Avançar para o conteúdo principal

Viana do Castelo, cidade há 164 anos


Foi há 164 anos que, por Carta Régia, a antiga vila de Viana do Minho, anteriormente também conhecida por Viana da Foz do Lima e Viana de Caminha, foi elevada a cidade. Esse título foi concedido por D. Maria II, em 20 de Janeiro de 1848. 
Foi a partir desta data, que a antiga Viana, criada vila em 1258 por D. Afonso III, passou a chamar-se Viana do Castelo.


Carta Régia de 20 de Janeiro de 1848
Atendendo a que a Vila de Viana do Minho possui os elementos e recursos necessários para bem sustentar a categoria de cidade, derivados da sua extensão e vantajosa posição topográfica, da sua riqueza e importância comercial, e da qualidade dos edifícios de que é composta; e tomando igualmente em consideração os importantes serviços prestados ao Estado pelos seus habitantes, e os sentimentos de lealdade e constante adesão ao Trono e à Carta Constitucional da Monarquia, que eles em diferentes épocas, têm manifestado por actos de acrisolada devoção cívica e heroicos feitos de valor: - Por estes respeitos e deferindo à súplica da Câmara Municipal da mencionada Vila, em vista da informação do Governador Civil de Viana e da resposta fiscal do Procurador Geral da Coroa, com a qual me conformo: Hei por bem e me apraz que a Vila de Viana do Minho fique erecta em cidade, com a denominação de Cidade de Viana do Castelo, e que, nesta qualidade, goze todas as prerrogativas que direitamente lhe pertencerem; e mando que pela Secretaria de Estado dos Negócios do Reino se passe Carta à Câmara Municipal daquele Concelho em dois diferentes exemplares, um deles para seu título e outro para se remeter ao Real Arquivo da Torre do Tombo. 
O Ministro e Secretário de Estado dos Negócios do Reino assim o tenha entendido e faça executar. 
Paço das Necessidades, em vinte de Janeiro de mil oitocentos e quarenta e oito (1848).

MENSAGENS MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Campo de girassóis chama a atenção em Carreço (Viana)

Um extenso campo de girassóis pinta de amarelo a paisagem na Veiga de Carreço (Viana do Castelo), junto à estrada Nacional 13. Para quem passa por ali é difícil ficar indiferente à imensidão de flores que encanta qualquer um. A beleza é tanta que não falta quem pare por alguns minutos para observar os girassóis e aproveite a paisagem como cenário para tirar algumas fotografias.

Que se passa com a piscina de marés da Praia Norte?

Há duas piscinas na Praia Norte, em Viana do Castelo, cujas águas se renovam com as respectivas marés. Na preia-mar a piscina enche, na baixa-mar, a piscina conserva a água no seu interior. Construídas no meio das rochas nos anos 90 do século passado, uma é vocacionada essencialmente para crianças e a outra para adultos. Ambas estiveram vários anos inoperacionais (não retinham as águas aquando da baixa-mar) sendo que, a vocacionada para os mais pequenos foi intervencionada em junho de 2023 e está operacional desde então. A de adultos foi há poucos meses recuperada mas, presentemente, na baixa-mar, a piscina conserva pouca água no seu interior. 📸 28 maio 2026 | Olhar Viana do Castelo

Convite a sentar…

Este Banco Gigante desafia a proporção e desperta a curiosidade. Localizado na praça do Eixo Atlântico, em Viana do Castelo, parece ter sido feito para gigantes. Desperta sorrisos e é um convite para sentar, desfrutar do ambiente ao seu redor, e posar para a fotografia, para mais tarde recordar. Uma experiência divertida para miúdos e graúdos. 📸 maio 2026 | @olharvianadocastelo

Sabe o que vai acontecer de 4 a 14 de julho?

Os jardins Público e da Marina vão encher-se de atividades com o “MARGINAL - festa no jardim”. Esta 3ª edição inclui concertos, espetáculos de dança, teatro, showcookings, venda de produtos diversos e propostas gastronómicas, Praça Kids, o Viana Beer Fest – Festival de cerveja artesanal (4 a 7 de julho), entre muito mais, sempre de acesso livre.  E porque já estamos em contagem decrescente para a Festa no Jardim, vamos recordar o programa da Festa?

Viana já começou a celebrar o Dia Mundial da Criança

O centro histórico de Viana do Castelo transforma-se de 30 de maio a 1 de junho, no “O Bairro da Criança” e enche-se de alegria, jogos e diversão para os mais pequenos! Ao longo dos três dias, das 10h00 às 19h00, “O Bairro da Criança” vai trazer muitas atividades, brincadeiras e diversão a vários espaços da cidade, entre os quais: > Jardim da Marina > Biblioteca Municipal > Rua Mateus Barbosa > Praça do Eixo Atlântico > Centro Cultural de Viana do Castelo > Praça Marques Júnior > Praça 1.º de Maio > Rua D. Maria II > Capela das Almas > Largo de São Domingos > Jardim D. Fernando 📸 30 maio 2026 | @olharvianadocastelo