Avançar para o conteúdo principal

“Maré Humana” na praia do Cabedelo para defesa do litoral

Promovida pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE) e a Buondi, vai realizar-se na manhã do próximo dia 12 de maio em 20 praias de 20 concelhos de Portugal Continental e ilhas, a “Maré Humana”, a maior ação de praia em Portugal.
Esta iniciativa tem como objectivo sensibilizar e alertar para um conjunto de ameaças ao litoral e para a necessidade de alterar comportamentos. 
Em Viana do Castelo, a praia do Cabedelo foi a escolhida para acolher esta iniciativa, onde serão levadas a cabo um conjunto de ações de educação ambiental que visam envolver um alargado número de pessoas de todas as idades. 
Programa: 
8.30h - 9.00h – Chegada dos participantes (escolas e população local) 
9.00h - ALERTA 1 - Há lixo na Praia!
 - Atividade: recolha e deposição seletiva dos resíduos existentes na praia. Serão fornecidas luvas e algumas pinças à brigada Eco-Escolas. 
10.00h - ALERTA 2 - Há vida para preservar!
 - Atividade: representação da biodiversidade existente no litoral através de construções em areia. 
Um júri deverá avaliar e distinguir 3 trabalhos de maior qualidade. 
11.00h - ALERTA 3 - 52 ALERTAS!
 - Atividade: Gincana com diversos desafios e atividades que chamam a atenção para as questões relacionadas com a poluição da água como escorrências e saneamento, desastres marítimos, marés de algas, etc. 
12.00h - ALERTA 4 - Atenção ao Sol!
 - Atividade: Chamada de atenção para a importância da utilização dos chapéus de sol e protetor solar. 
12.30h - AÇÃO SIMBOLICA MARÉ HUMANA

Flashmob com coreografia Escolas em Movimento pela brigada Eco-Escolas. 
CORDÃO MARÉ HUMANA - hands across the sand 
Momento de realização do Cordão Humano. Se possível na praia e no mar (surfistas). 
Flashmob com coreografia Escolas em Movimento pela brigada Eco-Escolas. 
13.00h – ENCERRAMENTO. 
Entidades locais. 

Para participar e saber mais sobre esta Maré Humana, clique aqui e aqui.

MENSAGENS MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Forte da Ínsua

O Forte que tem a particularidade de o poço que se encontra no seu interior, ser um dos três existentes no mundo que se localizam no mar e são de água doce. Situado numa pequena ilha, perto da costa, o Forte da Ínsua, que integra um antigo convento franciscano, é um dos símbolos maiores do concelho de Caminha. Em situação de abandono há alguns anos, foi recentemente concessionado no âmbito do Programa Revive, estando previsto reabrir no início de 2022, transformado em centro de atividades turísticas com alojamento.

Andando pela cidade…

Viana do Castelo ao entardecer.  📸 14 janeiro 2026 | @olharvianadocastelo 

Empreitada do novo mercado de Viana parada sem data para recomeçar

 As obras de construção do novo mercado tinham sido iniciadas em setembro de 2025, mas foram entretanto interrompidas por, segundo informação do presidente da Câmara de Viana do Castelo “terem aumentado a área de escavações depois de descobertos achados de desastres”. O retomar da obra vai depender do que for encontrado durante as escavações arqueológicas. 📸 Arquivo | @olharvianadocastelo

Campo de girassóis chama a atenção em Carreço (Viana)

Um extenso campo de girassóis pinta de amarelo a paisagem na Veiga de Carreço (Viana do Castelo), junto à estrada Nacional 13. Para quem passa por ali é difícil ficar indiferente à imensidão de flores que encanta qualquer um. A beleza é tanta que não falta quem pare por alguns minutos para observar os girassóis e aproveite a paisagem como cenário para tirar algumas fotografias.

20 de janeiro. Neste dia, em…

1848 - A vila de Viana do Minho era elevada a cidade com o nome de Viana do Castelo. Foi há 178 anos por carta régia de D. Maria II. 2008 - Era inaugurada a nova Biblioteca Municipal de Viana do Castelo, da autoria do arquiteto Álvaro Siza Vieira. Está localizada junto ao rio Lima. 2016 - Uma nova rua nasce no centro histórico da cidade de Viana do Castelo. Construída de raiz, a nova artéria liga a rua Pedro Homem de Mello à rua da Bandeira, em frente ao edifício do antigo Governo Civil. O novo arruamento recebe o nome do arquiteto José Fernandes Martins, autor de diversos edifícios da cidade como a Fábrica de Chocolate Avianense ou a Vila Rosa. 📸 janeiro 2026 | @olharvianadocastelo