O barco Lírios do Neiva que naufragou mesmo em frente ao Navio Museu Gil Eannes, na antiga doca comercial de Viana do Castelo, futura Marina Atlântica, continua lá submerso desde o dia 18 de Agosto de 2011.
Note-se que o navio Gil Eannes é um espaço museológico que recebe todos os anos milhares de visitantes. Por isso, não deixa de ser estranho que as autoridades competentes, ao fim destes meses todos, ainda não tenham conseguido retirar da situação em que se encontra esta nova “atração” de Viana do Castelo, que é o Lírios do Neiva.
O Forte que tem a particularidade de o poço que se encontra no seu interior, ser um dos três existentes no mundo que se localizam no mar e são de água doce. Situado numa pequena ilha, perto da costa, o Forte da Ínsua, que integra um antigo convento franciscano, é um dos símbolos maiores do concelho de Caminha. Em situação de abandono há alguns anos, foi recentemente concessionado no âmbito do Programa Revive, estando previsto reabrir no início de 2022, transformado em centro de atividades turísticas com alojamento.
.jpg)