Avançar para o conteúdo principal

Centro de Alto Rendimento de Surf de Viana do Castelo em fase de conclusão

O empreendimento, com um custo de cerca de um milhão de euros, nasceu de uma candidatura conjunta entre a Câmara de Viana do Castelo e o Instituto do Desporto de Portugal. 
Este projeto, da autoria do arquiteto vianense Jorge Cavaleiro, implantado numa área de cerca de mil metros quadrados, junto à Praia do Cabedelo, servirá de apoio aos desportos náuticos como o surf, o bodyboard, o windsurf e o kitesurf. Vai ser dotado de salas de formação, de apoio médico, de exercício, e ainda dormitórios e refeitório, para além de armazéns para material. 
Prevê-se que a obra do Centro de Alto Rendimento de Surf de Viana do Castelo, esteja concluída até ao final do ano.
Mais >

Centro de Alto Rendimento de Surf de Viana do Castelo revestido a cortiça




MENSAGENS MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Já há programação oficial para o LER EM VIANA - Festa do Livro e das Artes!

Iniciativa da Câmara Municipal de Viana do Castelo e organizado e programado pela Biblioteca Municipal, o LER EM VIANA - Festa do Livro e das Artes decorre entre 18 e 26 de abril reunindo um conjunto de propostas em torno do universo da leitura, das artes e da criatividade. O Centro Cultural de Viana do Castelo, será novamente o palco da edição deste ano. Feira do Livro, encontros com escritores, apresentação de livros, horas do conto para crianças e famílias, música e dança compõem a programação da 5ª edição do LER EM VIANA. Entrada gratuita todos os dias das 14h30 às 23h30.

Campo de girassóis chama a atenção em Carreço (Viana)

Um extenso campo de girassóis pinta de amarelo a paisagem na Veiga de Carreço (Viana do Castelo), junto à estrada Nacional 13. Para quem passa por ali é difícil ficar indiferente à imensidão de flores que encanta qualquer um. A beleza é tanta que não falta quem pare por alguns minutos para observar os girassóis e aproveite a paisagem como cenário para tirar algumas fotografias.

As senhas da Revolução

Hoje celebramos os 50 anos do 25 de Abril, a Revolução dos Cravos. Viva o 25 de Abril! Viva a Liberdade e Democracia! Viva Portugal! As senhas da Revolução Foram duas as canções utilizadas como senhas do 25 de Abril. A primeira divulgada pela rádio como sinal para o início da Revolução foi a música “E depois do adeus”, de José Niza, interpretada por Paulo de Carvalho, transmitida (22h55 do dia 24 de abril 1974) pelos Emissores Associados de Lisboa. A segunda foi a música “Grândola, vila morena” de José Afonso, que a Rádio Renascença tocou (00h20 do dia 25 de Abril de 1974). O primeiro sinal destinava-se a preparar as tropas para a saída, e o segundo servia para confirmar o arranque das operações. Na imagem seguinte é apresentada a letra da 1ª estrofe de “E depois do adeus”, canção que serviu como primeira senha da Revolução.

Construção do novo mercado municipal prossegue em paralelo com os trabalhos arqueológicos

A empreitada de construção do novo mercado municipal de Viana do Castelo e a requalificação da sua envolvente, começou em setembro de 2025. O início da obra pôs a descoberto vestígios arqueológicos do antigo convento de São Bento (século XVI). Após uma curta paragem, agora a obra prossegue normalmente, em paralelo com os trabalhos arqueológicos. 📸 abril 2026 | @olharvianadocastelo

Edifícios religiosos de Viana fazem parte da história da cidade

Viana do Castelo possui um vasto património religioso. É visível a marca de fé e devoção dos seus habitantes, com as dezenas de igrejas e capelas que se erguem em diversos locais da cidade. Umas mais imponentes outras mais modestas, todas dão um encanto diferente à cidade e são dignas de referência e de uma visita. Um dos exemplos é a igreja de S. Bento, situada na Praça Frei Gonçalo Velho. Esta igreja é o que ainda hoje resta do antigo convento de freiras beneditinas fundado no século XVI. 📸 abril 2026 | @olharvianadocastelo