Avançar para o conteúdo principal

Concessionário quer entregar o parque de estacionamento subterrâneo do Campo d'Agonia, em Viana do Castelo


O concessionário do maior parque subterrâneo da cidade de Viana do Castelo, com 1080 lugares de estacionamento, pretende rescindir o contrato com a VianaPolis e exige um milhão de euros de indemnização. 
A situação foi revelada esta semana pelo presidente da Câmara de Viana do Castelo, que detém 40% do capital social da VianaPolis. Segundo José Maria Costa, a empresa pretende entregar a exploração do Parque do Campo da Agonia e recuperar o investimento feito em 2008.


“Diz que não se cumpriu o que constava do caderno de encargos, aquando do lançamento do concurso público, que era não haver estacionamento público à superfície. Entende que não foram reunidas as condições e pretende entregar o parque e ser ressarcida do seu investimento, de quase um milhão de euros”, explicou.


Esta concessão, por 30 anos, foi adjudicada pela VianaPolis em Abril de 2008 à empresa Estação Viana Shopping Imobiliária, vencedora da hasta pública com a melhor proposta - 900 mil euros -, entre quatro empresas concorrentes.


O Parque do Campo da Agonia, construído ao abrigo do programa Polis de Viana do Castelo, custou 12 milhões de euros, comparticipados em 75% por fundos comunitários, e representa cerca de um terço do total de lugares de estacionamento subterrâneo na cidade.


À superfície, continua a existir o último grande parque de estacionamento gratuito da cidade, numa concorrência directa que o concessionário não aceita.


Segundo José Maria Costa, este caso será resolvido em sede de Tribunal Arbitral, conforme previsto no contrato de concessão com a VianaPolis, encontrando-se em fase de instrução. “A VianaPolis tem os seus argumentos, não vão antecipar decisões nem propostas”, disse o autarca.


O concessionário alega que está a ser vítima da concorrência, o que é visível no facto de um dos dois pisos subterrâneos permanecer encerrado durante grande parte do ano. “Funcionam os dois pisos, mas, por razões de operação, o piso -2 só abre em situações de pico, no mês de Agosto”, afirma José Maria Costa.


Entretanto, a reabilitação da envolvente do Forte de Santiago da Barra, que acabará precisamente com este estacionamento gratuito à superfície, deverá avançar em Setembro, através de um investimento de 2,9 milhões de euros por parte da sociedade Polis do Litoral Norte.


Segundo o autarca de Viana do Castelo, com essa reestruturação à superfície, o estacionamento automóvel passa a ser possível apenas para moradores e para servir as actividades económicas existentes na envolvente do forte.
“Tal como previsto no Plano de Pormenor aprovado pela Câmara, o espaço vai ser valorizado e reduzido, contemplando o estacionamento em algumas excepções”, adiantou o autarca à Lusa.

Texto: LUSA (24.07.2012)

MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Páscoa Doce em Viana

A Praça da República de Viana do Castelo a enfeitar-se para a Páscoa. 📸 9 abril 2025 | Olhar Viana do Castelo

A tradição e a etnografia na “Páscoa Doce” em Viana do Castelo

Viana do Castelo celebra a Páscoa com um conjunto de iniciativas que destacam as tradições e a identidade local. No âmbito da iniciativa Páscoa Doce, no dia 12 de abril, o centro histórico da cidade será palco de diversas atividades organizadas pela VianaFestas e o pelo Museu do Traje, promovendo a cultura e a fé que marcam esta época festiva. Entre os destaques do programa está o Workshop de Palmitos, onde os participantes poderão aprender a confecionar os tradicionais palmitos, decorados com flores artificiais. O Feirão da Páscoa reunirá os Grupos Folclóricos da região, recriando um mercado tradicional, enquanto o Museu do Traje dinamizará atividades interativas para aproximar o público das tradições pascais vianenses. “A execução do Palmito Vianense está relacionada com as celebrações religiosas do Domingo de Ramos, pois, estes eram levados e benzidos na Igreja Paroquial. Nas usanças locais, e ainda associado ao período Pascal, nas freguesias vianenses, era costume o “Mordomo da Cru...

Viana do Castelo em dia de feira semanal

Esta velha e tradicional atividade realiza-se semanalmente, às sextas-feiras, no Campo d’Agonia/Campo do Castelo. Neste grande espaço de venda ao ar livre, encontra-se uma diversidade de produtos, nomeadamente louças, tecidos, roupas, calçado, atoalhados, móveis, vasilhame, ferramentas, cobres entre muitos outros. Horário de funcionamento | Verão das 07h00-20h00 / Inverno das 07h00-18h00. Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25)

Conhecido programa completo da Romaria d’Agonia 2025

Já é conhecido o programa completo da Romaria d’Agonia, em Viana do Castelo, que, este ano, vai decorrer, entre 12 e 20 agosto! A maior Romaria de Portugal! Qual o momento que não irá mesmo perder? Toda a programação AQUI .

Tradição pascal abre portas a 23 igrejas e capelas na quinta-feira à noite

Vinte e três igrejas e capelas de Viana do Castelo revivem na próxima quinta-feira, dia 17 de abril, das 20H00 às 24H00, uma tradição da Páscoa muito antiga, abrindo portas para a tradicional visita noturna, um "roteiro" que traz às ruas da cidade milhares de pessoas.  É com grande empenho que a comunidade de cada Templo trabalha na ornamentação das Igrejas e Capelas, dando uma atenção especial neste dia. Capelas e Igrejas que vão estar engalanadas de flores e de portas abertas até à meia-noite:   – Sé Catedral – Igreja da Misericórdia – Capela de N.ª Sr.ª do Resgate (Rua da Bandeira) – Igreja de N.ª Sr.ª da Caridade – Igreja de São Francisco (Ordem Terceira) – Capela da Casa da Carreira (Câmara Municipal) – Capela das Almas – Igreja do Seminário do Carmo – Igreja Paroquial de N.ª Sr.ª de Fátima – Igreja da Sagrada Família – Capela de St.ª Rita (junto ao Colégio do Minho) – Capela de N.ª Sr.ª d’Agonia – Capela de S. Roque (junto à da Sr.ª d’Agonia) – Capela do Carmelo de St.ª...