Avançar para o conteúdo principal

“Casa dos Agorreta”, desabitada, a degradar-se, aberta ao vandalismo...

A “Casa dos Agorreta”, palacete de valioso trabalho de cantaria, construído no século XVII ou XVIII, situado na Rua Manuel Espregueira, mesmo no centro de Viana do Castelo, continua há anos desabitado e a degradar-se, aberto ao vandalismo...
Se não forem tomadas medidas urgentes, este património tem morte anunciada. Não devemos esquecer que preservar o património histórico é preservar a memória.
É uma pena ver este edifício de grande relevo na cidade, degradar-se daquela maneira.




Comentários

  1. Precisa-se ordem, respeito , e segurança . .26 outubro, 2012 23:40

    A casa em questão encontra-se desabitada.
    Confirmo porque regularmente passo no local todos os dias , mas casas destas , há às dezenas na nossa cidade.
    Algo está errado , a vigilancia é reduzida e o vandalismo impera no Centro histórico da cidade.
    Tenho 60 anos ,nunca vi tal coisa, no anterior regime , com todos os defeitos que teve.
    Havia ordem, respeito, e segurança.
    No meu tempo de criança as portas desta casa estavam regularmente abertas onde era exposto parte do seu recheio.
    Nunca tive conhecimento de vandalismo em qualquer situação.
    Agora o que vemos é destruição , invasão aos nossos bens e ninguém põe termo a esta pouca vergonha.

    ResponderEliminar
  2. Ao que nós chegamos!27 outubro, 2012 14:09

    As pessoas e bens que se cuidem.
    Vigilantes e seguranças só há a pagar. Muitas vezes vemos vigilantes pagos á conta do contribuinte , só para aquilo que interessa.

    ResponderEliminar
  3. Rosa Albuquerque29 outubro, 2012 10:38

    Como é possível deixar chegar a este estado um imóvel tão valioso.
    Hoje passei lá e os buracos feitos nas portas já estavam tapados.
    Pelos vistos valeu a pena alertar para o vandalismo a que estava sujeito ultimamente.
    Continue a alertar para as coisas boas e menos boas que se vão passamdo na nossa cidade.

    ResponderEliminar
  4. Quando o património deixa de ser usado e mantido, o passo seguinte é este.
    Para que tal não aconteça é fundamental dar-lhe utilidade.
    Não faz sentido onerar quem quer viver em Viana com rendas sobre rendas, obrigando a população a ir para uma periferia, em vez de estimular o uso dos prédios devolutos.
    Já aqui sugeri a oferta de lugares de estacionamento a quem recuperasse habitações no centro histórico , para além de impedir o seu uso senão para habitação.
    Anda tudo à espera do negócio de uma vida com um Banco ou coisa do género, e entretanto os velhos morrem, os herdeiros não se entendem e o miolo da cidade esboroa-se.

    ResponderEliminar
  5. A desgraça nunca vem só.29 outubro, 2012 20:18

    O minha amiga Rosa Albuquerque , quando o dinheiro falha , a miséria e a desgraça vem a caminho.
    Quanto maior fora a " nau " , maior é a tormenta.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mais visualizadas nos últimos 7 dias

Viana do Castelo volta a dedicar Feira de Artesanato aos artesãos do concelho

Várias dezenas de artesãos de Viana do Castelo são esperados na Feira de Artesanato da Romaria da Senhora d’Agonia, que assinala 105 anos da sua primeira edição e que vai realizar-se no Jardim Público da cidade, de 06 a 21 de agosto de 2022. As inscrições arrancam hoje através do site oficial www.festasdagonia.com. De acordo com o regulamento da feira, disponível no site oficial em www.festasdagonia.com, esta volta a realizar-se no Jardim Público, promovida pela VianaFestas e pela Comissão de Festas da Romaria da Senhora d’Agonia. As inscrições dos artesãos, de caráter obrigatório, decorrem de 09 de junho até 03 de julho.    Em 2022, a feira vai decorrer de 06 a 16 de agosto das 16:00 às 23:00, passando de 17 a 21 de agosto a ter lugar das 10:00 às 24:00. A Feira-Exposição de Artesanato das Festas de Nossa Senhora d’Agonia remonta a 1917, quando se realizou a primeira exposição de lavores regionais, chegando aos dias de hoje como um evento âncora da cidade, com dezenas de artesãos. A s

Campo de girassóis chama a atenção em Carreço (Viana)

Um extenso campo de girassóis pinta de amarelo a paisagem na Veiga de Carreço (Viana do Castelo), junto à estrada Nacional 13. Para quem passa por ali é difícil ficar indiferente à imensidão de flores que encanta qualquer um. A beleza é tanta que não falta quem pare por alguns minutos para observar os girassóis e aproveite a paisagem como cenário para tirar algumas fotografias.

O Desfile da Mordomia na Romaria d’Agonia

O Desfile da Mordomia é um dos momentos de maior destaque naquela que é considerada a Rainha das Romarias de Portugal. Depois de dois anos de ausência daquele número devido à pandemia, na Romaria d’Agonia 2022 é esperado um recorde de participações. Cerca de 800 mordomas (número máximo aceite pela organização) irão estar no desfile que vai decorrer no dia 18 de agosto. Em 2019 participaram no desfile 619 mordomas. O Desfile da Mordomia é considerado a maior montra de trajes e ouro ao ar livre do país. No deste ano, estima-se que o valor total do ouro que as 800 mordomas vão usar (2,5 quilogramas, em média, cada uma), calculado com base no preço atual, atinja os 94 milhões de euros.

Trajes tradicionais do concelho de Viana

O Traje de Lavradeira, o Traje de Mordoma, o Traje de Noiva, o Traje de Meia Senhora, Traje de Dó, Traje de Domingar, Traje de Feirar, Traje de Trabalho… são principalmente usados nas diversas festas e romarias que se realizam ao longo do ano, por todo o concelho. É o momento escolhido para se trazer o passado ao presente, vestindo um destes trajes tradicionais.  É durante a realização da Romaria da Senhora d’Agonia que se concentra um maior número de trajes, nomeadamente no Desfile da Mordomia, Cortejo Etnográfico e na Festa do Traje, ocasião para se admirar a beleza e riqueza de todos os detalhes dos tradicionais e coloridos trajes das diferentes freguesias do concelho de Viana do Castelo.  Estes são alguns dos trajes que tive oportunidade de contemplar, durante o Cortejo Histórico-Etnográfico e Desfile de Mordomia das Festas de Viana do Castelo deste ano.

Viana do Castelo em dia de feira semanal

Esta velha e tradicional atividade realiza-se semanalmente, às sextas-feiras, no Campo d’Agonia/Campo do Castelo. Neste grande espaço de venda ao ar livre, encontra-se uma diversidade de produtos, nomeadamente louças, tecidos, roupas, calçado, atoalhados, móveis, vasilhame, ferramentas, cobres entre muitos outros. Horário de funcionamento | Verão das 07h00-20h00 / Inverno das 07h00-18h00. Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25)