Avançar para o conteúdo principal

No RIOLANDA come-se uma banana, bebe-se um cálice de moscatel

Na rua Manuel Espregueira, no centro histórico de Viana do Castelo existe há 59 anos o RIOLANDA. Este estabelecimento comercial é mais conhecido da generalidade dos vianenses por o “bananeiro”, pois durante muitos anos era o sítio onde na cidade se encontrava as melhores e mais variadas bananas.
Ao mesmo tempo que se vendiam bananas, no interior deste estabelecimento havia um pequeno balcão onde eram servidas bebidas, nomeadamente moscatel. Como os clientes que frequentavam esta pequena “taberna” para beber o seu cálice de moscatel perguntavam se havia alguma coisa para petiscar, os proprietários, na falta de melhor, sugeriram uma banana. A “receita” virou moda, pois os clientes passaram a reconfortar o estômago com aquele fruto enquanto bebiam o seu copito.
Presentemente, os fãs desta “tradição” são em número muito reduzido, mas os que entrarem nesta casa e solicitarem um copito e uma banana, o seu pedido ainda é atendido, apesar de há uns anos para cá o negócio principal ser a venda de bebidas engarrafadas.
Outra atração deste estabelecimento é a originalidade das suas montras, que não deixam ninguém indiferente. Nelas estão expostas dezenas de garrafas com os mais variados formatos, entre eles um que arranca um sorriso à maioria daqueles que para elas desvia o olhar (alguém comentou, em tom de brincadeira, que a montra devia ter uma bolinha vermelha no canto superior direito).






MENSAGENS MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Campo de girassóis chama a atenção em Carreço (Viana)

Um extenso campo de girassóis pinta de amarelo a paisagem na Veiga de Carreço (Viana do Castelo), junto à estrada Nacional 13. Para quem passa por ali é difícil ficar indiferente à imensidão de flores que encanta qualquer um. A beleza é tanta que não falta quem pare por alguns minutos para observar os girassóis e aproveite a paisagem como cenário para tirar algumas fotografias.

Já há programação oficial para o LER EM VIANA - Festa do Livro e das Artes!

Iniciativa da Câmara Municipal de Viana do Castelo e organizado e programado pela Biblioteca Municipal, o LER EM VIANA - Festa do Livro e das Artes decorre entre 18 e 26 de abril reunindo um conjunto de propostas em torno do universo da leitura, das artes e da criatividade. O Centro Cultural de Viana do Castelo, será novamente o palco da edição deste ano. Feira do Livro, encontros com escritores, apresentação de livros, horas do conto para crianças e famílias, música e dança compõem a programação da 5ª edição do LER EM VIANA. Entrada gratuita todos os dias das 14h30 às 23h30.

Reabilitação em vez da demolição

A opção de reabilitar em vez de demolir, preserva a história e o charme arquitetónico original desta habitação antiga em pleno centro histórico da cidade de Viana do Castelo. Esteve vários anos devoluta e degradada. Ainda está em obra, mas já dá para imaginar como vai ficar. 📸 março 2026 | @olharvianadocastelom 📸 abril 2021 | @olharvianadocastelo  📸 janeiro 2010 | @olharvianadocastelo

A Páscoa Doce está a chegar a Viana

A Praça da República a preparar-se para receber iniciativas do evento Páscoa Doce, que vai decorrer de 27 de março a 6 de abril, na cidade de Viana do Castelo. 📸 25 março 2026 | @olharvianadocastelo

Viana do Castelo promove Páscoa Doce de 27 de março a 6 de abril

Para assinalar a Páscoa, a Câmara Municipal de Viana do Castelo, a Associação Empresarial do Distrito de Viana do Castelo e a Diocese de Viana do Castelo, realizam uma série de iniciativas inseridas no evento Páscoa Doce, que vão decorrer no centro histórico da cidade de 27 de março a 6 de abril. 📸 arquivo | @olharvianadocastelo Consulte o programa completo👇