Avançar para o conteúdo principal

Os nomes e a história das ruas de Viana do Castelo


Já alguma vez se questionou sobre a origem dos nomes das ruas, avenidas, praças, bairros... da cidade onde mora? Você que vive em Viana do Castelo nunca teve curiosidade em saber de onde veio o nome da sua rua? 
A partir de hoje, vou trazer aqui a descrição e origem de alguns nomes atribuídos a arruamentos da cidade de Viana do Castelo. 

RUA DE VIANA 
Velha e típica rua do centro medieval, com início na Avenida dos Combatentes da Grande Guerra e término na Rua Prior do Crato. Esta artéria do primitivo núcleo urbano de Viana, cercado pelas suas muralhas defensivas, chamava-se antigamente Rua do Cais e tomou o nome atual por ficar situada junto ao antigo Cais de Viana. 

QUELHA DOS ABRAÇOS 
Curiosa artéria pedonal da zona do Carmo, entre a Rua da Bandeira e a Estrada da Papanata. Como a Quelha dos Abraços é muito estreitinha, ao passar normalmente uma pessoa por outra, é natural terem ambos contacto, daí o motivo do seu amistoso topónimo. 

RUA GRANDE
Rua do centro medieval, com princípio na Avenida dos Combatentes da Grande Guerra e fim na Rua “A Aurora do Lima”. O topónimo de Rua Grande é assim atribuído porque quando Viana era uma Vila cercada pelas suas grossas muralhas, esta artéria ligava duas portas entre si, a Porta do Oeste que era a de S. João, também conhecida por Porta da Ribeira, e a Porta de Nascente, chamada de Atafonas, de S. Pedro ou da Senhora da Piedade. E como tal, esta artéria era a maior dentro do circuito de muralhas e então uma das principais ruas do burgo.

Saiba mais, clicando AQUI.

(A descrição e origem destes e de outros arruamentos que aqui vou colocar, foram retirados do livro "Toponímia da Cidade: Viana do Castelo" de António de Carvalho).

MENSAGENS MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Já há horários das iluminações e espetáculos multimédia em Viana do Castelo

As iluminações de Natal e os espetáculos multimédia são ligadas todos os dias a partir de 8 de novembro de 2025 e vão manter-se até dia 12 de janeiro de 2026, nos seguintes horários: ILUMINAÇÃO DE NATAL Domingo a Quinta das 17h00 às 22h00 Sexta e Sábado das 17h00 às 00h00 ESPETÁCULOS MULTIMÉDIA Avenida dos Combatentes da Grande Guerra Domingo a Quinta às 18h00; 19h00; 20H00; 21h00; 22h00 Sexta e Sábado também às 23h00 e 00h00 Árvore de Natal no anfiteatro da Marina  Domingo a Quinta às 18h30; 19h30; 20H30; 21h30 Sexta e Sábado também às 22h30 e 23h30 📸 7 novembro 2025 | @olharvianadocastelo

📢 Hoje é dia de São Martinho

Anualmente, a 11 de novembro, é dia de celebrar São Martinho. Uma das tradições mais emblemáticas do outono português, intimamente ligada às castanhas e ao vinho. “Quem quer quentes e boas, quentinhas? A estalarem cinzentas, na brasa. Quem quer quentes e boas, quentinhas? Quem compra leva mais calor p‘ra casa.”  (Ary dos Santos) 📸 novembro 2025 | @olharvianadocastelo

Escadório de Santa Luzia

A Basílica de Santa Luzia, situada no alto do monte com o mesmo nome, é o monumento mais conhecido e visitado da cidade de Viana do Castelo. Para lá chegar tem três opções: a estrada, o funicular ou o escadório. Quem optar pelo funicular, fará um percurso de 650 metros, vencendo um desnível de 160 metros, numa viagem com duração de aproximadamente 7 minutos. Quem se sentir atraído a ir a pé pelo escadório, terá que subir 659 degraus. Subir esta escadaria não é assim tão difícil, basta ir com calma, parando quando o cansaço aparecer. Veja algumas fotografias do escadório de Santa Luzia.

Já é Natal em Viana: cerca de 36 locais da cidade iluminaram-se hoje

A cidade já entrou na época natalícia com a inauguração das luzes de Natal, neste sábado, 8 de novembro. Viana do Castelo ficará iluminada até 12 de janeiro, nos seguintes horários: Domingo a Quinta das 17h00 às 22h00 Sexta e Sábado das 17h00 às 00h00 📸 8 novembro 2025 | @olharvianadocastelo

Viana acende a iluminação de Natal a 8 de novembro

Este ano, as iluminações de Natal em Viana do Castelo estarão acesas entre o dia 8 de novembro e o dia 12 de janeiro de 2026. Estão previstos iluminar e ornamentar cerca de 36 locais, entre ruas, praças, avenidas, largos, igrejas e entradas na cidade. Haverá como habitualmente uma árvore de Natal 3D e a iluminação da Avenida dos Combatentes da Grande Guerra, com espetáculos multimédia diários. Vão ser investidos cerca de 200.000€ entre iluminação, ornamentação e animação. 📸 Arquivo / Olhar Viana do Castelo