Avançar para o conteúdo principal

“Maré Humana” na praia do Cabedelo para defesa do litoral

Promovida pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE) e a Buondi, vai realizar-se na manhã do próximo dia 12 de maio em 20 praias de 20 concelhos de Portugal Continental e ilhas, a “Maré Humana”, a maior ação de praia em Portugal.
Esta iniciativa tem como objectivo sensibilizar e alertar para um conjunto de ameaças ao litoral e para a necessidade de alterar comportamentos. 
Em Viana do Castelo, a praia do Cabedelo foi a escolhida para acolher esta iniciativa, onde serão levadas a cabo um conjunto de ações de educação ambiental que visam envolver um alargado número de pessoas de todas as idades. 
Programa: 
8.30h - 9.00h – Chegada dos participantes (escolas e população local) 
9.00h - ALERTA 1 - Há lixo na Praia!
 - Atividade: recolha e deposição seletiva dos resíduos existentes na praia. Serão fornecidas luvas e algumas pinças à brigada Eco-Escolas. 
10.00h - ALERTA 2 - Há vida para preservar!
 - Atividade: representação da biodiversidade existente no litoral através de construções em areia. 
Um júri deverá avaliar e distinguir 3 trabalhos de maior qualidade. 
11.00h - ALERTA 3 - 52 ALERTAS!
 - Atividade: Gincana com diversos desafios e atividades que chamam a atenção para as questões relacionadas com a poluição da água como escorrências e saneamento, desastres marítimos, marés de algas, etc. 
12.00h - ALERTA 4 - Atenção ao Sol!
 - Atividade: Chamada de atenção para a importância da utilização dos chapéus de sol e protetor solar. 
12.30h - AÇÃO SIMBOLICA MARÉ HUMANA

Flashmob com coreografia Escolas em Movimento pela brigada Eco-Escolas. 
CORDÃO MARÉ HUMANA - hands across the sand 
Momento de realização do Cordão Humano. Se possível na praia e no mar (surfistas). 
Flashmob com coreografia Escolas em Movimento pela brigada Eco-Escolas. 
13.00h – ENCERRAMENTO. 
Entidades locais. 

Para participar e saber mais sobre esta Maré Humana, clique aqui e aqui.

MENSAGENS MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Não parece, mas esta rua em Viana do Castelo é pedonal

Uma das mais importantes ruas da cidade de Viana do Castelo, a rua Manuel Espregueira, há muitos anos que foi transformada numa artéria pedonal. Era muito raro ver uma viatura a circular nela. Nos últimos tempos, tornou-se habitual ver um grande número de viaturas estacionadas e a circular, havendo dias que mais parece uma rua de trânsito automóvel normal. 📸 27 janeiro 2026 | @olharvianadocastelo

“Viana Amor & Folia” junta Carnaval e Dia dos Namorados em Viana

Viana do Castelo vai celebrar o Carnaval e Dia dos Namorados de 13 a 17 de fevereiro, com o evento “Viana Amor & Folia”. Conheça a programação completa 👇

Campo de girassóis chama a atenção em Carreço (Viana)

Um extenso campo de girassóis pinta de amarelo a paisagem na Veiga de Carreço (Viana do Castelo), junto à estrada Nacional 13. Para quem passa por ali é difícil ficar indiferente à imensidão de flores que encanta qualquer um. A beleza é tanta que não falta quem pare por alguns minutos para observar os girassóis e aproveite a paisagem como cenário para tirar algumas fotografias.

O Castelo que deu o nome à cidade

Foi a 20 de Janeiro de 1848 que a Vila de Viana do Minho foi elevada a cidade com a denominação de Viana do Castelo. Esta distinção foi concedida pela Rainha D. Maria II. Reza a história que este gesto da Rainha se deveu ao reconhecimento da heróica resistência e lealdade do comandante do Castelo de Santiago da Barra, aquando da guerra civil da Patuleia. (Extrato da carta datada de 20 de Janeiro de 1848, que a Rainha D. Maria II enviou à Câmara de Viana)  “...Hei por bem e me praz, que a Vila de Viana do Minho fique erecta em cidade com a denominação de Cidade de Viana do Castelo, e que nesta qualidade goze de todas as prerrogativas que direitamente lhe pertencem...”

Esta capela do século XVII celebra Nossa Senhora das Candeias com três dias de festa

Construída no ano de 1621, a Capela da Nossa Senhora das Candeias, situada no largo Maestro José Pedro, em Viana do Castelo vai estar em festa nos dias 31 de janeiro, 1 e 2 de fevereiro. As celebrações incluem procissão de velas, arraial, leilão de oferendas e missa cantada. PROGRAMA Dia 31 de janeiro (SÁBADO) 21h00 - Procissão de Velas (Sairá da Igreja de São Domingos, para a Capela de NOSSA SENHORA DAS CANDEIAS, percorrendo o seguinte itinerário: Rua Góis Pinto, Rua Monsenhor Daniel Machado, Rua dos Poveiros, Rua do Loureiro, Largo Amadeu Costa e Largo Maestro José Pedro). Dia 1 de fevereiro (DOMINGO) 15h00 - Arraial, Leilão de Oferendas e Sessão Musical, pelos elementos da ZÉ PEDRO Associação Musical. Dia 2 de fevereiro (SEGUNDA-FEIRA) 11h00 - Benção das Velas seguida de Missa Cantada em honra de Nossa Senhora das Candeias.