Avançar para o conteúdo principal

A Igreja da Misericórdia de Viana do Castelo reabre esta quinta-feira


A Igreja da Misericórdia de Viana do Castelo, um dos mais importantes exemplares do Barroco, que estava encerrada desde 2010, reabre esta quinta-feira após obras de restauro, anunciou hoje o provedor da instituição. 
Concluída em 1721, desde dezembro de 2010 que aquela igreja estava totalmente encerrada, devido ao perigo de derrocada da cúpula principal, que se encontrava fraturada. "Foi uma intervenção muito delicada, dada a importância, e ao mesmo tempo, o estado em que se encontrava", explicou à agência Lusa Vitorino Reis. 
A empreitada, iniciada em junho de 2011, incidiu, além do reforço da estrutura, ao nível dos históricos azulejos que integram o templo, na consolidação estrutural da capela-mor e do arco cruzeiro e na recuperação da pintura do teto.
"Vamos permitir que os vianenses e os turistas possam visitar esta magnífica joia do Barroco nacional. Será já possível ver, na parte da nave, o teto e os azulejos no seu esplendor original", acrescentou.
Os azulejos, que ilustram as 14 obras de misericórdia, são precisamente uma das relíquias do templo e foram pintados pelo mestre da azulejaria setecentista Policarpo de Oliveira Bernardes. 
A visita, que será permitida a partir de quinta-feira, incluirá o acesso à nova sala de Arte Sacra, que integra "parte significativa do acervo artístico da Misericórdia, com magníficas imagens e pinturas". 
Construída em apenas oito anos, a igreja, classificada Património Nacional em 1910 e é considerado pelos especialistas um "feérico pequeno museu de ornamentação barroca". 
As obras permitiram também o reforço estrutural da cúpula, a recuperação e o tratamento da pedra da fachada, a reabilitação do claustro e da Capela da Senhora do Bom Despacho. 
Estes trabalhos custaram 877 mil euros, comparticipados a 70 por cento por fundos do QREN, no entanto a instituição estima que a investimento final na recuperação daquele património, a concretizar até final do ano, ascenda a um milhão de euros. 
É que a reprogramação da candidatura permitiu alargar a intervenção à fachada do perímetro do edifício da igreja, que funciona como sede da instituição e que já foi o hospital da cidade, sendo este conjunto uma das marcas históricas da principal praça da cidade. 
Uma dessas intervenções arrancou esta semana e decorre na fachada do edifício principal, de três andares, e que apresenta uma estrutura "que não tem paralelo na arquitetura maneirista portuguesa", descrevem os especialistas, por ter sido inspirada nos modelos arquitectónicos da Europa do Norte. 
"Foi um estilo que não vingou. Por isso, sendo único, e com mais de 400 anos, é algo cuja importância da preservação é ainda maior, pela importância nacional que tem. Curiosamente nem se sabe quem a desenhou", sublinha o provedor. 
Dado tratar-se de um dos pontos mais visitados da cidade de Viana do Castelo, a instituição colocou uma tela em toda a dimensão da fachada que será intervencionada, replicando o edifício original. "É uma fotografia, em tamanho real, da fachada, enquanto ao mesmo tempo decorrem as obras. 
Foi uma forma de minimizar os impactos, sobretudo ao nível dos turistas, que podem continuar a tirar fotografias no local", explicou ainda Vitorino Reis.

Texto: Lusa

MENSAGENS MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Já há horários das iluminações e espetáculos multimédia em Viana do Castelo

As iluminações de Natal e os espetáculos multimédia são ligadas todos os dias a partir de 8 de novembro de 2025 e vão manter-se até dia 12 de janeiro de 2026, nos seguintes horários: ILUMINAÇÃO DE NATAL Domingo a Quinta das 17h00 às 22h00 Sexta e Sábado das 17h00 às 00h00 ESPETÁCULOS MULTIMÉDIA Avenida dos Combatentes da Grande Guerra Domingo a Quinta às 18h00; 19h00; 20H00; 21h00; 22h00 Sexta e Sábado também às 23h00 e 00h00 Árvore de Natal no anfiteatro da Marina  Domingo a Quinta às 18h30; 19h30; 20H30; 21h30 Sexta e Sábado também às 22h30 e 23h30 📸 7 novembro 2025 | @olharvianadocastelo

Pista de Gelo em Viana do Castelo

Neste período festivo, entre outras iniciativas levadas a cabo pelo Município de Viana do Castelo e Associação Empresarial de Viana do Castelo, funcionará de 5/12 a 6/01, das 10H00 às 20H00 e nos fins-de-semana e vésperas de feriados das 10H00 às 24H00, uma Pista de Gelo que está a ser instalada na Av. da Liberdade. Esta e outras actividades têm a finalidade de animar a cidade de Viana do Castelo e promover a sua atractividade.

Em Viana ainda se vendem os tradicionais presépios em barro

Nos últimos anos, nesta quadra, há uma banca que é montada junto ao Jardim Público, onde ainda é possível comprar pequenas peças coloridas em barro, meio toscas, para montar um presépio tradicional português. São muitas dezenas de peças com origem na região de Barcelos, que retratam o Menino Jesus, Nossa Senhora, São José, manjedoura, burro, vaca, reis magos sobre camelos, moleiro e o seu moinho, rebanhos, fanfarras, o castelo, o casario, a igreja, o padre, entre muitas outras personagens. Um costume que parece um pouco afastado das casas dos portugueses, mas que alguns ainda mantêm o encanto de o montar à moda antiga.

Passagem de ano de Viana do Castelo com música e fogo de artifício

A festa de Passagem de Ano 2024/2025, em Viana do Castelo, está marcada para o dia 31 de dezembro, no Centro Cultural da cidade. A partir das 23h00, a garantir a animação estarão os Dj’s SIMANBEATZ, BLUAY, AVATAR, FÁBIO GONÇALVES, PETTE e PEDRO PEREIRA, que irão assegurar a música até às 06h00. No último dia do ano, quando soarem as 12 badaladas, vão poder assistir ao habitual Fogo de Artifício sobre o Rio Lima. Reúna a família e os amigos e venham a Viana do Castelo para se despedirem de 2024 e entrarem em 2025 com o pé direito. Saiba mais pormenores, AQUI .

A tradição está de volta!

Interrompida devido à pandemia, a tradição do Moscatel com Banana vai ser retomada este ano (sábado, 24), como habitualmente na véspera de Natal. A iniciativa “Viana, Moscatel e Banana”, integra o programa “Viana, Coração do Natal”. Trata-se de um costume que prevaleceu durante décadas no estabelecimento comercial de Viana do Castelo “Casa Riolanda”,  mais conhecida como “Bananeiro”, mas que foi interrompido no ano de 2016, por encerramento do estabelecimento.   Graças ao clube vianense de futsal feminino Santa Luzia Futebol Clube, esta tradição teve continuidade mas, desde 2016, na Praça da República, a poucos metros da antiga Casa Riolanda. No próximo dia 24 de dezembro, véspera de Natal, entre as 10h00 e as 20h00, na Praça da República, cerca 400 litros de moscatel e 200 quilos de banana vão estar disponíveis para serem servidos às centenas de pessoas que são esperadas no local para conviverem e cumprirem a tradição. Conheça um pouco da história do “Bananeiro” e da tradição...