Avançar para o conteúdo principal

XVI Festival de Folclore Internacional do Alto Minho

O XVI Festival de Folclore Internacional do Alto Minho, promovido pela VianaFestas, vai ter várias apresentações na cidade de Viana do Castelo, um espetáculo no Concelho de Caminha (Vila Praia de Âncora) e uma Gala em Barroselas, com grupos de danças folclóricas da região de Viana e de representantes da Grécia, Argentina, Alemanha, Antígua e Bermudas, Indonésia e Peru.
A décima sexta edição do Festival de Folclore Internacional do Alto Minho inicia-se no próximo dia 28 de agosto estendendo-se até ao dia 2 de setembro de 2012.
Nas apresentações na cidade de Viana do Castelo, destaca-se:
Terça-Feira, 28 de Agosto 2012 
22h00 - GALA DE ABERTURA, na Praça da República em Viana do Castelo, com: Participação dos Grupos Folclóricos dos países visitantes - Grécia, Argentina, Alemanha, Antígua e Bermudas, Indonésia e Peru.
Participação especial da cantora vianense Elsa Gomes.
Quarta-Feira,
 29 de Agosto 2012 
14h30 - GALA SÉNIOR - Espetáculo dedicado ao público sénior, no Teatro Municipal Sá de Miranda, em Viana do Castelo, no âmbito do Programa Cultura da Idade / Envelhecer com Qualidade, do Gabinete Cidade Saudável, da Câmara Municipal de Viana do Castelo, com a participação dos grupos da: Indonésia, Antígua e Bermudas e Peru. 
Quinta-Feira,
 30 de Agosto 2012 
22h00 - "GALA ESPECIAL SANTOINHO" - Gala folclórica na Quinta de Santoinho, em Darque, Viana do Castelo, comemorativa dos 40 anos daquela instituição com: - ALEMANHA
- PERU
- ANTÍGUA E BERMUDAS
- INDONÉSIA
- GRÉCIA
- ARGENTINA - Grupo Etnográfico da Areosa
 - Grupo Folclórico de S. Paulo, Barroselas 
Sexta-Feira,
 31 de Agosto 2012 
22h00 - "POVOS DAS ILHAS E DA MONTANHA" - Gala folclórica na Praça da República, em Viana do Castelo, com os grupos de: - INDONÉSIA - GRÉCIA
- PERU - Grupo Folclórico e Cultural de Danças e Cantares de Carreço
 - Grupo Folclórico de Viana do Castelo
 - Grupo Folclórico de Danças e Cantares de Perre 
Sábado,
 01 de Setembro 2012 
11h00 - Recepção dos grupos visitantes, na Praça da República, em Viana do Castelo, pela Banda de Gaiteiros da Fundação Maestro José Pedro. 
11h30 - "ENSINA-ME, EU DOU-TE A MÃO" - Oficinas de danças onde os grupos folclóricos que nos visitam estarão à disposição de todos para demonstrar e ensinar as suas danças nos seguintes locais da cidade de Viana do Castelo: Largo de São Domingos; Largo da Matriz; Praça da Liberdade; Passeio das Mordomas da Romaria 
22h00 - GALA DE DESPEDIDA na Praça da República em Viana do Castelo, com todos os grupos dos países participantes. 
24h00 - Finalizado o espetáculo, haverá convívio com animação musical e tasquinhas, junto à porta de Mexia Galvão, nas traseiras dos Antigos Paços do Concelho. 
Nota: Em caso do tempo o não permitir, as Galas anunciadas para a Praça da República, serão transferidas para o Teatro Municipal Sá de Miranda.

Consulte aqui o programa específico

MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Conhecido programa completo da Romaria d’Agonia 2025

Já é conhecido o programa completo da Romaria d’Agonia, em Viana do Castelo, que, este ano, vai decorrer, entre 12 e 20 agosto! A maior Romaria de Portugal! Qual o momento que não irá mesmo perder? Toda a programação AQUI .

Está escolhido o rosto do cartaz da Romaria d’Agonia de 2025

Acaba de ser escolhida a Mordoma do Cartaz da Romaria de Nossa Senhora d'Agonia 2025, num evento que teve lugar hoje 07 de março, no Teatro Municipal Sá de Miranda. Trata-se de Bruna Torre, de 17 anos de idade, natural de Viana do Castelo. A mordoma do cartaz, foi escolhida por um júri, entre 20 finalistas selecionadas (Contudo, devido a imprevistos de última hora, duas das jovens tiveram que desistir). Agora que está escolhido o rosto do cartaz da Romaria de 2025, a VianaFestas e a Comissão de Festas da Romaria de Nossa Senhora d’Agonia vão convidar 3 fotógrafos, que apresentarão cada um, uma proposta, na qual figura a jovem mordoma. A Romaria d'Agonia vai decorrer este ano, durante nove dias, de 12 a 20 de agosto.

Ponte Eiffel, em Viana, faz 141 anos

Feita em ferro e desenhada no gabinete de Gustave Eiffel, a ponte que liga as duas margens do Lima, entre a cidade de Viana do Castelo e a vila de Darque, foi inaugurada a 30 de junho de 1878, tendo sido construída para substituir a antiga e precária ponte de madeira. A ponte Eiffel de Viana do Castelo foi a primeira ponte rodoferroviária (de dois tabuleiros sobrepostos) construída em Portugal, tem 645 metros de comprimento e dois tabuleiros metálicos, sendo o superior rodoviário, para trânsito automóvel e pedestre, e o inferior ferroviário. (clique na imagem para ver em modo de ecrã inteiro) A Ponte Eiffel de Viana do Castelo (1930/1940)

Campo de girassóis chama a atenção em Carreço (Viana)

Um extenso campo de girassóis pinta de amarelo a paisagem na Veiga de Carreço (Viana do Castelo), junto à estrada Nacional 13. Para quem passa por ali é difícil ficar indiferente à imensidão de flores que encanta qualquer um. A beleza é tanta que não falta quem pare por alguns minutos para observar os girassóis e aproveite a paisagem como cenário para tirar algumas fotografias.

Chegada da faina

A embarcação de pesca artesanal NOVA SRA. DA BONANÇA a chegar de mais um dia de trabalho no mar, ao Portinho de Pesca de Castelo do Neiva. Com a ajuda de um guincho, o barco é puxado pela rampa até ao varadouro. No concelho de Viana do Castelo, Castelo do Neiva, localidade rica em histórias e tradições, do polvo ao sargaço, foi elevada a vila no passado dia 13 de março de 2025, por aprovação unânime da Assembleia da República. 📸 14 mar 2025 | Olhar Viana do Castelo