Avançar para o conteúdo principal

Fé voltou a levar milhares a Santa Luzia

No passado domingo, dia 17 de junho, cumpriu-se a anual peregrinação ao Sagrado Coração de Jesus, que liga a cidade ao cimo do Monte de Santa Luzia. Esta tradição, que remonta ao ano de 1918, realiza-se após um voto da população de Viana do Castelo para que fosse poupada à epidemia pneumónica que na altura provocava muitos mortos na região. 
Desde essa data, que ano após ano, são aos milhares os peregrinos que a pé e em oração, percorrem o trajeto desde a cidade até ao Templo, para cumprirem as mais variadas promessas. 
Manda a tradição que após a missa campal celebrada em frente ao templo dedicado ao Sagrado Coração de Jesus, as famílias se reúnam a almoçar nos espaços em redor do Santuário. 
Este costume, que na minha juventude era seguido por inúmeras pessoas, levava a que um elemento da família se deslocasse de madrugada ao cimo do monte de Santa Luzia para “reservar” o melhor espaço para se “estender a mesa no chão”. Presentemente, segundo me contam, são em número mais reduzido as pessoas que levam o “farnel”, preferindo ir almoçar a casa ou nos restaurantes da cidade. 

A foto em baixo (cedida por um amigo), tirada há mais de 40 anos por um dos fotógrafos à la minute ainda hoje habituais junto ao templo de Santa Luzia, regista uma família vianense que no dia da peregrinação se deixou fotografar para a posteridade. Esta fotografia, além de nos evidenciar o casal com os seus 7 filhos (coisa rara nos tempos que correm), mostra-nos também o cesto com o respectivo almoço, o “inseparável” garrafão de vinho e o imprescindível rádio portátil para animar o ambiente.


Mais visualizadas nos últimos 7 dias

Mercado dos Descobrimentos, o novo formato da Feira Medieval, vai realizar-se em junho

A cidade de Viana do Castelo vai recuar 500 anos de 15 a 18 de junho, até ao período dos descobrimentos portugueses, o novo formato da Feira Medieval para aproximar ainda mais a população e os visitantes da história de “Vianna da Foz do Lima”. O primeiro Mercado dos Descobrimentos a realizar-se em Viana do Castelo, pretende ser um espaço de animação e convívio, criado com o objetivo de dar a conhecer ao público residente e visitante, hábitos e costumes característicos da Época dos Descobrimentos. Deste modo, é intenção da VianaFestas recriar um ambiente que nos irá transportar para a Vianna da Foz do Lima, numa época em que o porto desta villa assumiu um papel importante com trocas comerciais, explorando assim a diversidade cultural e gastronómica. Num novo cenário, e continuando-se a fazer uma ligação com o centro histórico desta cidade, o Mercado dos Descobrimentos será realizado no Forte S. Tiago da Barra e na área envolvente. Pretende-se assim, com este evento atingir objetivos lúd

Romaria d’Agonia 2023, de 14 a 22 de agosto

A Romaria d’Agonia vai realizar-se em 2023, pela primeira vez, em nove dias de festa, de 14 a 22 de agosto, face à cada vez maior afluência, distribuindo os vários quadros já emblemáticos, e como forma de potenciar a atração turística de Viana do Castelo. “A festa já se tornou tão grande que justifica mais dias, para podermos dedicar mais atenção aos quadros principais e evitar dias de concentração de vários eventos e até de sobreposição. Espaçando esses quadros será possível dar-lhes mais visibilidade e ao mesmo tempo permitir a quem nos visita poder também usufruir de Viana do Castelo”, explica António Cruz, presidente da Comissão de Festas da Romaria da Senhora d’Agonia. O arranque da festa em 2023 será dado a 05 de agosto, sábado, pelas 16h00, com a abertura da XXI edição da Exposição/Feira de Artesanato da Romaria d’Agonia. O programa oficial de nove dias começa a 14 de agosto, segunda-feira, com a Praça da Música, na Praça da Liberdade, pelas 22h00. Nos dias 15 e 16 de agosto os

Está escolhido o “cartaz oficial” da Romaria d’Agonia 2023

Já é conhecido o vencedor do concurso “cartaz oficial” da Romaria de Nossa Senhora d’Agonia 2023, que se vai realizar de 14 a 22 de agosto.  O júri premiou o projeto elaborado por Hugo Sousa, técnico de informática de 41 anos, e Sónia Moreira, assistente de bordo de 35 anos, ambos com experiência profissional em design gráfico e fotografia. A mordoma é Ana Rita Passos, consultora forense na área económica, de 27 anos. A jovem mordoma enverga um Traje à Vianesa de lenço amarelo ao peito transmitindo o orgulho na história e tradição que se difunde de geração em geração. O vencedor vai receber um prémio pecuniário no valor de 1.500 euros.  Foram recebidos 135 trabalhos de 86 concorrentes.

Trajes tradicionais do concelho de Viana

O Traje de Lavradeira, o Traje de Mordoma, o Traje de Noiva, o Traje de Meia Senhora, Traje de Dó, Traje de Domingar, Traje de Feirar, Traje de Trabalho… são principalmente usados nas diversas festas e romarias que se realizam ao longo do ano, por todo o concelho. É o momento escolhido para se trazer o passado ao presente, vestindo um destes trajes tradicionais.  É durante a realização da Romaria da Senhora d’Agonia que se concentra um maior número de trajes, nomeadamente no Desfile da Mordomia, Cortejo Etnográfico e na Festa do Traje, ocasião para se admirar a beleza e riqueza de todos os detalhes dos tradicionais e coloridos trajes das diferentes freguesias do concelho de Viana do Castelo.  Estes são alguns dos trajes que tive oportunidade de contemplar, durante o Cortejo Histórico-Etnográfico e Desfile de Mordomia das Festas de Viana do Castelo deste ano.

ANTES e AGORA: tirar fotos do presente para comparar com o passado

O Elevador de Santa Luzia, em Viana do Castelo, completou no passado dia 2 de junho, 100 anos. As carruagens apresentaram-se com uma nova imagem. O amarelo vivo, cor da cidade, que até aqui coloria as carruagens, passou a dourado e branco.