Avançar para o conteúdo principal

Festival Internacional de Jardins - ''Jardins P’ra Comer'' é o tema para a edição 2012 em Ponte de Lima

Desde 2005 que a vila de Ponte de Lima, realiza anualmente o Festival Internacional de Jardins, iniciativa única em Portugal.
A edição 2012 do Festival Internacional de Jardins de Ponte de Lima, subordinada ao tema “Jardins P’ra Comer” abre a 25 de maio e encerra a 31 de outubro.
Para o Festival 2012 foram recepcionados 49 projetos provenientes de nove países, sendo selecionadas 11 candidaturas, cinco propostas portuguesas e as restantes de Espanha, Áustria, Itália, Irlanda e Dinamarca.
O nome e os respectivos autores, de cada jardim são: "Jardim Plástico" - Maria Nieves Otero Mallo e António Carvalho - Espanha; "O Jardim das Pinhatas" - Catarina Vitória - Portugal; "Estou a adorá-lo" - University of Natural Resources and Life Sciences - University of Vienna - Dominica Cerepkaiová, Hana Krizanová, Marek Lecko, Klaus Peter) - Áustria; "O Ninho" - Lorena Raspanti - Itália; "Big Taste Wheel Labyrinth" - Ana Sousa e Cátia Neto - Portugal; "Zoom - uma realidade aumentada" - Ana Almeida, Ana Loureiro, Ângela Fonseca, Marlene Soares - Portugal; "Honey Scape" - Gonçalo Castro Henriques e Luís Pedro Esteves - Portugal; "Landscape Factory" - Ricardo Gomes, Daniela Silva e Mafalda Silva - Portugal; "The Garden of Plenty" - Eugene Boyle e Carol Melody - Irlanda; "La Despensa de Orlando" - Héctor Diez Miguel - Espanha; "Taste the Slope" - Rasmus Andersen, Michaela Wahlmuller, Drew Parli e Janine Tuchsen - Dinamarca.
De acordo com o regulamento do Festival, o jardim mais votado na edição 2011 mantém lugar cativo durante a edição 2012. Trata-se da proposta Austríaca "Jardim Radiante".

Jardim Radiante vencedor da edição 2011

MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Trajes tradicionais do concelho de Viana

O Traje de Lavradeira, o Traje de Mordoma, o Traje de Noiva, o Traje de Meia Senhora, Traje de Dó, Traje de Domingar, Traje de Feirar, Traje de Trabalho… são principalmente usados nas diversas festas e romarias que se realizam ao longo do ano, por todo o concelho. É o momento escolhido para se trazer o passado ao presente, vestindo um destes trajes tradicionais.  É durante a realização da Romaria da Senhora d’Agonia que se concentra um maior número de trajes, nomeadamente no Desfile da Mordomia, Cortejo Etnográfico e na Festa do Traje, ocasião para se admirar a beleza e riqueza de todos os detalhes dos tradicionais e coloridos trajes das diferentes freguesias do concelho de Viana do Castelo.  Estes são alguns dos trajes que tive oportunidade de contemplar, durante o Cortejo Histórico-Etnográfico e Desfile de Mordomia das Festas de Viana do Castelo deste ano.

Maior Romaria de Portugal já tem programa

A maior romaria portuguesa apresenta esta quarta-feira o programa oficial de 2024, com nove dias de festa dedicada à Senhora d’Agonia. A edição deste ano da Romaria da Senhora d’Agonia realiza-se de 14 a 22 de agosto, tendo como novidades do programa, a realização do tradicional Desfile da Mordomia, que em 2023 juntou mais de 900 mulheres pelas ruas de Viana do Castelo, no dia 15 de agosto, feriado. Este é um dos quadros mais procurados, na participação e no público para assistir. Pode consultar o programa oficial AQUI .

Pela avenida do Cabedelo, Darque

A avenida do Cabedelo, em Darque, Viana do Castelo, com 628 metros de comprimento é ladeada por duas fileiras com cerca de 140 plátanos de grande porte, cujas copas formam um túnel de verdura encantador. Encontra-se a ser requalificada (melhoria das condições gerais de conforto e de utilização dos peões, a valorização da imagem urbana local, a melhoria das condições de escoamento das águas pluviais, bem como a beneficiação, marcação/sinalização rodoviária da via) num investimento de 615 mil euros.

Bom domingo!

Convite a sentar. O calor convida à praia, mas também a… outras tarefas. Parque Ecológico Urbano de Viana do Castelo. De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), para este domingo está prevista uma temperatura máxima de 25° em Viana do Castelo.

Mordoma do cartaz da Romaria d’Agonia 2024 escolhida por concurso

Pela primeira vez na história da Romaria d’Agonia a mordoma do cartaz que leva a maior festa popular portuguesa a todo o mundo será selecionada por um júri entre 20 finalistas, todas elas escolhidas entre as concorrentes, abrindo assim espaço para mulheres com idades entre os 18 e os 35 anos participarem. “Qualquer mulher que sinta a nossa Romaria pode concorrer e pode aspirar a ser a mordoma da festa. É uma inovação que introduzimos este ano, pensando em todas as jovens mulheres que alimentam este sonho”, explicou Manuel Vitorino, presidente da VianaFestas, a entidade organizadora das festas da cidade. O novo regulamento para escolha do cartaz da Romaria de Nossa Senhora d’Agonia vai ser implementado este ano e substitui o modelo anterior, de concurso promovido, que estava em vigor desde 2011, e que implicava escolher o conjunto do autor, do cartaz e da mordoma. No formato para a definição do cartaz da Romaria a estrear este ano, o mesmo passa a contemplar três fases, com qualquer mul