Avançar para o conteúdo principal

No RIOLANDA come-se uma banana, bebe-se um cálice de moscatel

Na rua Manuel Espregueira, no centro histórico de Viana do Castelo existe há 59 anos o RIOLANDA. Este estabelecimento comercial é mais conhecido da generalidade dos vianenses por o “bananeiro”, pois durante muitos anos era o sítio onde na cidade se encontrava as melhores e mais variadas bananas.
Ao mesmo tempo que se vendiam bananas, no interior deste estabelecimento havia um pequeno balcão onde eram servidas bebidas, nomeadamente moscatel. Como os clientes que frequentavam esta pequena “taberna” para beber o seu cálice de moscatel perguntavam se havia alguma coisa para petiscar, os proprietários, na falta de melhor, sugeriram uma banana. A “receita” virou moda, pois os clientes passaram a reconfortar o estômago com aquele fruto enquanto bebiam o seu copito.
Presentemente, os fãs desta “tradição” são em número muito reduzido, mas os que entrarem nesta casa e solicitarem um copito e uma banana, o seu pedido ainda é atendido, apesar de há uns anos para cá o negócio principal ser a venda de bebidas engarrafadas.
Outra atração deste estabelecimento é a originalidade das suas montras, que não deixam ninguém indiferente. Nelas estão expostas dezenas de garrafas com os mais variados formatos, entre eles um que arranca um sorriso à maioria daqueles que para elas desvia o olhar (alguém comentou, em tom de brincadeira, que a montra devia ter uma bolinha vermelha no canto superior direito).






MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Conhecido programa completo da Romaria d’Agonia 2025

Já é conhecido o programa completo da Romaria d’Agonia, em Viana do Castelo, que, este ano, vai decorrer, entre 12 e 20 agosto! A maior Romaria de Portugal! Qual o momento que não irá mesmo perder? Toda a programação AQUI .

Ponte Eiffel, em Viana, faz 141 anos

Feita em ferro e desenhada no gabinete de Gustave Eiffel, a ponte que liga as duas margens do Lima, entre a cidade de Viana do Castelo e a vila de Darque, foi inaugurada a 30 de junho de 1878, tendo sido construída para substituir a antiga e precária ponte de madeira. A ponte Eiffel de Viana do Castelo foi a primeira ponte rodoferroviária (de dois tabuleiros sobrepostos) construída em Portugal, tem 645 metros de comprimento e dois tabuleiros metálicos, sendo o superior rodoviário, para trânsito automóvel e pedestre, e o inferior ferroviário. (clique na imagem para ver em modo de ecrã inteiro) A Ponte Eiffel de Viana do Castelo (1930/1940)

Está escolhido o rosto do cartaz da Romaria d’Agonia de 2025

Acaba de ser escolhida a Mordoma do Cartaz da Romaria de Nossa Senhora d'Agonia 2025, num evento que teve lugar hoje 07 de março, no Teatro Municipal Sá de Miranda. Trata-se de Bruna Torre, de 17 anos de idade, natural de Viana do Castelo. A mordoma do cartaz, foi escolhida por um júri, entre 20 finalistas selecionadas (Contudo, devido a imprevistos de última hora, duas das jovens tiveram que desistir). Agora que está escolhido o rosto do cartaz da Romaria de 2025, a VianaFestas e a Comissão de Festas da Romaria de Nossa Senhora d’Agonia vão convidar 3 fotógrafos, que apresentarão cada um, uma proposta, na qual figura a jovem mordoma. A Romaria d'Agonia vai decorrer este ano, durante nove dias, de 12 a 20 de agosto.

Pelo litoral de Viana do Castelo

Começando bem a manhã pelo litoral vianense onde sabe bem passear, caminhar, correr ou andar de bicicleta, e sentir a brisa no rosto ou o cheiro da maresia. O percurso, aprazível, proporciona sensações de liberdade e descontração. Se gosta de natureza, este é o cenário ideal para aproveitar o seu tempo livre e fazer alguns quilómetros a caminhar, a correr ou de bicicleta. 📸 18 mar 2025 | Olhar Viana do Castelo

Campo de girassóis chama a atenção em Carreço (Viana)

Um extenso campo de girassóis pinta de amarelo a paisagem na Veiga de Carreço (Viana do Castelo), junto à estrada Nacional 13. Para quem passa por ali é difícil ficar indiferente à imensidão de flores que encanta qualquer um. A beleza é tanta que não falta quem pare por alguns minutos para observar os girassóis e aproveite a paisagem como cenário para tirar algumas fotografias.