Avançar para o conteúdo principal

Viana: Consórcio privado assume concessão das marinas e quer 500 lugares de amarração até 2015


Um grupo privado assumiu a concessão de três marinas de Viana do Castelo e, até 2015, terá de investir 4,5 milhões de euros, sobretudo na disponibilização de 500 lugares de amarração. 
A informação foi avançada hoje à Agência Lusa pelo responsável do consórcio Real Iate de Viana, Rui Martins, dando conta de que a atribuição da concessão foi formalmente rubricada na quinta-feira com a administração portuária. 
"No imediato, o nosso primeiro passo será a disponibilização de condições mínimas de operação das duas marinas, a montante e a jusante [da ponte Eiffel], já para o próximo verão, inclusive com o restabelecimento de um posto de abastecimento de combustíveis", explicou Rui Martins. 
Nestas duas marinas já existentes junto à ponte, que funcionam em condições deficitárias, são disponibilizados, respetivamente, 120 e 150 lugares de amarração. 
Há ainda uma terceira área, a da doca de pesca, que até ao verão, ainda antes de receber as necessárias dragagens, será alvo de uma intervenção prioritária. A doca será transformada numa mariana atlântica. 
"O objetivo é que se criem condições para, no verão, já recebermos alguns barcos de maior dimensão, mas sendo certo que o funcionamento normal dessa futura marina só acontecerá em 2013", disse ainda Rui Martins. 

O projeto do Real Iate de Viana prevê um total de 500 lugares de amarração nas três marinas, cerca de 130 dos quais para barcos de mais de vinte metros, que serão recebidos na nova marina nova. 
Este consórcio, vencedor da concessão da gestão das marinas por 30 anos, tem agora de apresentar um projeto de intervenção para concretizar as metas propostas no concurso e que, depois de aprovado, deverá ser concluído em 36 meses, com um investimento global de 4,5 milhões de euros. 
A este concurso, lançado a 19 de maio de 2011, apresentaram-se dois consórcios e a concessão da exploração foi adjudicada à "proposta economicamente mais vantajosa", segundo a Administração do Porto de Viana do Castelo (APVC). 
O caderno de encargos deste concurso obriga ainda à reabilitação da doca seca Engenheiro Duarte Pacheco e à construção de três edifícios de apoio, bem como à realização de outras ações indispensáveis à segurança, ao bom funcionamento e operacionalidade das marinas, numa área classificada como de Domínio Público Hídrico. 
A administração da APVC, embora de forma independente, é assumida pelo porto de Douro e Leixões e a concessão foi assinada na quinta-feira, um dia antes de o administrador deste porto João Matos Fernandes ter anunciado a saída. 
"É um facto que tivemos alguns problemas iniciais, mas vemos essa saída com tristeza, porque deve ser reconhecido o mérito desta administração. Soube separar o que deve ser do Estado do privado e o Estado não tem qualquer interesse em gerir marinas", sublinhou Rui Martins. 
Este foi já o segundo concurso para o mesmo fim lançado pela APVC, depois de o Tribunal Administrativo e Fiscal de Braga, numa ação promovida pelo consórcio de Viana, derrotado no último concurso, ter levantado dúvidas sobre a aplicação da Lei da Água a este tipo de procedimento concursal. 
A contestação legal à atribuição da concessão da gestão das marinas, feita em 2010, surgiu pelo consórcio Real Iate de Viana, que venceu o concurso, mas que depois foi confrontado com o direito de preferência que o grupo espanhol MarePuertos exerceu, transitado da primeira fase do processo. 
Este novo concurso já não previa direito de preferência.

Fonte: Lusa (21.04.2012)

MENSAGENS MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Já há horários das iluminações e espetáculos multimédia em Viana do Castelo

As iluminações de Natal e os espetáculos multimédia são ligadas todos os dias a partir de 8 de novembro de 2025 e vão manter-se até dia 12 de janeiro de 2026, nos seguintes horários: ILUMINAÇÃO DE NATAL Domingo a Quinta das 17h00 às 22h00 Sexta e Sábado das 17h00 às 00h00 ESPETÁCULOS MULTIMÉDIA Avenida dos Combatentes da Grande Guerra Domingo a Quinta às 18h00; 19h00; 20H00; 21h00; 22h00 Sexta e Sábado também às 23h00 e 00h00 Árvore de Natal no anfiteatro da Marina  Domingo a Quinta às 18h30; 19h30; 20H30; 21h30 Sexta e Sábado também às 22h30 e 23h30 📸 7 novembro 2025 | @olharvianadocastelo

Viana acende a iluminação de Natal a 8 de novembro

Este ano, as iluminações de Natal em Viana do Castelo estarão acesas entre o dia 8 de novembro e o dia 12 de janeiro de 2026. Estão previstos iluminar e ornamentar cerca de 36 locais, entre ruas, praças, avenidas, largos, igrejas e entradas na cidade. Haverá como habitualmente uma árvore de Natal 3D e a iluminação da Avenida dos Combatentes da Grande Guerra, com espetáculos multimédia diários. Vão ser investidos cerca de 200.000€ entre iluminação, ornamentação e animação. 📸 Arquivo / Olhar Viana do Castelo

A Praça da República prepara-se para voltar a brilhar neste Natal!

A iniciativa “Viana Coração do Natal” volta a transformar a principal praça da cidade de Viana do Castelo num palco de luz, animação e espírito festivo, onde não vai faltar a Casa do Pai Natal, o Carrossel e o desejado Minicomboio de Natal, prometendo atrair famílias e crianças à “Praça Natal” entre 5 de dezembro de 2025 e 5 de janeiro de 2026. PREÇO E HORÁRIOS DO CARROSSEL E MINICOMBOIO DE NATAL: Sexta e sábado das, 12h00 às 23h00 De domingo a quinta, das 15h00 às 20h00 Bilhetes à venda no Museu do Traje: 1€ (para cada equipamento) 📸 27 novembro 2025 | @olharvianadocastelo

Dispensário anti-tuberculoso Dr. Tiago de Almeida

Edifício do Dispensário anti-tuberculoso Dr. Tiago de Almeida (nome do seu primeiro Director), inaugurado no ano de 1905. A necessidade da criação deste Dispensário em Viana do Castelo deveu-se às circunstâncias de no princípio do século XX, a população de Viana do Castelo ter sido bastante fustigada pela Tuberculose, muito devido à falta de cumprimento das mais elementares regras de higiene. Actualmente, neste edifício funciona uma Extensão de Saúde do Centro de Saúde Viana do Castelo (Unidade Local de Saúde do Alto Minho, EPE). S aiba mais sobre este dispensário aqui .

“Viana Coração do Natal”, de 5 de dezembro a 5 de janeiro de 2026 🎄🎅 🤶

Acaba de ser apresentado o programa “Viana Coração do Natal” que arranca a 5 de dezembro com dezenas de atividades entre Praça Natal, minicomboio, carrossel, Mercado de Natal, Largo do Chocolate, animação de rua, concertos, atividades infantis, presépios, exposições, cinema, teatro e passagem de ano. Até 05 de janeiro de 2026, “Viana do Castelo é Natal”. “Viana Coração do Natal” é uma proposta da Câmara Municipal de Viana do Castelo e da Associação Empresarial do Distrito de Viana do Castelo (AEDVC), em parceria com a Vianafestas. MOMENTOS IMPORTANTES DA PROGRAMAÇÃO: > A partir de 5 de dezembro, o MERCADO DE NATAL distribui-se entre a Avenida dos Combatentes da Grande Guerra e o Largo Maestro José Pedro, onde será instalada o Largo do Chocolate. Até 23 de dezembro, de domingo a quinta-feira, o mercado acontece das 15h00 às 20h00 e, nas sextas-feiras e sábados, o horário é alargado das 12h00 às 23h00. O Mercado de Natal continuará disponível até ao início do novo ano, funcionando tam...