Avançar para o conteúdo principal

3ª Edição dos "Contornos da Palavra" em Viana do Castelo de 16 a 21 de Abril

Vai decorrer de 16 a 21 de Abril em Viana do Castelo, a 3ª Edição dos "Contornos da Palavra" que tem este ano como tema central as “Expressões da Literatura”. 
Contornos da Palavra é uma iniciativa da Câmara Municipal de Viana do Castelo que visa marcar um universo de reflexão em torno da palavra centrada em grandes temáticas da literatura, estimulando a literatura e a escrita a partir da partilha de uma reflexão construtiva e da necessidade de mais e melhores leitores. 
Esta iniciativa contempla a dinamização de sessões nas escolas do concelho com a presença dos escritores: Mário Zambujal, Afonso Cruz, Richard Zimler, Daniel Marques Ferreira, David Machado, Pedro Seromenho, Tiago Gonçalves, Miguel Novo, Matilde Luís, Maria do Céu Nogueira, Adelaide Graça, Maria Ana Mendes, Manuela Monteiro, Lucília Maria Guedes, Maria Mamede, José Gomes, Carla Caldas, Sérgio Guimarães de Sousa, Fernando Costa, Armando Almeida e António Coimbra. E, ainda, os Workshops sobre “As Artes visuais na Literatura”, pelo pintor Tiago Manuel, e sobre “Escrita Criativa”, pelo escritor David Machado. 
Haverá também diversos momentos de animação da leitura com os seguintes grupos: Grupos de Teatro: Caracol de Corrida, Alberto Quaresma, Eva Fernandes e Jorge Alonso, Clube de Teatro da EB2,3/S Monte da Ola, Alunos da EB2,3 Carteado Mena e Serviços Educativos da Biblioteca Municipal de Viana do Castelo. 
Do programa fazem parte igualmente duas Sessões Públicas na Biblioteca Municipal, uma no dia 17, às 21H30, "As Artes na Literatura" que terá como intervenientes Afonso Cruz e Almeida Faria e como moderador o pintor Tiago Manuel e outra no dia 20, às 21H30, "A Literatura nas Artes" que contará com a participação de Custódia Gallego e Mário Zambujal e como moderador Jacinto Lucas Pires. 
Esta edição dos Contornos da Palavra encerra, no dia 21, com o Encontro de Bibliotecas Escolares.

Veja aqui o Programa dos "Contornos da Palavra"

MENSAGENS MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

As tasquinhas e os carros da Rampa

Rampa de Santa Luzia  Viana do Castelo  📸 26 setembro 2026 | @olharvianadocastelo

Viana do Castelo acende as luzes de Natal a 7 de novembro de 2026

Foi, esta terça-feira, aprovado, em reunião ordinária de executivo, por unanimidade, o Protocolo de Cooperação entre a Câmara Municipal de Viana do Castelo e a Associação Empresarial do Distrito de Viana do Castelo que prevê um investimento financeiro na iluminação de Natal semelhante ao dos anos transatos, 200 mil euros, mas com um reforço do número de ruas iluminadas. A iluminação de Natal está prevista para o período compreendido entre o dia 7 de novembro de 2026 e o dia 10 de janeiro de 2027. A proposta integra “significativos incrementos”, nomeadamente com implementação dos espetáculos multimédia ao longo da totalidade da Avenida dos Combatentes da Grande Guerra, a colocação da árvore multimédia no Largo de São Domingos, com vista à promoção de uma maior distribuição das pessoas pelas atrações e pelo centro histórico, bem como a inclusão da Rua de Viana, para a dinamização do comércio tradicional neste local. Serão iluminados cerca de quarenta arruamentos do centro histórico. Na A...

Hoje é dia de Feirão!

Praça da República, Viana do Castelo. Todos os sábados de maio a setembro, das 10h00 às 13h00. 📸 26 setembro 2026 | @olharvianadocastelo

Viana do Castelo de Outros Tempos

Uma compilação de fotografias de várias zonas da cidade, da década de 60 do século XX. 📸 Espólio Severino Costa | Arquivo Municipal de Viana do Castelo

"VIANA À MESA: 1920-1970". Exposição nos Antigos Paços do Concelho

Uma exposição que nos leva numa viagem pela mesa dos vianenses entre 1920 e 1970. Uma oportunidade para ver como comíamos, onde comíamos, onde nos abastecíamos, em Viana do Castelo durante aquele período, numa iniciativa do Núcleo de Viana do Castelo do Arquivo EPHEMERA. A inauguração da exposição terá lugar no dia 2 de outubro de 2026, às 18h00, nos Antigos Paços do Concelho (Praça da República), e contará com a presença de José Pacheco Pereira. Pode ser visitada de 2 a 31 de outubro. Nos dias 3 e 17 de outubro, às 11 horas, há visitas guiadas. Uma exposição a não perder. A entrada é livre!