Avançar para o conteúdo principal

Relíquias da primitiva Capela de Santa Luzia

Antiga Capela de Santa Luzia
A antiga capela dedicada a Santa Luzia foi construída no cimo do monte com o mesmo nome, em Viana do Castelo e subsistiu até ao ano de 1926, altura em que foi derrubada para no seu lugar ser construído o Templo do Sagrado Coração de Jesus (Templo de Santa Luzia). 
As fotografias em baixo mostram alguns objetos pertencentes à primitiva Capela de Santa Luzia.

Timpano de retábulo representando o Senhor do Mundo (Século XVIII)
Sino em bronze (1892)
Sacrário de madeira policromada (Século XVIII)

MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Páscoa Doce em Viana

A Praça da República de Viana do Castelo a enfeitar-se para a Páscoa. 📸 9 abril 2025 | Olhar Viana do Castelo

Conhecido programa completo da Romaria d’Agonia 2025

Já é conhecido o programa completo da Romaria d’Agonia, em Viana do Castelo, que, este ano, vai decorrer, entre 12 e 20 agosto! A maior Romaria de Portugal! Qual o momento que não irá mesmo perder? Toda a programação AQUI .

A tradição e a etnografia na “Páscoa Doce” em Viana do Castelo

Viana do Castelo celebra a Páscoa com um conjunto de iniciativas que destacam as tradições e a identidade local. No âmbito da iniciativa Páscoa Doce, no dia 12 de abril, o centro histórico da cidade será palco de diversas atividades organizadas pela VianaFestas e o pelo Museu do Traje, promovendo a cultura e a fé que marcam esta época festiva. Entre os destaques do programa está o Workshop de Palmitos, onde os participantes poderão aprender a confecionar os tradicionais palmitos, decorados com flores artificiais. O Feirão da Páscoa reunirá os Grupos Folclóricos da região, recriando um mercado tradicional, enquanto o Museu do Traje dinamizará atividades interativas para aproximar o público das tradições pascais vianenses. “A execução do Palmito Vianense está relacionada com as celebrações religiosas do Domingo de Ramos, pois, estes eram levados e benzidos na Igreja Paroquial. Nas usanças locais, e ainda associado ao período Pascal, nas freguesias vianenses, era costume o “Mordomo da Cru...

As senhas da Revolução

Hoje celebramos os 50 anos do 25 de Abril, a Revolução dos Cravos. Viva o 25 de Abril! Viva a Liberdade e Democracia! Viva Portugal! As senhas da Revolução Foram duas as canções utilizadas como senhas do 25 de Abril. A primeira divulgada pela rádio como sinal para o início da Revolução foi a música “E depois do adeus”, de José Niza, interpretada por Paulo de Carvalho, transmitida (22h55 do dia 24 de abril 1974) pelos Emissores Associados de Lisboa. A segunda foi a música “Grândola, vila morena” de José Afonso, que a Rádio Renascença tocou (00h20 do dia 25 de Abril de 1974). O primeiro sinal destinava-se a preparar as tropas para a saída, e o segundo servia para confirmar o arranque das operações. Na imagem seguinte é apresentada a letra da 1ª estrofe de “E depois do adeus”, canção que serviu como primeira senha da Revolução.

Parque Ecológico ganha parque infantil renovado e mais seguro

No Parque Ecológico Urbano de Viana do Castelo (PEUVC) está em fase de conclusão a requalificação do parque infantil situado junto ao edifício de cafetaria. Neste espaço de diversão infantil foram substituídos todos os aparelhos existentes por modelos novos e mais modernos, bem como o piso, dotando o local de mais segurança e tornando-o mais apelativo para as crianças. 📸 22 abril 2025 | Olhar Viana do Castelo