Avançar para o conteúdo principal

No RIOLANDA come-se uma banana, bebe-se um cálice de moscatel

Na rua Manuel Espregueira, no centro histórico de Viana do Castelo existe há 59 anos o RIOLANDA. Este estabelecimento comercial é mais conhecido da generalidade dos vianenses por o “bananeiro”, pois durante muitos anos era o sítio onde na cidade se encontrava as melhores e mais variadas bananas.
Ao mesmo tempo que se vendiam bananas, no interior deste estabelecimento havia um pequeno balcão onde eram servidas bebidas, nomeadamente moscatel. Como os clientes que frequentavam esta pequena “taberna” para beber o seu cálice de moscatel perguntavam se havia alguma coisa para petiscar, os proprietários, na falta de melhor, sugeriram uma banana. A “receita” virou moda, pois os clientes passaram a reconfortar o estômago com aquele fruto enquanto bebiam o seu copito.
Presentemente, os fãs desta “tradição” são em número muito reduzido, mas os que entrarem nesta casa e solicitarem um copito e uma banana, o seu pedido ainda é atendido, apesar de há uns anos para cá o negócio principal ser a venda de bebidas engarrafadas.
Outra atração deste estabelecimento é a originalidade das suas montras, que não deixam ninguém indiferente. Nelas estão expostas dezenas de garrafas com os mais variados formatos, entre eles um que arranca um sorriso à maioria daqueles que para elas desvia o olhar (alguém comentou, em tom de brincadeira, que a montra devia ter uma bolinha vermelha no canto superior direito).






MENSAGENS MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

“Viana Amor & Folia” junta Carnaval e Dia dos Namorados em Viana

Viana do Castelo vai celebrar o Carnaval e Dia dos Namorados de 13 a 17 de fevereiro, com o evento “Viana Amor & Folia”. Conheça a programação completa 👇

Esta capela do século XVII celebra Nossa Senhora das Candeias com três dias de festa

Construída no ano de 1621, a Capela da Nossa Senhora das Candeias, situada no largo Maestro José Pedro, em Viana do Castelo vai estar em festa nos dias 31 de janeiro, 1 e 2 de fevereiro. As celebrações incluem procissão de velas, arraial, leilão de oferendas e missa cantada. PROGRAMA Dia 31 de janeiro (SÁBADO) 21h00 - Procissão de Velas (Sairá da Igreja de São Domingos, para a Capela de NOSSA SENHORA DAS CANDEIAS, percorrendo o seguinte itinerário: Rua Góis Pinto, Rua Monsenhor Daniel Machado, Rua dos Poveiros, Rua do Loureiro, Largo Amadeu Costa e Largo Maestro José Pedro). Dia 1 de fevereiro (DOMINGO) 15h00 - Arraial, Leilão de Oferendas e Sessão Musical, pelos elementos da ZÉ PEDRO Associação Musical. Dia 2 de fevereiro (SEGUNDA-FEIRA) 11h00 - Benção das Velas seguida de Missa Cantada em honra de Nossa Senhora das Candeias.

Parque de estacionamento Gil Eannes encontra-se "completamente às escuras"

Esta fotografia foi tirada há instantes no parque de estacionamento gratuito Gil Eannes, em Viana do Castelo. Encontram-se estacionadas dezenas de viaturas. Zero iluminação. Não há um poste de iluminação pública ligado. 📸 2 fevereiro 2026 | @olharvianadocastelo

Campo de girassóis chama a atenção em Carreço (Viana)

Um extenso campo de girassóis pinta de amarelo a paisagem na Veiga de Carreço (Viana do Castelo), junto à estrada Nacional 13. Para quem passa por ali é difícil ficar indiferente à imensidão de flores que encanta qualquer um. A beleza é tanta que não falta quem pare por alguns minutos para observar os girassóis e aproveite a paisagem como cenário para tirar algumas fotografias.

Não parece, mas esta rua em Viana do Castelo é pedonal

Uma das mais importantes ruas da cidade de Viana do Castelo, a rua Manuel Espregueira, há muitos anos que foi transformada numa artéria pedonal. Era muito raro ver uma viatura a circular nela. Nos últimos tempos, tornou-se habitual ver um grande número de viaturas estacionadas e a circular, havendo dias que mais parece uma rua de trânsito automóvel normal. 📸 27 janeiro 2026 | @olharvianadocastelo