Avançar para o conteúdo principal

“Cenas da Vida dos Maias” no Museu de Artes Decorativas

Até 20 de Maio, o Museu de Artes Decorativas de Viana do Castelo, recebe “Cenas da Vida dos Maias”, uma produção do Centro Dramático de Viana, com adaptação de Ricardo Simões (a partir do romance de Eça de Queirós "Os Maias"), encenação de Elisabete Pinto, interpretação de Ana Perfeito, Ricardo Simões, Tiago Araújo e Tiago Fernandes, cenografia de Porfírio Barbosa. 
A peça é apresentada de 2 a 20 de maio, de Terça a Sexta, às 9h30, 11h00, 14h30, para as escolas e para o público em geral nos dias 11, 12, 18 e 19 de Maio, às 21H30 e dias 13 e 20 de Maio às 16H00. 

SINOPSE 
Carlos da Maia reencontra o seu amigo João da Ega em Lisboa, depois de ambos terem deixado para trás a cidade de Coimbra e as suas aventuras académicas. Carlos é médico. Ega pretende escrever um livro. Lisboa é agora o território onde os dois jovens vão partilhar luxuosos jantares, tertúlias, idas ao teatro e… romances. Enquanto João da Ega pisca o olho à mulher de um diretor do Banco Universal, Carlos da Maia envolve-se num prodigioso e apaixonado romance com uma mulher que tem um “passo soberano de Deusa”. Quem será ela? E que surpresas lhes reserva o destino?

MENSAGENS MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Não parece, mas esta rua em Viana do Castelo é pedonal

Uma das mais importantes ruas da cidade de Viana do Castelo, a rua Manuel Espregueira, há muitos anos que foi transformada numa artéria pedonal. Era muito raro ver uma viatura a circular nela. Nos últimos tempos, tornou-se habitual ver um grande número de viaturas estacionadas e a circular, havendo dias que mais parece uma rua de trânsito automóvel normal. 📸 27 janeiro 2026 | @olharvianadocastelo

Dia de chuva em Viana do Castelo

Pelas ruas da cidade. 📸 23 janeiro 2026 | @olharvianadocastelo

Campo de girassóis chama a atenção em Carreço (Viana)

Um extenso campo de girassóis pinta de amarelo a paisagem na Veiga de Carreço (Viana do Castelo), junto à estrada Nacional 13. Para quem passa por ali é difícil ficar indiferente à imensidão de flores que encanta qualquer um. A beleza é tanta que não falta quem pare por alguns minutos para observar os girassóis e aproveite a paisagem como cenário para tirar algumas fotografias.

O Castelo que deu o nome à cidade

Foi a 20 de Janeiro de 1848 que a Vila de Viana do Minho foi elevada a cidade com a denominação de Viana do Castelo. Esta distinção foi concedida pela Rainha D. Maria II. Reza a história que este gesto da Rainha se deveu ao reconhecimento da heróica resistência e lealdade do comandante do Castelo de Santiago da Barra, aquando da guerra civil da Patuleia. (Extrato da carta datada de 20 de Janeiro de 1848, que a Rainha D. Maria II enviou à Câmara de Viana)  “...Hei por bem e me praz, que a Vila de Viana do Minho fique erecta em cidade com a denominação de Cidade de Viana do Castelo, e que nesta qualidade goze de todas as prerrogativas que direitamente lhe pertencem...”

Um “manto” de espuma cobre areal da praia do Canto Marinho

Devido à agitação marítima, assim estava ontem, sábado (24), coberto de espuma, criando um cenário semelhante a neve, o areal da praia do Canto Marinho, em Carreço, Viana do Castelo. 📸 24 janeiro 2026 | @olharvianadocastelo