Avançar para o conteúdo principal

Câmara reduz em 20 por cento apoio à realização da Romaria d'Agonia


A Romaria d'Agonia vai sofrer uma redução de 20 por cento no apoio da Câmara de Viana do Castelo, justificado pelo município com "os cortes que o Governo tem vindo a impor ao poder local". 
O apoio que todos os anos a autarquia atribui à VianaFestas, entidade municipal responsável pela organização da romaria, sofrerá, segundo a proposta aprovada esta segunda-feira no executivo municipal, um corte de 50 mil euros face aos 250 mil euros de 2011. 
A medida aplica-se apesar de a festa deste ano, que se realiza sempre em função do dia da padroeira, 20 de agosto, até contar com mais um dia do que no ano anterior. 
A Romaria d'Agonia realiza-se este ano entre 17 e 20 de agosto, mas com menos dinheiro. "Estou convencido que todos vão dar o melhor para que sejam as melhores festas de sempre. Mas não nos vão calar com os cortes financeiros que estão a fazer às autarquias", afirmou José Maria Costa, presidente da Câmara de Viana do Castelo. 
A redução deste apoio terá reflexo nomeadamente na logística da festa, como nas bancadas para receber os milhares de forasteiros para os vários desfiles, mas também na iluminação. "Não vamos ter, se calhar, as melhores condições de acolhimento para quem nos visita, para poderem usufruir da festa, vamos ter de cortar em coisas que davam qualidade", explicou José Maria Costa, admitindo que os cortes impostos pelo Governo ás autarquias estão a criar "grandes dificuldades na gestão corrente". 
Segundo o programa da Romaria d'Agonia de 2012, ainda provisório, a festa encerra a 20 de agosto com o dia dedicado precisamente à padroeira dos pescadores, que promovem neste dia a habitual procissão ao mar e ao rio, juntando dezenas de embarcações. 
A festa começa a 17 de agosto, sexta-feira, com a habitual saída à rua de meio milhar de mulheres, no Desfile da Mordomia. O dia seguinte é marcado pelo Cortejo Etnográfico, que habitualmente conta com mais de 4.000 figurantes, sendo mesmo um dos números principais da festa. 
No domingo, 19 de agosto, o destaque maior vai para a serenata de fogo de artifício a partir da ponte Eiffel, do rio Lima e no ar. 
"Não queremos perder o essencial da festa, que a torna uma afirmação turística de Viana do Castelo, mas vamos ter de fazer a poupança. Sem perder aquilo que é a vida da nossa festa", rematou o autarca.
Segundo dados oficiais, a festa leva todos os anos a Viana do Castelo cerca de um milhão de pessoas.

Fonte: Lusa

MENSAGENS MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Já há horários das iluminações e espetáculos multimédia em Viana do Castelo

As iluminações de Natal e os espetáculos multimédia são ligadas todos os dias a partir de 8 de novembro de 2025 e vão manter-se até dia 12 de janeiro de 2026, nos seguintes horários: ILUMINAÇÃO DE NATAL Domingo a Quinta das 17h00 às 22h00 Sexta e Sábado das 17h00 às 00h00 ESPETÁCULOS MULTIMÉDIA Avenida dos Combatentes da Grande Guerra Domingo a Quinta às 18h00; 19h00; 20H00; 21h00; 22h00 Sexta e Sábado também às 23h00 e 00h00 Árvore de Natal no anfiteatro da Marina  Domingo a Quinta às 18h30; 19h30; 20H30; 21h30 Sexta e Sábado também às 22h30 e 23h30 📸 7 novembro 2025 | @olharvianadocastelo

Viana acende a iluminação de Natal a 8 de novembro

Este ano, as iluminações de Natal em Viana do Castelo estarão acesas entre o dia 8 de novembro e o dia 12 de janeiro de 2026. Estão previstos iluminar e ornamentar cerca de 36 locais, entre ruas, praças, avenidas, largos, igrejas e entradas na cidade. Haverá como habitualmente uma árvore de Natal 3D e a iluminação da Avenida dos Combatentes da Grande Guerra, com espetáculos multimédia diários. Vão ser investidos cerca de 200.000€ entre iluminação, ornamentação e animação. 📸 Arquivo / Olhar Viana do Castelo

“Viana Coração do Natal”, de 5 de dezembro a 5 de janeiro de 2026 🎄🎅 🤶

Acaba de ser apresentado o programa “Viana Coração do Natal” que arranca a 5 de dezembro com dezenas de atividades entre Praça Natal, minicomboio, carrossel, Mercado de Natal, Largo do Chocolate, animação de rua, concertos, atividades infantis, presépios, exposições, cinema, teatro e passagem de ano. Até 05 de janeiro de 2026, “Viana do Castelo é Natal”. “Viana Coração do Natal” é uma proposta da Câmara Municipal de Viana do Castelo e da Associação Empresarial do Distrito de Viana do Castelo (AEDVC), em parceria com a Vianafestas. MOMENTOS IMPORTANTES DA PROGRAMAÇÃO: > A partir de 5 de dezembro, o MERCADO DE NATAL distribui-se entre a Avenida dos Combatentes da Grande Guerra e o Largo Maestro José Pedro, onde será instalada o Largo do Chocolate. Até 23 de dezembro, de domingo a quinta-feira, o mercado acontece das 15h00 às 20h00 e, nas sextas-feiras e sábados, o horário é alargado das 12h00 às 23h00. O Mercado de Natal continuará disponível até ao início do novo ano, funcionando tam...

Mercado de Natal vai animar o centro histórico de Viana

Já começaram os trabalhos de montagem do Mercado de Natal da cidade de Viana do Castelo, uma área muito apreciada e visitada na quadra natalícia.   De 5 a 23 de dezembro, a Avenida dos Combatentes da Grande Guerra (entre a Cruz Vermelha e o restaurante Viana Mar) e o Largo Maestro José Pedro (área temática ligada ao chocolate), acolhem em simultâneo o Mercado de Natal, o local perfeito para comprar presentes para o Natal, saborear iguarias regionais e sentir o espírito da época no coração da cidade. Este evento é realizado no âmbito do programa “Viana Coração do Natal”, que enche a cidade de magia, música e tradição. Horário de funcionamento do Mercado de Natal: De 05 a 23 de dezembro de 2025 05 de dezembro – dia de abertura: 12H00 – 23H00 De domingo a quinta: 15H00 – 20H00 Sexta e sábado: 12H00 – 23H00 📸 20 novembro 2025 | @olharvianadocastelo

Uma dica para este domingo

É sempre um bom dia, para conhecer o monumento religioso mais visitado e fotografado da cidade de Viana do Castelo. 📸 novembro 2025 | olharvianadocastelo