Igreja de Santo António vai ser recuperada


A Igreja do Convento de Santo António, construída em 1625, que é uma das mais importantes igrejas de Viana do Castelo vai finalmente ser sujeita a obras para travar o estado de degradação em que se encontra. 
Esta igreja foi cedida pela Câmara Municipal de Viana do Castelo à paróquia de Santa Maria Maior,  há cerca de cinco anos. 
Na altura da cedência o edifício já se encontrava a necessitar de obras urgentes, mas por falta de recursos da diocese nunca chegaram a realizar-se. 
Devido ao edifício, que se encontra encerrado há cerca de quatro anos, estar em adiantado estado de degradação e a necessitar de intervenções urgentes principalmente ao nível de paredes e telhado, a Câmara de Viana do Castelo vai avançar com uma ajuda financeira de emergência de 35 mil euros e assim possibilitar a intervenção. 
Lamenta-se que a degradação deste Templo tenha chegado a este ponto, até porque o seu interior possui talha riquíssima, frescos do século 17 e duas catacumbas lindíssimas, que certamente o seu estado de conservação tem vindo a agravar-se com o passar do tempo.

Comentários

  1. Não percebo algumas coisas. Tendo igrejas lindíssimas em estado de degradação tão avançado e fazem-se outras (que na minha opinião não estão a acrescentar nada à cidade). Mas mais vale tarde do que nunca...

    ResponderEliminar
  2. Igrejas em ruinas na cidade26 junho, 2012 18:09

    A igreja de S. Bento também precisa de obras com urgencia já há muito tempo.
    Caso não tomem providencias também pode entrar em ruinas.

    ResponderEliminar
  3. Não se entende como se deixa chegar a este estado de abandono uma igreja com tanta história para a cidade de Viana do Castelo.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Os terrenos da antiga SOMARTIS vão voltar a ganhar vida

Viana vai ter uma nova ponte sobre o rio Lima

Da antiga SOMARTIS nem a chaminé escapou à demolição

Sondagem: Socialistas lideram em Viana do Castelo

Dia Internacional de Limpeza Costeira