Avançar para o conteúdo principal

“A Brasileira”, a mais antiga confeitaria de Viana do Castelo, em destaque no Cortejo da Romaria D’Agonia 2012

“A Brasileira”, a mais antiga confeitaria da cidade de Viana do Castelo, fundada no dia 22 de Março de 1902, vai participar no Cortejo Etnográfico da Romaria D’Agonia 2012, num carro, onde os atuais proprietários vão ter oportunidade de mostrar a tradição da doçaria de Viana do Castelo aos muitos milhares de visitantes que por altura das Festas visitam a nossa cidade. 
Para a maioria dos Vianenses já não é novidade a excelente confecção nesta casa, dos tradicionais sidónios (bolo em forma de caixão, confeccionado com amêndoa, ovos e açúcar), dos manjericos (doce de ovos com amêndoa, servido em copos de baunilha) e a também muito conhecida torta de Viana (recheada de creme de ovos e coberta com açúcar em pó). 
Na Brasileira, os sidónios, como não podia deixar de ser, ocupam um lugar de realce, pois a sua fama já vem de longe. 
É com certeza um privilégio para os proprietários desta Confeitaria participarem na maior Romaria de Portugal, mas eles merecem-no pois, na minha opinião, a qualidade no serviço e a simpatia é do melhor que tenho encontrado. 
O Cortejo Histórico - Etnográfico, este ano subordinado ao tema “O naipe doceiro das gulodices Vianenses – Doçaria Conventual, Tradicional, das Romarias – A Arte da Canelografia”, vai ter lugar no dia 18 de Agosto, sábado, pelas 16h00.


Sidónios, manjericos, torta de Viana... a tradição da doçaria vianense, na mais antiga confeitaria de Viana do Castelo

Sidónios
Manjericos
Torta de Viana
Bolos de Gema
Massapães
Sardinhas

MENSAGENS MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Reabilitação em vez da demolição

A opção de reabilitar em vez de demolir, preserva a história e o charme arquitetónico original desta habitação antiga em pleno centro histórico da cidade de Viana do Castelo. Esteve vários anos devoluta e degradada. Ainda está em obra, mas já dá para imaginar como vai ficar. 📸 março 2026 | @olharvianadocastelom 📸 abril 2021 | @olharvianadocastelo  📸 janeiro 2010 | @olharvianadocastelo

Campo de girassóis chama a atenção em Carreço (Viana)

Um extenso campo de girassóis pinta de amarelo a paisagem na Veiga de Carreço (Viana do Castelo), junto à estrada Nacional 13. Para quem passa por ali é difícil ficar indiferente à imensidão de flores que encanta qualquer um. A beleza é tanta que não falta quem pare por alguns minutos para observar os girassóis e aproveite a paisagem como cenário para tirar algumas fotografias.

Bem-vinda, primavera!

A primavera, a estação mais colorida e florida do ano, começa esta sexta-feira, 20 de março. Começa com céu encoberto e alguns chuviscos em Viana do Castelo. Mas há boas notícias, está prevista uma melhoria do estado do tempo já a partir de amanhã. É durante esta estação do ano que jardins e espaços verdes da cidade ganham um colorido especial. 📸 20 março 2026 | @olharvianadocastelo

Já há programação oficial para o LER EM VIANA - Festa do Livro e das Artes!

Iniciativa da Câmara Municipal de Viana do Castelo e organizado e programado pela Biblioteca Municipal, o LER EM VIANA - Festa do Livro e das Artes decorre entre 18 e 26 de abril reunindo um conjunto de propostas em torno do universo da leitura, das artes e da criatividade. O Centro Cultural de Viana do Castelo, será novamente o palco da edição deste ano. Feira do Livro, encontros com escritores, apresentação de livros, horas do conto para crianças e famílias, música e dança compõem a programação da 5ª edição do LER EM VIANA. Entrada gratuita todos os dias das 14h30 às 23h30.

A famosa travessia do rio Lima pelos romanos

Nas duas margens do rio Lima (na margem direita está o general Decius Junius Brutus no seu cavalo e na margem esquerda os soldados), em frente à Vila de Ponte de Lima, foi erguido no ano de 2009 um Monumento Evocativo da Lenda do Rio Lethes – o Rio do Esquecimento, que desperta a curiosidade dos milhares de visitantes que acodem a esta vila minhota. O que diz a Lenda de um acontecimento com mais de vinte e um séculos: Comandadas por Decius Junius Brutus, as hostes romanas atingiram a margem esquerda do Lima no ano 135 a.C.. A beleza do lugar as fez julgarem-se perante o lendário Rio Lethes, que apagava todas as lembranças da memória de quem o atravessasse.  Os soldados negaram-se a atravessá-lo. Então, o comandante passou e, da outra margem, chamou a cada soldado pelo seu nome. Assim lhes provou não ser esse o Rio do Esquecimento.