Avançar para o conteúdo principal

Câmara reduz em 20 por cento apoio à realização da Romaria d'Agonia


A Romaria d'Agonia vai sofrer uma redução de 20 por cento no apoio da Câmara de Viana do Castelo, justificado pelo município com "os cortes que o Governo tem vindo a impor ao poder local". 
O apoio que todos os anos a autarquia atribui à VianaFestas, entidade municipal responsável pela organização da romaria, sofrerá, segundo a proposta aprovada esta segunda-feira no executivo municipal, um corte de 50 mil euros face aos 250 mil euros de 2011. 
A medida aplica-se apesar de a festa deste ano, que se realiza sempre em função do dia da padroeira, 20 de agosto, até contar com mais um dia do que no ano anterior. 
A Romaria d'Agonia realiza-se este ano entre 17 e 20 de agosto, mas com menos dinheiro. "Estou convencido que todos vão dar o melhor para que sejam as melhores festas de sempre. Mas não nos vão calar com os cortes financeiros que estão a fazer às autarquias", afirmou José Maria Costa, presidente da Câmara de Viana do Castelo. 
A redução deste apoio terá reflexo nomeadamente na logística da festa, como nas bancadas para receber os milhares de forasteiros para os vários desfiles, mas também na iluminação. "Não vamos ter, se calhar, as melhores condições de acolhimento para quem nos visita, para poderem usufruir da festa, vamos ter de cortar em coisas que davam qualidade", explicou José Maria Costa, admitindo que os cortes impostos pelo Governo ás autarquias estão a criar "grandes dificuldades na gestão corrente". 
Segundo o programa da Romaria d'Agonia de 2012, ainda provisório, a festa encerra a 20 de agosto com o dia dedicado precisamente à padroeira dos pescadores, que promovem neste dia a habitual procissão ao mar e ao rio, juntando dezenas de embarcações. 
A festa começa a 17 de agosto, sexta-feira, com a habitual saída à rua de meio milhar de mulheres, no Desfile da Mordomia. O dia seguinte é marcado pelo Cortejo Etnográfico, que habitualmente conta com mais de 4.000 figurantes, sendo mesmo um dos números principais da festa. 
No domingo, 19 de agosto, o destaque maior vai para a serenata de fogo de artifício a partir da ponte Eiffel, do rio Lima e no ar. 
"Não queremos perder o essencial da festa, que a torna uma afirmação turística de Viana do Castelo, mas vamos ter de fazer a poupança. Sem perder aquilo que é a vida da nossa festa", rematou o autarca.
Segundo dados oficiais, a festa leva todos os anos a Viana do Castelo cerca de um milhão de pessoas.

Fonte: Lusa

MENSAGENS MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Floreiras? Pilaretes?

Vocês achavam mesmo que me iam impedir de estacionar em cima do passeio? Rua Gago Coutinho  Viana do Castelo  📸 12 março 2026 | @olharvianadocastelo

Já é conhecido o rosto do cartaz da Romaria d'Agonia 2026

Mafalda Brandão, de 21 anos, natural de Areosa, Viana do Castelo, foi a Mordoma escolhida entre as 20 finalistas das 46 participantes no concurso da edição deste ano da Romaria d'Agonia.  Agora que está escolhida a “Mordoma do Cartaz da Romaria d’Agonia 2026”, a VianaFestas convidará três ilustradores a desenvolver propostas para o cartaz oficial, tendo como figura central a jovem selecionada. Entre as propostas apresentadas será escolhida a imagem que irá promover a Romaria de 2026 pelo mundo. A apresentação pública do cartaz oficial da Romaria d’Agonia 2026 está agendada para o dia 30 de maio. A Romaria de Nossa Senhora d’Agonia 2026 realiza-se de 15 a 23 de agosto, em Viana do Castelo.

Há patos no castelo

Imagens de casal de patos no fosso do Castelo de Santiago da Barra, Viana do Castelo. 📸 11 março 2026 | @olharvianadocastelo

Campo de girassóis chama a atenção em Carreço (Viana)

Um extenso campo de girassóis pinta de amarelo a paisagem na Veiga de Carreço (Viana do Castelo), junto à estrada Nacional 13. Para quem passa por ali é difícil ficar indiferente à imensidão de flores que encanta qualquer um. A beleza é tanta que não falta quem pare por alguns minutos para observar os girassóis e aproveite a paisagem como cenário para tirar algumas fotografias.

Viana do Castelo escolhe hoje o rosto da Romaria d’Agonia 2026

O anúncio da Mordoma que ilustrará o cartaz oficial da Romaria de Nossa Senhora d’Agonia 2026 vai ser feito neste sábado, 14 de março, numa cerimónia que vai ter lugar no Teatro Municipal Sá de Miranda, a partir das 21h00. A entrada é livre mediante levantamento de bilhete. Bilheteira aberta 2 horas antes do evento. 📸 arquivo | @olharvianadocastelo