Avançar para o conteúdo principal

Viana do Castelo regressa ao passado com a V Feira Medieval

Nas principais ruas do centro histórico da cidade de Viana do Castelo vai ter lugar entre os dias 15 e 18 de Junho de 2012, a quinta edição da FEIRA MEDIEVAL. 
Artesãos, mercadores, regatões e artífices, irão fazer a recriação histórica do comércio e das artes e ofícios medievais no casco histórico de Viana do Castelo. Uma aula de história ao vivo, uma viagem no tempo. 
Durante quatro dias, residentes e visitantes vão ter a oportunidade de conhecer hábitos e costumes característicos da Idade média. 
A feira medieval que este ano vai apresentar-se num espaço maior e com uma oferta mais alargada ao nível dos artesãos e de produtos, vai ter o seguinte horário de funcionamento: 
Dia 15 de junho – 12h00 às 24h00
Dia 16 de junho – 10h00 às 24h00
Dia 17 de junho – 10h00 às 24h00
Dia 18 de junho – 10h00 às 20h00

MENSAGENS MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

A tradição das “Maias”

Hoje, dia 1 de maio, cumpriu-se uma tradição que ainda se mantém bem viva na cidade de Viana do Castelo, é as varandas dos edifícios da Praça da República aparecerem enfeitadas com as tradicionais “Maias”, ou coroas de flores. A exposição é promovida pela Câmara Municipal e hoje, como em todos os anos, lá estão as “Maias” a embelezar aquela que é considerada a “sala de visitas” de Viana do Castelo. Transcrevo um texto retirado do site da RTAM, que explica o porquê desta tradição das "Maias".  A Maia, chamada, também, "Rainha do Maio", ou "Rosa do Maio", era uma boneca de palha de centeio, em torno da qual havia descantes toda a noite (1.º de Maio); outras vezes, uma menina coroada com flores, que se enfeitava com o vestido branco, jóias, etc., sendo colocada num trono florido, e venerada todo o dia com danças e cantares.  Esta festa, sem dúvida com reminiscências pagãs (celtas-romanas), foi proibida várias vezes (caso de Lisboa onde em 1402, p...

Viana do Castelo em dia de feira semanal

Esta velha e tradicional atividade realiza-se semanalmente, às sextas-feiras, no Campo d’Agonia/Campo do Castelo. Neste grande espaço de venda ao ar livre, encontra-se uma diversidade de produtos, nomeadamente louças, tecidos, roupas, calçado, atoalhados, móveis, vasilhame, ferramentas, cobres entre muitos outros. Horário de funcionamento | Verão das 07h00-20h00 / Inverno das 07h00-18h00. Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25)

"Viana Florida" vai encher de cor a cidade e freguesias

De 30 de abril a 31 de maio, a iniciativa "Viana Florida" é sinónimo de cor e animação. Feira das Flores e Jardinagem, Festival de Flores, Exposição e Festas Floridas prometem dinamizar a cidade de Viana do Castelo e freguesias do concelho. Do diversificado programa, destaca-se o 30 de abril, dia em que com a utilização de 40.000 flores, têm início os trabalhos de confeção dos arranjos de média dimensão na Praça da República, Praça da Liberdade, Largo Maestro José Pedro e Largo de São Domingos. Consulte o programa completo👇

Viana do Castelo está a ficar mais florida

É o “Viana Florida” que  está a chegar (30 de abril a 31 de maio) Estátua de Viana  📸 21 abril 2026 | @olharvianadocastelo

Escavação arqueológica está a destapar construções antigas

Continuam as escavações arqueológicas no terreno onde está a ser construído o novo mercado municipal de Viana do Castelo. Nas fotografias captadas no dia 30 de abril de 2026 (ver galeria em baixo) é possível ver os vestígios já destapados, que poderão pertencer ao antigo mosteiro de S. Bento (século XVI) e ao primitivo mercado municipal da cidade (1892-1965). 📸 30 abril 2026 | @olharvianadocastelo