Avançar para o conteúdo principal

A APVC responde ao comunicado do SCV sobre o Parque de estacionamento junto ao navio Gil Eannes

Em resposta ao comunicado do Sport Clube Vianense (SCV) divulgado em 19 de Abril de 2012, a APVC – Administração do Porto de Viana do Castelo, S.A., vem esclarecer que: 

1. O SCV era titular de uma licença para exploração do referido parque de estacionamento, valida até 31/12/2011. 
2. Em 07/11/2011 a APVC comunicou, por escrito, que a licença expirava em 31/12/2011, não tendo o SCV manifestado formalmente interesse em continuar com a exploração do parque.
3. Por deliberação de 28 de Dezembro 2011, tomada pelo Conselho de Administração da APVC, foi aceite uma proposta para exploração do parque de estacionamento, a qual foi publicitada através de Edital, em conformidade com a legislação aplicável, abrindo a faculdade de outros interessados se poderem candidatar à exploração do mesmo. 
4. Durante o período de vigência do Edital (Janeiro de 2012) nenhum outro candidato manifestou interesse, pelo que em Fevereiro de 2012 foi emitida uma nova licença para exploração do parque de estacionamento ao único interessado. 
5. Caso existissem mais candidatos, o que não sucedeu, seria promovido um concurso, conforme previsto na legislação aplicável. 
6. Durante o mês de Janeiro de 2012 o parque esteve encerrado. 
7. Contrariamente ao referido no Comunicado do SCV, a contrapartida financeira paga pela empresa que atualmente explora o parque não é inferior à que era devida pelo SCV. 
8. O SCV nunca respondeu às várias cartas que a APVC lhe dirigiu durante 2011, tendo sido acumuladas dívidas avultadas, por falta de pagamento das taxas de ocupação, que conduziram a processos de execução fiscal. 
Fica assim evidenciado que o processo de emissão da nova licença de exploração do denominado Parque de Estacionamento do Gil Eannes decorreu em estrito cumprimento da legislação em vigor, pelo que a APVC repudia o teor do comunicado do SCV.

MENSAGENS MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Assim vai o estacionamento na rua Gago Coutinho

Para certos automobilistas, as floreiras não são obstáculo suficiente para os impedir de estacionar onde não devem. Basta arrastá-las para o lado. Não custa nada. 📸 janeiro 2026 | @olharvianadocastelo

Sem comentários…

Pela Marina de Viana do Castelo  📸 janeiro 2026 | @olharvianadocastelo

Trajes tradicionais do concelho de Viana

O Traje de Lavradeira, o Traje de Mordoma, o Traje de Noiva, o Traje de Meia Senhora, Traje de Dó, Traje de Domingar, Traje de Feirar, Traje de Trabalho… são principalmente usados nas diversas festas e romarias que se realizam ao longo do ano, por todo o concelho. É o momento escolhido para se trazer o passado ao presente, vestindo um destes trajes tradicionais.  É durante a realização da Romaria da Senhora d’Agonia que se concentra um maior número de trajes, nomeadamente no Desfile da Mordomia, Cortejo Etnográfico e na Festa do Traje, ocasião para se admirar a beleza e riqueza de todos os detalhes dos tradicionais e coloridos trajes das diferentes freguesias do concelho de Viana do Castelo.  Estes são alguns dos trajes que tive oportunidade de contemplar, durante o Cortejo Histórico-Etnográfico e Desfile de Mordomia das Festas de Viana do Castelo deste ano.

A época da lampreia está aí

No rio Lima, em Viana do Castelo, a faina faz-se entre o estuário e a freguesia de Lanheses, numa extensão aproximada de 10 quilómetros. A época legal da pesca da lampreia no rio Lima ainda agora está no início, prolongando-se até ao mês de abril. Faça sol ou faça chuva, durante este período é habitual ver a azáfama dos pescadores a lançar e recolher redes, na esperança de que alguma lampreia se tenha enredado. Uns têm mais sorte que outros. Cada lanço é sempre uma surpresa, já que tanto podem pescar uma ou mais lampreias, como nenhuma.

Andando pela cidade…

Viana do Castelo ao entardecer.  📸 14 janeiro 2026 | @olharvianadocastelo