o rosto do cartaz da Romaria d'Agonia 2026

Mafalda Brandão, de 21 anos, natural de Areosa, Viana do Castelo, foi a Mordoma escolhida entre as 20 finalistas das 46 participantes no concurso da edição deste ano da Romaria d'Agonia.  Agora que está escolhida a “Mordoma do Cartaz da Romaria d’Agonia 2026”, a VianaFestas convidará três ilustradores a desenvolver propostas para o cartaz oficial, tendo como figura central a jovem selecionada. Entre as propostas apresentadas será escolhida a imagem que irá promover a Romaria de 2026 pelo mundo. A apresentação pública do cartaz oficial da Romaria d’Agonia 2026 está agendada para o dia 30 de maio. A Romaria de Nossa Senhora d’Agonia 2026 realiza-se de 15 a 23 de agosto, em Viana do Castelo.

Campo de girassóis chama a atenção em Carreço (Viana)

Um extenso campo de girassóis pinta de amarelo a paisagem na Veiga de Carreço (Viana do Castelo), junto à estrada Nacional 13. Para quem passa por ali é difícil ficar indiferente à imensidão de flores que encanta qualquer um. A beleza é tanta que não falta quem pare por alguns minutos para observar os girassóis e aproveite a paisagem como cenário para tirar algumas fotografias.

Bem-vinda, primavera!

A primavera, a estação mais colorida e florida do ano, começa esta sexta-feira, 20 de março. Começa com céu encoberto e alguns chuviscos em Viana do Castelo. Mas há boas notícias, está prevista uma melhoria do estado do tempo já a partir de amanhã. É durante esta estação do ano que jardins e espaços verdes da cidade ganham um colorido especial. 📸 20 março 2026 | @olharvianadocastelo

Viana do Castelo em dia de feira semanal

Esta velha e tradicional atividade realiza-se semanalmente, às sextas-feiras, no Campo d’Agonia/Campo do Castelo. Neste grande espaço de venda ao ar livre, encontra-se uma diversidade de produtos, nomeadamente louças, tecidos, roupas, calçado, atoalhados, móveis, vasilhame, ferramentas, cobres entre muitos outros. Horário de funcionamento | Verão das 07h00-20h00 / Inverno das 07h00-18h00. Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25)

Enorme “Coração de Viana” de Joana Vasconcelos exposto em Serralves

Uma das obras mais conhecidas e emblemáticas da artista plástica portuguesa Joana Vasconcelos, o "Coração Independente Vermelho”, inspirado no coração de Viana, peça icónica da filigrana portuguesa, está entre as mais de trinta e cinco peças que integram a sua primeira exposição individual em Serralves. A exposição, intitulada “I’m Your Mirror” esteve anteriormente no Museu Guggenheim de Bilbau (Espanha), onde recebeu mais de 640 mil visitantes. Vai estar no Porto, em Serralves, até 24 de junho. A obra "Coração Independente Vermelho”, já esteve exposta no Centro Cultural de Viana do Castelo durante a Romaria d'Agonia de 2014. Joana Vasconcelos foi, nesse mesmo ano, presidente da Comissão de Honra das Festas, tendo participado no cortejo etnográfico e no desfile da Mordomia. Alguns dos trabalhos expostos no Museu e nos Jardins do Parque de Serralves: (Clique na imagem para ver em modo de ecrã inteiro) CORAÇÃO INDEPENDENTE VERMELHO, 2005 | Apresenta-se sob a forma...