Avançar para o conteúdo principal

3ª Edição dos "Contornos da Palavra" em Viana do Castelo de 16 a 21 de Abril

Vai decorrer de 16 a 21 de Abril em Viana do Castelo, a 3ª Edição dos "Contornos da Palavra" que tem este ano como tema central as “Expressões da Literatura”. 
Contornos da Palavra é uma iniciativa da Câmara Municipal de Viana do Castelo que visa marcar um universo de reflexão em torno da palavra centrada em grandes temáticas da literatura, estimulando a literatura e a escrita a partir da partilha de uma reflexão construtiva e da necessidade de mais e melhores leitores. 
Esta iniciativa contempla a dinamização de sessões nas escolas do concelho com a presença dos escritores: Mário Zambujal, Afonso Cruz, Richard Zimler, Daniel Marques Ferreira, David Machado, Pedro Seromenho, Tiago Gonçalves, Miguel Novo, Matilde Luís, Maria do Céu Nogueira, Adelaide Graça, Maria Ana Mendes, Manuela Monteiro, Lucília Maria Guedes, Maria Mamede, José Gomes, Carla Caldas, Sérgio Guimarães de Sousa, Fernando Costa, Armando Almeida e António Coimbra. E, ainda, os Workshops sobre “As Artes visuais na Literatura”, pelo pintor Tiago Manuel, e sobre “Escrita Criativa”, pelo escritor David Machado. 
Haverá também diversos momentos de animação da leitura com os seguintes grupos: Grupos de Teatro: Caracol de Corrida, Alberto Quaresma, Eva Fernandes e Jorge Alonso, Clube de Teatro da EB2,3/S Monte da Ola, Alunos da EB2,3 Carteado Mena e Serviços Educativos da Biblioteca Municipal de Viana do Castelo. 
Do programa fazem parte igualmente duas Sessões Públicas na Biblioteca Municipal, uma no dia 17, às 21H30, "As Artes na Literatura" que terá como intervenientes Afonso Cruz e Almeida Faria e como moderador o pintor Tiago Manuel e outra no dia 20, às 21H30, "A Literatura nas Artes" que contará com a participação de Custódia Gallego e Mário Zambujal e como moderador Jacinto Lucas Pires. 
Esta edição dos Contornos da Palavra encerra, no dia 21, com o Encontro de Bibliotecas Escolares.

Veja aqui o Programa dos "Contornos da Palavra"

MENSAGENS MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Campo de girassóis chama a atenção em Carreço (Viana)

Um extenso campo de girassóis pinta de amarelo a paisagem na Veiga de Carreço (Viana do Castelo), junto à estrada Nacional 13. Para quem passa por ali é difícil ficar indiferente à imensidão de flores que encanta qualquer um. A beleza é tanta que não falta quem pare por alguns minutos para observar os girassóis e aproveite a paisagem como cenário para tirar algumas fotografias.

Música e teatro vão voltar a dar vida a secular coreto de Viana

O coreto do jardim D. Fernando (Viana do Castelo) vai ganhar uma nova vida porque a União das Freguesias de Viana do Castelo (Santa Maria Maior e Monserrate) e Meadela, em parceria com a associação Oficina com Pinta, vão lá levar a cabo a iniciativa “À Sexta no Coreto”. Este espaço emblemático da cidade, na última sexta-feira de cada mês, das 18h00 às 20h00 vai receber uma programação regular que integra atuações musicais e representações de teatro amador, promovidas por grupos e artistas locais. O coreto do jardim D. Fernando, que durante muitas décadas foi um local de atração popular, juntando à sua volta muitas pessoas para ouvir a atuação de bandas filarmónicas, tem estado nos últimos anos quase silencioso. Merece uma utilização mais frequente, não só como palco musical, mas também com outras funções culturais, para voltar a ter vida e devolver a este espaço o seu papel como centro de cultura e convívio social. Este coreto metálico do século 19, inicialmente construído no jardim pú...

Seja qual for a perspetiva, fica sempre bem!

A sua posição privilegiada, no alto do monte de Santa Luzia, faz com que a Basílica do Sagrado Coração de Jesus seja visível de vários pontos da cidade de Viana do Castelo, podendo ser fotografada de diferentes ângulos que destacam a sua imponência. 📸 Basílica do Sagrado Coração de Jesus captada a partir da praia Norte, Viana do Castelo

INSCRIÇÕES PARA O DESFILE DA MORDOMIA DA ROMARIA D’AGONIA 2026 COM NOVA DATA

Na sequência da suspensão do processo anterior, o processo de inscrições será totalmente reiniciado. Todas as participantes terão de se inscrever novamente de 8 de maio (a partir das 10:00) a 18 de maio (até às 20:00). As inscrições encerram assim que forem atingidas as 1000 vagas disponíveis, podendo esse limite ser alcançado antes da data final. Para garantir a integridade do processo de inscrição, o sistema é reforçado com: > validação individual de cada inscrição > bloqueio de acessos automatizados > autenticação por multifatores (OTP e CDN) As normas estão disponíveis em: https://festasdagonia.com/inscricoes/ 📸 Arquivo | @olharvianadocastelo

Escavação arqueológica está a destapar construções antigas

Continuam as escavações arqueológicas no terreno onde está a ser construído o novo mercado municipal de Viana do Castelo. Nas fotografias captadas no dia 30 de abril de 2026 (ver galeria em baixo) é possível ver os vestígios já destapados, que poderão pertencer ao antigo mosteiro de S. Bento (século XVI) e ao primitivo mercado municipal da cidade (1892-1965). 📸 30 abril 2026 | @olharvianadocastelo