Avançar para o conteúdo principal

“Fins de semana gastronómicos” estão de volta a Viana do Castelo

Está a decorrer até 20 de maio de 2012, a 2ª edição dos “Fins de Semana Gastronómicos”, promovidos pela Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte de Portugal.
Associando-se a esta iniciativa, que envolve várias centenas de restaurantes de mais de 60 municípios nortenhos, o Município de Viana do Castelo promove, durante os dias 30, 31 de Março e 01 de Abril de 2012, mais um fim-de-semana gastronómico, sendo que a ementa escolhida terá como prato principal o “Bacalhau à Gil Eannes” e como sobremesa as conhecidas “Meias Luas”.
Aproveite este fim-de-semana para se deliciar com a gastronomia tradicional do concelho, servida em 49 restaurantes aderentes e participe nas várias atividades de animação que estão programadas.


Bacalhau à Gil Eannes: Numa caçoila, leva-se ao lume leite com o bacalhau, até este ficar encalido. Seguidamente, passa-se por água fria. Numa assadeira, coloca-se o bacalhau com cebola cortada, salsa, alho e azeite de forma a cobri-lo. Vai ao forno acompanhado por batatas, previamente encalidas com pele, cortadas às rodelas e regadas com o mesmo azeite. Serve-se logo no mesmo recipiente. A guarnição poderá ser acrescida, com grão cozido, acompanhado de cebola picada, alho e salsa; tudo regado com o azeite da assadura.


Meias Luas: Para a massa peneira-se a farinha e junta-se a manteiga, ligando-se com a água necessária. Faz-se um rolo e corta-se em fatias. Estende-se a massa e corta-se em Meias Luas e fritam-se em manteiga. Quando frias polvilham-se com açúcar pilé. Para o recheio põe-se ao lume o açúcar com um pouco de água até atingir o ponto pérola. Junta-se a amêndoa pelada e deixa-se ferver, adiciona-se a farinha de pau até cozer. Deixa-se arrefecer e juntam-se as gemas. Vai ao lume até ferver.


Animação:
31 de Março – Feirão da Patanisca, na Praça da República, a partir das 10h00, onde são vendidos produtos gastronómicos artesanais, confeccionados essencialmente com bacalhau. Animação pelos Grupos Folclóricos locais. 
1 de Abril – Animação de rua, a partir das 10h30, com Bombos, Concertinas e Cantares tradicionais. Atividades culturais e de lazer.

MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Trajes tradicionais do concelho de Viana

O Traje de Lavradeira, o Traje de Mordoma, o Traje de Noiva, o Traje de Meia Senhora, Traje de Dó, Traje de Domingar, Traje de Feirar, Traje de Trabalho… são principalmente usados nas diversas festas e romarias que se realizam ao longo do ano, por todo o concelho. É o momento escolhido para se trazer o passado ao presente, vestindo um destes trajes tradicionais.  É durante a realização da Romaria da Senhora d’Agonia que se concentra um maior número de trajes, nomeadamente no Desfile da Mordomia, Cortejo Etnográfico e na Festa do Traje, ocasião para se admirar a beleza e riqueza de todos os detalhes dos tradicionais e coloridos trajes das diferentes freguesias do concelho de Viana do Castelo.  Estes são alguns dos trajes que tive oportunidade de contemplar, durante o Cortejo Histórico-Etnográfico e Desfile de Mordomia das Festas de Viana do Castelo deste ano.

Maior Romaria de Portugal já tem programa

A maior romaria portuguesa apresenta esta quarta-feira o programa oficial de 2024, com nove dias de festa dedicada à Senhora d’Agonia. A edição deste ano da Romaria da Senhora d’Agonia realiza-se de 14 a 22 de agosto, tendo como novidades do programa, a realização do tradicional Desfile da Mordomia, que em 2023 juntou mais de 900 mulheres pelas ruas de Viana do Castelo, no dia 15 de agosto, feriado. Este é um dos quadros mais procurados, na participação e no público para assistir. Pode consultar o programa oficial AQUI .

Pela avenida do Cabedelo, Darque

A avenida do Cabedelo, em Darque, Viana do Castelo, com 628 metros de comprimento é ladeada por duas fileiras com cerca de 140 plátanos de grande porte, cujas copas formam um túnel de verdura encantador. Encontra-se a ser requalificada (melhoria das condições gerais de conforto e de utilização dos peões, a valorização da imagem urbana local, a melhoria das condições de escoamento das águas pluviais, bem como a beneficiação, marcação/sinalização rodoviária da via) num investimento de 615 mil euros.

Bom Caminho

São vários os caminhos que vão dar a Santiago de Compostela, na Espanha, sendo um deles, o Caminho Português da Costa. Viana do Castelo é um ponto de passagem obrigatório para milhares de peregrinos que, cada ano, escolhem rumar a Santiago de Compostela pelo litoral português.

Bom domingo!

Convite a sentar. O calor convida à praia, mas também a… outras tarefas. Parque Ecológico Urbano de Viana do Castelo. De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), para este domingo está prevista uma temperatura máxima de 25° em Viana do Castelo.