Avançar para o conteúdo principal

Concessionário quer entregar o parque de estacionamento subterrâneo do Campo d'Agonia, em Viana do Castelo


O concessionário do maior parque subterrâneo da cidade de Viana do Castelo, com 1080 lugares de estacionamento, pretende rescindir o contrato com a VianaPolis e exige um milhão de euros de indemnização. 
A situação foi revelada esta semana pelo presidente da Câmara de Viana do Castelo, que detém 40% do capital social da VianaPolis. Segundo José Maria Costa, a empresa pretende entregar a exploração do Parque do Campo da Agonia e recuperar o investimento feito em 2008.


“Diz que não se cumpriu o que constava do caderno de encargos, aquando do lançamento do concurso público, que era não haver estacionamento público à superfície. Entende que não foram reunidas as condições e pretende entregar o parque e ser ressarcida do seu investimento, de quase um milhão de euros”, explicou.


Esta concessão, por 30 anos, foi adjudicada pela VianaPolis em Abril de 2008 à empresa Estação Viana Shopping Imobiliária, vencedora da hasta pública com a melhor proposta - 900 mil euros -, entre quatro empresas concorrentes.


O Parque do Campo da Agonia, construído ao abrigo do programa Polis de Viana do Castelo, custou 12 milhões de euros, comparticipados em 75% por fundos comunitários, e representa cerca de um terço do total de lugares de estacionamento subterrâneo na cidade.


À superfície, continua a existir o último grande parque de estacionamento gratuito da cidade, numa concorrência directa que o concessionário não aceita.


Segundo José Maria Costa, este caso será resolvido em sede de Tribunal Arbitral, conforme previsto no contrato de concessão com a VianaPolis, encontrando-se em fase de instrução. “A VianaPolis tem os seus argumentos, não vão antecipar decisões nem propostas”, disse o autarca.


O concessionário alega que está a ser vítima da concorrência, o que é visível no facto de um dos dois pisos subterrâneos permanecer encerrado durante grande parte do ano. “Funcionam os dois pisos, mas, por razões de operação, o piso -2 só abre em situações de pico, no mês de Agosto”, afirma José Maria Costa.


Entretanto, a reabilitação da envolvente do Forte de Santiago da Barra, que acabará precisamente com este estacionamento gratuito à superfície, deverá avançar em Setembro, através de um investimento de 2,9 milhões de euros por parte da sociedade Polis do Litoral Norte.


Segundo o autarca de Viana do Castelo, com essa reestruturação à superfície, o estacionamento automóvel passa a ser possível apenas para moradores e para servir as actividades económicas existentes na envolvente do forte.
“Tal como previsto no Plano de Pormenor aprovado pela Câmara, o espaço vai ser valorizado e reduzido, contemplando o estacionamento em algumas excepções”, adiantou o autarca à Lusa.

Texto: LUSA (24.07.2012)

MENSAGENS MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Carnaval 2025 em Viana do Castelo

De 24 fevereiro a 4 março de 2025, Viana do Castelo vai celebrar o Carnaval com diversas iniciativas inseridas no evento VIANA EM FOLIA : ANIMAÇÃO DE RUA, MÚSICA, DANÇA, TEATRO, BAILE, DJ'S, DECORAÇÃO ALUSIVA E COMBOIO INFANTIL.

“Viana Amor & Folia” junta Carnaval e Dia dos Namorados em Viana

Viana do Castelo vai celebrar o Carnaval e Dia dos Namorados de 13 a 17 de fevereiro, com o evento “Viana Amor & Folia”. Conheça a programação completa 👇

Alunos de Viana andam em terra e água sem sair do mesmo veículo

Estão a decorrer em Viana do Castelo, desde ontem, prolongando-se por todo o dia de hoje, as iniciativas “Alista-te por um dia” e “Cidadania e Forças Armadas” que pretendem dar a conhecer as Forças Armadas e ajudar a cativar as gerações mais novas para a vida militar. Ao todo, cerca de 300 alunos de Agrupamentos de Escolas do concelho de Viana do Castelo participaram em diversas atividades, nomeadamente numa viagem bem fora do comum, diferente e divertida, que mistura terra e água sem sair do mesmo veículo. Um passeio num veículo anfíbio dos Fuzileiros da Marinha Portuguesa que entusiasmou todos os participantes.

Este é o novo hotel que está a nascer em Viana do Castelo

A unidade hoteleira de quatro estrelas, está a ser construída junto ao Parque da Cidade, e vai custar 18 milhões de euros.   Inspirado nas formas da construção naval (Estaleiros Navais de Viana do Castelo), o novo hotel Meliá Viana é um projeto de Cristiano Costa, do gabinete de arquitetura C & C ARCHITECTS - Arquitectura e Serviços, que partilhou recentemente estas imagens. Algumas imagens do projeto Hotel Meliá Viana👇

Começou o “Viana Amor & Folia”

De 13 a 17 de fevereiro, a praça da República de Viana do Castelo vai encher-se de atividades com o “Viana Amor & Folia”. 📸 13 janeiro 2026 | @olharvianadocastelo