Avançar para o conteúdo principal

VianaPolis: Terrenos do Parque da Cidade de novo em hasta pública

Parque da cidade, Viana do Castelo

O presidente da Câmara de Viana do Castelo admitiu hoje que existem condições para que, ainda este mês, a VianaPolis possa lançar a terceira hasta pública para a venda dos terrenos do Parque da Cidade.
"Temos condições técnicas para executar a hasta pública até final de julho, mas aguardamos por uma decisão do acionista Estado. Só precisamos que nos validem as condições e os prazos", explicou José Maria Costa, que não antevê dificuldades neste processo, tendo em conta que o valor do concurso já está aprovado. 
A Direção-Geral de Tesouro e Finanças (DGTF) autorizou, em maio, a realização de uma hasta pública, por 7,5 milhões de euros (ME), para a venda dos terrenos do Parque da Cidade, avaliados há seis anos em 21,6 ME. 
O programa deste concurso foi entretanto concluído pela VianaPolis e, segundo o autarca, aguarda apenas a autorização do acionista maioritário - ministérios das Finanças e do Ambiente detêm 60 por cento daquela sociedade -, para que seja "lançado e concluído" ainda este mês. 
Segundo José Maria Costa, existem duas propostas concretas, de sete e 7,5 milhões de euros, de um grupo nacional e de investidores estrangeiros, que manifestaram a intenção de adquirir os terrenos.

Além disso, outros dois grupos, do Qatar e da Inglaterra, também já demonstraram interesse. O negócio envolve 63.199 metros quadrados de terrenos (26 lotes) para a construção de habitação de luxo, 1.776 metros quadrados para comércio, 19.526 metros quadrados de estacionamento, além de um lote de 9.496 metros quadrados para construção de um hotel. 
"Trata-se de um montante [7,5 ME] dentro dos valores do mercado atual e que, a concretizar-se, ainda vai gerar receitas de construção para o município, permitindo o avanço no processo do Parque da Cidade, que é uma zona de excelência e uma prioridade de intervenção", sublinhou o autarca. 
Em causa estão terrenos junto ao rio Lima e intervencionados pela VianaPolis, colocados há venda em 2006 por 21,6 milhões de euros. 
"Nunca valeram esse valor [inicial]. Porque se tivessem valido tinham feito fila para comprar", admitiu José Maria Costa, que à altura do lançamento do Polis era vereador do Ambiente na Câmara de Viana do Castelo. 
Face à falta de interessados, esse valor foi revisto em novembro de 2011 para nove milhões de euros. Contudo, também essa segunda hasta pública não recebeu qualquer proposta para a totalidade daquela área, o mesmo acontecendo com a venda a retalho. 
A sociedade VianaPolis promoveu a recuperação daqueles terrenos e mantém-se em funções com o objeto único de demolir os 13 andares do Edifício Jardim, que continua a esbarrar nos processos judiciais movidos pelos moradores.

Fonte: Agência Lusa (04.07.2012)

Mais visualizadas nos últimos 7 dias

Mercado dos Descobrimentos, o novo formato da Feira Medieval, vai realizar-se em junho

A cidade de Viana do Castelo vai recuar 500 anos de 15 a 18 de junho, até ao período dos descobrimentos portugueses, o novo formato da Feira Medieval para aproximar ainda mais a população e os visitantes da história de “Vianna da Foz do Lima”. O primeiro Mercado dos Descobrimentos a realizar-se em Viana do Castelo, pretende ser um espaço de animação e convívio, criado com o objetivo de dar a conhecer ao público residente e visitante, hábitos e costumes característicos da Época dos Descobrimentos. Deste modo, é intenção da VianaFestas recriar um ambiente que nos irá transportar para a Vianna da Foz do Lima, numa época em que o porto desta villa assumiu um papel importante com trocas comerciais, explorando assim a diversidade cultural e gastronómica. Num novo cenário, e continuando-se a fazer uma ligação com o centro histórico desta cidade, o Mercado dos Descobrimentos será realizado no Forte S. Tiago da Barra e na área envolvente. Pretende-se assim, com este evento atingir objetivos lúd

Romaria d’Agonia 2023, de 14 a 22 de agosto

A Romaria d’Agonia vai realizar-se em 2023, pela primeira vez, em nove dias de festa, de 14 a 22 de agosto, face à cada vez maior afluência, distribuindo os vários quadros já emblemáticos, e como forma de potenciar a atração turística de Viana do Castelo. “A festa já se tornou tão grande que justifica mais dias, para podermos dedicar mais atenção aos quadros principais e evitar dias de concentração de vários eventos e até de sobreposição. Espaçando esses quadros será possível dar-lhes mais visibilidade e ao mesmo tempo permitir a quem nos visita poder também usufruir de Viana do Castelo”, explica António Cruz, presidente da Comissão de Festas da Romaria da Senhora d’Agonia. O arranque da festa em 2023 será dado a 05 de agosto, sábado, pelas 16h00, com a abertura da XXI edição da Exposição/Feira de Artesanato da Romaria d’Agonia. O programa oficial de nove dias começa a 14 de agosto, segunda-feira, com a Praça da Música, na Praça da Liberdade, pelas 22h00. Nos dias 15 e 16 de agosto os

Está escolhido o “cartaz oficial” da Romaria d’Agonia 2023

Já é conhecido o vencedor do concurso “cartaz oficial” da Romaria de Nossa Senhora d’Agonia 2023, que se vai realizar de 14 a 22 de agosto.  O júri premiou o projeto elaborado por Hugo Sousa, técnico de informática de 41 anos, e Sónia Moreira, assistente de bordo de 35 anos, ambos com experiência profissional em design gráfico e fotografia. A mordoma é Ana Rita Passos, consultora forense na área económica, de 27 anos. A jovem mordoma enverga um Traje à Vianesa de lenço amarelo ao peito transmitindo o orgulho na história e tradição que se difunde de geração em geração. O vencedor vai receber um prémio pecuniário no valor de 1.500 euros.  Foram recebidos 135 trabalhos de 86 concorrentes.

Trajes tradicionais do concelho de Viana

O Traje de Lavradeira, o Traje de Mordoma, o Traje de Noiva, o Traje de Meia Senhora, Traje de Dó, Traje de Domingar, Traje de Feirar, Traje de Trabalho… são principalmente usados nas diversas festas e romarias que se realizam ao longo do ano, por todo o concelho. É o momento escolhido para se trazer o passado ao presente, vestindo um destes trajes tradicionais.  É durante a realização da Romaria da Senhora d’Agonia que se concentra um maior número de trajes, nomeadamente no Desfile da Mordomia, Cortejo Etnográfico e na Festa do Traje, ocasião para se admirar a beleza e riqueza de todos os detalhes dos tradicionais e coloridos trajes das diferentes freguesias do concelho de Viana do Castelo.  Estes são alguns dos trajes que tive oportunidade de contemplar, durante o Cortejo Histórico-Etnográfico e Desfile de Mordomia das Festas de Viana do Castelo deste ano.

ANTES e AGORA: tirar fotos do presente para comparar com o passado

O Elevador de Santa Luzia, em Viana do Castelo, completou no passado dia 2 de junho, 100 anos. As carruagens apresentaram-se com uma nova imagem. O amarelo vivo, cor da cidade, que até aqui coloria as carruagens, passou a dourado e branco.