Avançar para o conteúdo principal

Centro de Remo de Viana do Castelo consignado por 1,4 milhões de euros

A Câmara Municipal de Viana do Castelo consignou na passada quarta-feira a empreitada do equipamento de Remo, um projeto do futuro Centro de Mar.
Este projeto, da autoria do arquiteto vianense Branco Cavaleiro, visa a recuperação e ampliação das instalações da antiga “Fábrica das Boinas”, de forma a responder às necessidades dos clubes. Servirá de imediato setenta atletas e terá capacidade para acolher praticantes de remo profissionais ou na vertente de turismo e lazer. 
A consignação foi feita pelo prazo de dez meses. 
O projeto do Centro de Mar integra ainda a construção de dois novos equipamentos para os centros de vela e de canoagem. Em conjunto, os três postos náuticos, destinam-se não só a atletas federados, mas também terão capacidade para receber praticantes destes desportos numa vertente competitiva e turística, estando inseridos no Clister do Conhecimento e da Economia do Mar, que representam um investimento de seis milhões de Euros, apoiado pelo programa operacional em 4,2 milhões.

Instalações da antiga "Fábrica das Boinas"
Futuro Centro de Remo de Viana do Castelo

MENSAGENS MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Já há horários das iluminações e espetáculos multimédia em Viana do Castelo

As iluminações de Natal e os espetáculos multimédia são ligadas todos os dias a partir de 8 de novembro de 2025 e vão manter-se até dia 12 de janeiro de 2026, nos seguintes horários: ILUMINAÇÃO DE NATAL Domingo a Quinta das 17h00 às 22h00 Sexta e Sábado das 17h00 às 00h00 ESPETÁCULOS MULTIMÉDIA Avenida dos Combatentes da Grande Guerra Domingo a Quinta às 18h00; 19h00; 20H00; 21h00; 22h00 Sexta e Sábado também às 23h00 e 00h00 Árvore de Natal no anfiteatro da Marina  Domingo a Quinta às 18h30; 19h30; 20H30; 21h30 Sexta e Sábado também às 22h30 e 23h30 📸 7 novembro 2025 | @olharvianadocastelo

Hoje, 6 de janeiro, é dia de…

A igreja de São Domingos acolher a tradicional “Adoração dos Reis Magos”. O evento tem início às 21h30 e contará, além do presépio ao vivo interpretado pelos grupos de teatro da CIRC e À Margem, com um concerto de Natal pelo Coral Polifónico de Viana do Castelo. No final será oferecido vinho quente com maçã assada, canela e mel. 📸 janeiro 2026 | @olharvianadocastelo

O Castelo que deu o nome à cidade

Foi a 20 de Janeiro de 1848 que a Vila de Viana do Minho foi elevada a cidade com a denominação de Viana do Castelo. Esta distinção foi concedida pela Rainha D. Maria II. Reza a história que este gesto da Rainha se deveu ao reconhecimento da heróica resistência e lealdade do comandante do Castelo de Santiago da Barra, aquando da guerra civil da Patuleia. (Extrato da carta datada de 20 de Janeiro de 1848, que a Rainha D. Maria II enviou à Câmara de Viana)  “...Hei por bem e me praz, que a Vila de Viana do Minho fique erecta em cidade com a denominação de Cidade de Viana do Castelo, e que nesta qualidade goze de todas as prerrogativas que direitamente lhe pertencem...”

Viana do Castelo de Outros Tempos

Ainda existia sinaleiro ao fundo da avenida dos Combatentes da Grande Guerra. 

Andando pela cidade…

📸 7 janeiro 2026 | @olharvianadocastelo