O barco Lírios do Neiva que naufragou mesmo em frente ao Navio Museu Gil Eannes, na antiga doca comercial de Viana do Castelo, futura Marina Atlântica, continua lá submerso desde o dia 18 de Agosto de 2011.
Note-se que o navio Gil Eannes é um espaço museológico que recebe todos os anos milhares de visitantes. Por isso, não deixa de ser estranho que as autoridades competentes, ao fim destes meses todos, ainda não tenham conseguido retirar da situação em que se encontra esta nova “atração” de Viana do Castelo, que é o Lírios do Neiva.
Através de anúncio publicado no Diário da República de 7 de julho de 2025, a APDL - Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo, S.A., lançou um Concurso Público para a outorga de um contrato de concessão de uso privativo das Docas de Recreio do Porto de Viana do Castelo, por um período que poderá ir de 15 a 30 anos. A administração da APDL recebeu três propostas de investidores interessados na concessão que contempla o direito de exploração comercial das denominadas “Docas de Recreio do Porto de Viana do Castelo”. A decisão sobre o vencedor será divulgada brevemente. 📸 Arquivo | @olharvianadocastelo
.jpg)