A Igreja do Convento de Santo António, construída em 1625, que é uma das mais importantes igrejas de Viana do Castelo vai finalmente ser sujeita a obras para travar o estado de degradação em que se encontra.
Esta igreja foi cedida pela Câmara Municipal de Viana do Castelo à paróquia de Santa Maria Maior, há cerca de cinco anos.
Na altura da cedência o edifício já se encontrava a necessitar de obras urgentes, mas por falta de recursos da diocese nunca chegaram a realizar-se.
Devido ao edifício, que se encontra encerrado há cerca de quatro anos, estar em adiantado estado de degradação e a necessitar de intervenções urgentes principalmente ao nível de paredes e telhado, a Câmara de Viana do Castelo vai avançar com uma ajuda financeira de emergência de 35 mil euros e assim possibilitar a intervenção.
Lamenta-se que a degradação deste Templo tenha chegado a este ponto, até porque o seu interior possui talha riquíssima, frescos do século 17 e duas catacumbas lindíssimas, que certamente o seu estado de conservação tem vindo a agravar-se com o passar do tempo.