O Cais de Viana, instalado no antigo Complexo Turístico da Marina, vai ser remodelado. Nesta altura estão a ser efetuadas obras em duas unidades comerciais daquele complexo, sendo que todos os espaços estavam já encerrados. Em declarações à Geice o concessionário do Cais de Viana explicou que a intenção passa por alterar a funcionalidade do cais de Viana, ou seja, deixa de ser única e exclusivamente vocacionado para o ramo da restauração.
De acordo com António Igreja tudo indica que vão instalar-se naquela espaço “outro tipo de negócios” vocacionados para a náutica e as atividades ligadas ao rio, mantendo no entanto espaços de restauração.
Refira-se que o Cais de Viana abriu portas em Setembro de 2005, concessionado pela Câmara de Viana após um concurso público. Apesar de ter constituído um sucesso no início da atividade, os bares e restaurantes foram fechando aos poucos, estando atualmente vazio. Perante o estado de abandono, o complexo tem vindo a ser alvo de atos de vandalismo. Quando foi inaugurado dispunha de oito espaços comerciais de restauração e lazer, com bares, restaurantes e esplanadas, e 120 lugares de estacionamento. Previa ainda a criação de 80 postos de trabalho. Integrado no Programa Vianapolis, o Cais de Viana representou, na altura, um investimento de 4 milhões de euros.
Texto: Rádio Geice (19.04.2012)