Avançar para o conteúdo principal

Praia do Canto Marinho entre as 21 finalistas das “7 Maravilhas – Praias de Portugal”

Praia do Canto Marinho – Carreço – Viana do Castelo, está entre as três finalistas na categoria de “Praias Selvagens”, para a eleição das 7 Maravilhas – Praias de Portugal. 
Pelo caminho ficou a praia do Cabedelo – Viana do Castelo, na categoria de praias de uso desportivo, que tinha sido selecionada para a lista de 70 pré-finalistas. 
As 21 praias finalistas foram escolhidas por um painel de 21 personalidades que elegeram as três praias mais representativas em cada uma das 7 categorias.
 
A votação pública que decorre entre 6 de Maio e 7 de Setembro de 2012 (termina às 14 horas), pode ser feita no site oficial (www.7maravilhas.pt), no Facebook (www.facebook.com/7maravilhas) e por chamada telefónica. 
Será eleita uma praia por cada uma das sete categorias.
As praias finalistas na categoria de Praias Selvagens nas quais já pode votar são: 

Canto Marinho – Viana do Castelo – Entre Douro e Minho
 
Fisgas de Ermelo – Mondim de Basto – Trás os Montes e Alto Douro
 
Lagoa do Fogo – Ribeira Grande – São Miguel – Açores 

Para votar na praia do Canto Marinho ligue 760 207 716 
As 7 Maravilhas - Praias de Portugal são reveladas a 8 de Setembro de 2012. 


MENSAGENS MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Empreitada do novo mercado de Viana parada sem data para recomeçar

As obras de construção do novo mercado tinham sido iniciadas em setembro de 2025, mas foram entretanto interrompidas por, segundo informação do presidente da Câmara de Viana do Castelo “terem aumentado a área de escavações depois de descobertos achados arqueológicos”. O retomar da obra vai depender do que for encontrado durante as escavações arqueológicas. 📸 Arquivo | @olharvianadocastelo

20 de janeiro. Neste dia, em…

1848 - A vila de Viana do Minho era elevada a cidade com o nome de Viana do Castelo. Foi há 178 anos por carta régia de D. Maria II. 2008 - Era inaugurada a nova Biblioteca Municipal de Viana do Castelo, da autoria do arquiteto Álvaro Siza Vieira. Está localizada junto ao rio Lima. 2016 - Uma nova rua nasce no centro histórico da cidade de Viana do Castelo. Construída de raiz, a nova artéria liga a rua Pedro Homem de Mello à rua da Bandeira, em frente ao edifício do antigo Governo Civil. O novo arruamento recebe o nome do arquiteto José Fernandes Martins, autor de diversos edifícios da cidade como a Fábrica de Chocolate Avianense ou a Vila Rosa. 📸 janeiro 2026 | @olharvianadocastelo

Trajes tradicionais do concelho de Viana

O Traje de Lavradeira, o Traje de Mordoma, o Traje de Noiva, o Traje de Meia Senhora, Traje de Dó, Traje de Domingar, Traje de Feirar, Traje de Trabalho… são principalmente usados nas diversas festas e romarias que se realizam ao longo do ano, por todo o concelho. É o momento escolhido para se trazer o passado ao presente, vestindo um destes trajes tradicionais.  É durante a realização da Romaria da Senhora d’Agonia que se concentra um maior número de trajes, nomeadamente no Desfile da Mordomia, Cortejo Etnográfico e na Festa do Traje, ocasião para se admirar a beleza e riqueza de todos os detalhes dos tradicionais e coloridos trajes das diferentes freguesias do concelho de Viana do Castelo.  Estes são alguns dos trajes que tive oportunidade de contemplar, durante o Cortejo Histórico-Etnográfico e Desfile de Mordomia das Festas de Viana do Castelo deste ano.

Dia de chuva em Viana do Castelo

Pelas ruas da cidade. 📸 23 janeiro 2026 | @olharvianadocastelo

O Castelo que deu o nome à cidade

Foi a 20 de Janeiro de 1848 que a Vila de Viana do Minho foi elevada a cidade com a denominação de Viana do Castelo. Esta distinção foi concedida pela Rainha D. Maria II. Reza a história que este gesto da Rainha se deveu ao reconhecimento da heróica resistência e lealdade do comandante do Castelo de Santiago da Barra, aquando da guerra civil da Patuleia. (Extrato da carta datada de 20 de Janeiro de 1848, que a Rainha D. Maria II enviou à Câmara de Viana)  “...Hei por bem e me praz, que a Vila de Viana do Minho fique erecta em cidade com a denominação de Cidade de Viana do Castelo, e que nesta qualidade goze de todas as prerrogativas que direitamente lhe pertencem...”