Avançar para o conteúdo principal

Os nomes e a história das ruas de Viana do Castelo


Já alguma vez se questionou sobre a origem dos nomes das ruas, avenidas, praças, bairros... da cidade onde mora? Você que vive em Viana do Castelo nunca teve curiosidade em saber de onde veio o nome da sua rua? 
A partir de hoje, vou trazer aqui a descrição e origem de alguns nomes atribuídos a arruamentos da cidade de Viana do Castelo. 

RUA DE VIANA 
Velha e típica rua do centro medieval, com início na Avenida dos Combatentes da Grande Guerra e término na Rua Prior do Crato. Esta artéria do primitivo núcleo urbano de Viana, cercado pelas suas muralhas defensivas, chamava-se antigamente Rua do Cais e tomou o nome atual por ficar situada junto ao antigo Cais de Viana. 

QUELHA DOS ABRAÇOS 
Curiosa artéria pedonal da zona do Carmo, entre a Rua da Bandeira e a Estrada da Papanata. Como a Quelha dos Abraços é muito estreitinha, ao passar normalmente uma pessoa por outra, é natural terem ambos contacto, daí o motivo do seu amistoso topónimo. 

RUA GRANDE
Rua do centro medieval, com princípio na Avenida dos Combatentes da Grande Guerra e fim na Rua “A Aurora do Lima”. O topónimo de Rua Grande é assim atribuído porque quando Viana era uma Vila cercada pelas suas grossas muralhas, esta artéria ligava duas portas entre si, a Porta do Oeste que era a de S. João, também conhecida por Porta da Ribeira, e a Porta de Nascente, chamada de Atafonas, de S. Pedro ou da Senhora da Piedade. E como tal, esta artéria era a maior dentro do circuito de muralhas e então uma das principais ruas do burgo.

Saiba mais, clicando AQUI.

(A descrição e origem destes e de outros arruamentos que aqui vou colocar, foram retirados do livro "Toponímia da Cidade: Viana do Castelo" de António de Carvalho).

MENSAGENS MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

“Viana Amor & Folia” junta Carnaval e Dia dos Namorados em Viana

Viana do Castelo vai celebrar o Carnaval e Dia dos Namorados de 13 a 17 de fevereiro, com o evento “Viana Amor & Folia”. Conheça a programação completa 👇

Esta capela do século XVII celebra Nossa Senhora das Candeias com três dias de festa

Construída no ano de 1621, a Capela da Nossa Senhora das Candeias, situada no largo Maestro José Pedro, em Viana do Castelo vai estar em festa nos dias 31 de janeiro, 1 e 2 de fevereiro. As celebrações incluem procissão de velas, arraial, leilão de oferendas e missa cantada. PROGRAMA Dia 31 de janeiro (SÁBADO) 21h00 - Procissão de Velas (Sairá da Igreja de São Domingos, para a Capela de NOSSA SENHORA DAS CANDEIAS, percorrendo o seguinte itinerário: Rua Góis Pinto, Rua Monsenhor Daniel Machado, Rua dos Poveiros, Rua do Loureiro, Largo Amadeu Costa e Largo Maestro José Pedro). Dia 1 de fevereiro (DOMINGO) 15h00 - Arraial, Leilão de Oferendas e Sessão Musical, pelos elementos da ZÉ PEDRO Associação Musical. Dia 2 de fevereiro (SEGUNDA-FEIRA) 11h00 - Benção das Velas seguida de Missa Cantada em honra de Nossa Senhora das Candeias.

Parque de estacionamento Gil Eannes encontra-se "completamente às escuras"

Esta fotografia foi tirada há instantes no parque de estacionamento gratuito Gil Eannes, em Viana do Castelo. Encontram-se estacionadas dezenas de viaturas. Zero iluminação. Não há um poste de iluminação pública ligado. 📸 2 fevereiro 2026 | @olharvianadocastelo

Campo de girassóis chama a atenção em Carreço (Viana)

Um extenso campo de girassóis pinta de amarelo a paisagem na Veiga de Carreço (Viana do Castelo), junto à estrada Nacional 13. Para quem passa por ali é difícil ficar indiferente à imensidão de flores que encanta qualquer um. A beleza é tanta que não falta quem pare por alguns minutos para observar os girassóis e aproveite a paisagem como cenário para tirar algumas fotografias.

Não parece, mas esta rua em Viana do Castelo é pedonal

Uma das mais importantes ruas da cidade de Viana do Castelo, a rua Manuel Espregueira, há muitos anos que foi transformada numa artéria pedonal. Era muito raro ver uma viatura a circular nela. Nos últimos tempos, tornou-se habitual ver um grande número de viaturas estacionadas e a circular, havendo dias que mais parece uma rua de trânsito automóvel normal. 📸 27 janeiro 2026 | @olharvianadocastelo